IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
O INSTITUTO HISTÓRICO DE PARIS E A EMERGÊNCIA DE UM PENSAMENTO SOCIOLÓGICO NA FRANÇA
Elaine Cristina Carraro 1 (lainecar@yahoo.com.br)
(1. Depto. de Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp.)
INTRODUÇÃO:
Quando se estuda o surgimento da Sociologia, freqüentemente, o enfoque volta-se para a contribuição das perspectivas e das idéias fornecidas por “grandes autores”, como Comte, Tocqueville, Le Play, K. Marx, Weber e Durkheim ou às correntes de pensamento que eles representam. Este estudo se propôs a investigar a relação da emergência de um pensamento sociológico na França e a produção intelectual de membros do Instituto Histórico de Paris (IHP). Criado em 1834, por Eugène Garais de Monglave, o IHP configurou-se como um fomentador de estudos históricos e divulgador de idéias políticas que influenciaram não apenas Paris, mas também intelectuais de outros países que com ele mantiveram contato. Entre os anos de 1834 e 1856 muitos brasileiros, representantes do mundo oficial do Império participaram de suas atividades, inspirando-se nele para a criação do IHGB, em 1838. O objetivo desta pesquisa foi investigar a contribuição de “pensadores menores” do IHP para a rotinização de um pensamento sociológico que estava sendo elaborado neste período.
METODOLOGIA:
O período delimitado para a realização desta pesquisa é considerado a “pré-história” da Sociologia e os anos de mais intensa atividade do Instituto Histórico de Paris (1834-1850). Para operacionalizar esta pesquisa tomamos por base fontes documentais, referentes às atas manuscritas (1834-1846) e às publicações dos jornais (Journal de l’Institut Historique, de 1834-1840, e L’Investigateur, de 1841-1850), arquivados no Arquivo Edgard Leuenroth (IFCH/UNICAMP). Além disso, foi necessário um levantamento da bibliografia historiográfica, para melhor compreensão do contexto do período delimitado e análise do debate teórico que trata do surgimento da Sociologia.
RESULTADOS:
Observamos que o Instituto Histórico de Paris se propunha a dar exclusividade aos estudos históricos, mas ao definir como seu objetivo conhecer a vida íntima da humanidade, a origem, o mecanismo, a organização das sociedades e contribuir para a constituição da ciência social, o IHP assimilou, divulgou e estimulou pesquisas de caráter sociológico. O Instituto também recebia, divulgava e estimulava pesquisas baseadas no levantamento social, demonstrando preocupação com os problemas sociais que surgiam com os tempos modernos e a incorporação do proletariado à sociedade. Assim como inúmeros teóricos sociais do período, o IHP difundiu a idéia da necessidade urgente de melhorar o destino dos operários e trouxe à tona a noção de que a religião seria o instrumento mais adequado para operar a regeneração moral da sociedade. Além disso, os membros do Instituto questionavam-se quanto à possibilidade de definir um método, baseado em critérios estabelecidos pelas ciências naturais e que pudessem garantir a objetividade para essa ciência social.
CONCLUSÕES:
No período assinalado o levantamento social constituía uma importante fonte intelectual para a formação da Sociologia no século XIX, o conhecimento produzido por esse tipo de pesquisa deveria ser aplicado de modo a proporcionar uma reforma moral na sociedade. Instituições científicas, como o Instituto Histórico de Paris, desempenharam um papel importante na divulgação dessas pesquisas e, além disso, instituições como esta eram relevantes, pois poderiam assegurar a continuidade da pesquisa e criar critérios de cientificidade. Ao se ocuparem em debates sobre um método científico que possibilitasse a análise, descrição, observação da sociedade, e ainda, que fosse capaz de revelar as leis que a regem, os membros do IHP demonstram que o estudo histórico ali realizado mantinha uma íntima relação com o pensamento sociológico então emergente. Assim, podemos afirmar que os membros do IHP não apenas assimilaram o pensamento sociológico então emergente, como também contribuíram para a sua divulgação.
Instituição de fomento: Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Palavras-chave:  Instituto Histórico de Paris; Pensamento sociológico francês; História e ciência social.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005