IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 3. Cinema
COMO NASCEM OS ANJOS E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA TELEVISIVA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Ângela Elvira Barbosa da Paz Mendes 1 (angys@ig.com.br)
(1. Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho é comentar sobre a representação do Rio de Janeiro contemporâneo no filme de Murilo Salles Como nascem os anjos (1996). Desde a retomada do cinema brasileiro os filmes vêm se utilizando da violência como elemento de representação da realidade pela qual passa o país, com suas mudanças e transformações. Um elemento de interesse para a análise aqui proposta será a visão da violência urbana moldada pelos meios de comunicação que constróem uma representação da favela como referência, quase sinônimo, de prostituição, tráfico de drogas e “bandidagem”. A Tv constitui-se em um veículo de idéias e ideologias. Portanto, ela é formadora direta do conhecimento de “mundo” do espectador. Vemos em Como nascem os anjos o desenrolar da violência gerada por uma sociedade formada pelos meios de comunicação, na qual qualquer um pode se transformar em uma ameaça e de como a violência faz parte do cotidiano do carioca. O que vai trazê-la à tona é a circunstância, o momento oportuno em uma sociedade urbana e calejada de diferenças sociais, raciais, econômicas e políticas.
METODOLOGIA:
Através de levantamento bibliográfico e leitura da bibliografia referente à teoria e à análise fílmica, instrumentalizou-se um embasamento teórico para a compreensão e análise do filme em questão. Nesse sentido, procurei incorporar conceitos de autores como por exemplo Glauber Rocha e Ivana Bentes a partir de suas discussões sobre a Estética da Violência - que consiste na utilização excessiva das imagens de violência e miséria nos filmes do Cinema Novo. Estes por sua vez foram referenciados nos filmes da retomada do cinema brasileiro (a partir de 1994) incluindo o filme analisado. Outros autores como Luiz Orocchio Zanin, Ismail Xavier e Luiz Cláudio Costa são também consultados.
RESULTADOS:
A análise do filme, norteada pela metodologia citada, possibilitou uma visão mais crítica e abrangente. Essa nova perspectiva lançou um “novo olhar” sobre o filme em questão, o que suscitou novos conceitos, associados a novas problemáticas sociais, presentes nas cenas retratadas do filme Como nascem os anjos. Além disso, o objetivo será submeter esse artigo à publicação em revista acadêmica da área.
CONCLUSÕES:
A partir de tal análise, é perceptível que as problemáticas retratadas no filme são pertinentes à sociedade contemporânea. Apesar do objeto de estudo ser uma ficção fílmica nós vivemos na Era das Comunicações e estamos expostos cotidianamente às influências fílmicas e televisivas. Muitas das vezes, mesmo que inconscientemente, nos deparamos com a situação de aceitar conceitos formados por uma pequena parcela da sociedade, a que comanda o “jogo” midiático. Isso reflete, por exemplo, numa visão já preconcebida - no caso do filme - da favela carioca. Em que, mesmo sem nunca ter ido a uma, tem-se em mente uma visão “construída” do lugar e, de certa forma, das pessoas que habitam esse espaço social e geográfico.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Cinema; Violência; Mídia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005