IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
SÍNDROME DE RASMUSSEN: ACHADOS NEUROPSICOLÓGICOS EM ESTUDO LONGITUDINAL DE CASO CLÍNICO
Marcela Thaís Barbosa 1, Sandra de Fátima Barboza Ferreira 2, Maria das Graças Nunes Brasil 2, 3 e Marina Nery Machado 4
(1. Deparatamento de Psicologia, UCG, Goiânia/GO; 2. Departamento de Psicologia, UCG, Goiânia/GO; 3. Faculdade de Medicina, UFG; Departamento de Psicologia, UCG, Goiânia/GO; 4. Hospital das Clínicas, UFG, Goiânia/GO)
INTRODUÇÃO:
A Síndrome de Rasmussen é uma patologia rara caracterizada pela atrofia de um dos hemisférios cerebrais e por crises convulsivas de difícil controle. A evolução da doença, em geral, altera a performance cognitiva dos sujeitos acometidos. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caso longitudinal, observando-se a performance de uma criança portadora desta síndrome por três anos consecutivos
METODOLOGIA:
Utilizou-se como estratégia para o monitoramento do sujeito a avaliação neuropsicológica, caracterizada pelo uso de instrumentos clínicos (anamnese, entrevista semi-estruturada) e psicométricos (Testes padronizados como a Escala Weschler de Inteligência para crianças, SDT, teste de atenção D2 e produções gráficas). Procedeu-se ao levantamento dos resultados quantitativos obtidos em testes bem como ao aparecimento de manifestações clínicas.
RESULTADOS:
Os achados apontaram para um declínio cognitivo lento, marcado por alterações na manutenção da atenção bem como perdas específicas na habilidade de raciocínio aritmético e alterações na prosódia do discurso expressa em produção textual com marcante alteração na pontuação.
CONCLUSÕES:
A despeito da redução da eficiência em habilidades específicas, conclui-se que após três anos da identificação da doença o sujeito ainda mantém vida mental rica, expressa através de produções gráficas criativas, bem elaboradas e planejadas. Estes achados reforçam hipóteses de não-linearidade e adaptabilidade das redes neurais.
Instituição de fomento: Universidade Católica de Goiás
Palavras-chave:  Síndrome de Rasmussen; Avaliação Neuropsicológica; Declínio Cognitivo.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005