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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração | ||
UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS DE INFORMÁTICA ASSOCIADAS AO INSTITUTO DO SOFTWARE DO CEARÁ. | ||
Marcus Vinicius de Oliveira Brasil 1 (mvob@ufc.br) | ||
(1. Curso de Administração e Habilitações, Faculdade Christus- Faculdade Christus) | ||
INTRODUÇÃO:
O Instituto do Software do Ceará- INSOFT é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência e Tecnologia, conjuntamente com as empresas de software, institutos de pesquisa, universidades e vários segmentos da sociedade. Sua missão é fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva de tecnologia da informação, estimulando e fortalecendo empresas, produtos e negócios do setor. A Incubasoft, incubadora do INSOFT, já graduou sete empresas, conta atualmente com quatro empresas incubadas. O Instituto tem trinta e cinco empresas associadas, que recebem apoio gerencial e técnico. Existe no Brasil uma promoção da iniciativa empreendedora. O INSOFT traz embutida em sua missão essa questão especificamente no setor de software. Este estudo partiu da seguinte indagação: as empresas associadas ao INSOFT são realmente empreendedoras? Tendo os seguintes objetivos específicos: verificar a existência de um plano de negócios formal nessas empresas; observar o comportamento dos líderes dessas empresas de informática em relação à inovação; analisar o relacionamento da empresa com os colaboradores. |
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METODOLOGIA:
A empresa de informática terá sucesso se seguir um modelo empresarial que leva em consideração três aspectos: a equipe gerencial, os recursos e as oportunidades (TIMMONS, 1996). O plano de negócios é essencial como uma forma de definir as estratégias a serem seguidas em direção à eficiência e a eficácia na organização. Como ferramenta de planejamento deve sofrer atualizações, que reflitam as mudanças internas e externas do empreendimento (LÓPEZ e PAVANI, 1996). De acordo com Drucker (1998), as inovações baseadas em tecnologia e em ciência têm o tempo trabalhando contra elas, o mesmo não acontece com outros tipos de inovações advindas de outras origens. Este trabalho está baseado em um estudo de caso de cinco empresas de software associadas ao INSOFT. O método de estudo de caso deve ter como preocupação básica o delineamento da unidade-caso, em que é recomendável certa variedade de casos, em geral, os casos não são selecionados mediante critérios estatísticos (GIL, 1991). A parte exploratória da pesquisa foi feita utilizando levantamentos em fontes secundárias. O presente trabalho fundamenta-se em uma vasta revisão bibliográfica sobre o assunto. Os dados da pesquisa foram coletados através de um questionário contendo questões abertas e fechadas, inerentes ao objeto da pesquisa. A análise dos dados obtidos foi realizada fazendo uso do software Sphinx Léxica que facilitou a interpretação dos dados. |
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RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa apontam que todas as empresas possuem um plano de negócios com atualização periódica, porém duas delas só atualizam seus respectivos planos anualmente. Somente uma empresa apresentou um nível de pesquisa e desenvolvimento insatisfatório. Para quatro empreendedores os maiores investimentos na empresa são feitos em tecnologia. O comércio eletrônico é praticado por três delas. O nível de comprometimento dos colaboradores é satisfatório para quase todos os empresários e excelente para um deles. A forma mais usada de capacitação entre as empresas é a de cursos ou seminários. Em quatro empresas havia alguma forma de participação dos colaboradores nos resultados financeiros. |
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CONCLUSÕES:
É necessário desenvolver o conhecimento nessas empresas, garantir pesquisas constantes e investir no homem. A motivação é essencial para o trabalho, o recurso humano muitas vezes cria um diferencial entre as empresas. Bons profissionais de informática, administradores bem preparados, enfim, empreendedores capacitados para o planejamento estratégico são condições essenciais para empreender com sucesso nas empresas de informática. O comércio eletrônico, o marketing virtual e a Internet trazem enormes benefícios às empresas, aos consumidores, enfim a sociedade. É diante desse cenário que as estratégias empresariais do empreendedor de informática em Fortaleza, no Estado do Ceará devem se desenvolver, acompanhando as tendências mundiais e nacionais. As organizações devem ser constantemente repensadas para poderem sobreviver a diferentes políticas econômicas e mudanças tecnológicas. A inovação deve ser o carro-chefe de todo planejamento estratégico. |
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Palavras-chave: Empreendedorismo; Software; Inovação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |