IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária
UM OLHAR SOBRE O PASSADO: A MINA LITERÁRIA DO PARÁ
Thacyana do Socorro Souza e Silva 1 (poemaespirito@yahoo.com.br), Jucélia Katiane Campos Monteiro 1, Danuza Santos de Oliveira 1 e Germana Maria Araújo Sales 1
(1. Depto. de Língua e Literaturas Vernáculas, Universidade Federal do Pará- UFPA)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho pretende olhar para o passado, a fim de adentrar no século XIX para estudar o movimento cultural e intelectual em Belém, em virtude de constituir-se num fato histórico desconhecido por muitos, tal alheamento às peculiaridades da região ocasionou num desaparecimento de nossa identidade intelectual e literária.
Entre os acontecimentos mais importantes surgiu, em 1894, a "Mina Literária", uma associação de rapazes de letras, fundada no estado do Pará, inaugurada no dia 1º de janeiro de 1895, com o intuito de desenvolver a literatura no vasto território da Amazônia. A "Mina Literária" despertou o amor às letras no ânimo de jovens paraenses, pois eles organizavam palestras, onde liam capítulos inéditos de romances, contos, poesias, artigos de críticas; faziam conferências, promoviam concursos literários e publicavam livros. Foi por conta da criação da "Mina Literária" que o Pará intelectual ficou conhecido em todo o sul do Brasil e no exterior, através do jornal e do livro; a "Mina Literária" trabalhou como nenhuma outra pela reivindicação das letras nortistas.
Neste sentido, procura-se apresentar um estudo acerca do movimento intelectual paraense na última década do século XIX, com o propósito de registrar as várias formas de expressão de uma época e apresentar o perfil intelectual e cultural desta região.
METODOLOGIA:
Buscou-se configurar o movimento intelectual no Pará a partir da leitura das seguintes obras: Literatura Paraense (1990) de Eustachio de Azevedo; Introdução à Literatura Paraense (1990), de Clóvis Meira, José Ildone & Acyr Castro e A Mina Literária nortista de Eustachio de Azevedo e n' "O Pará Literário" de Theodoro Rodrigues (1997), de Clóvis Moraes de Rego. E desta forma, delinear os acontecimentos históricos que impulsionaram a produção literária na província de Belém.
RESULTADOS:
Como corpus, temos as leituras e referências de autores das letras paraenses na obras: Literatura Paraense (1990) de Eustachio de Azevedo; Introdução à Literatura Paraense (1990), de Clóvis Meira, José Ildone & Acyr Castro e A Mina Literária nortista de Eustachio de Azevedo e n' "O Pará Literário" de Theodoro Rodrigues (1997), de Clóvis Moraes de Rego. Foram realizados 5 bancos de dados e catalogados cerca de mais de 140 nomes de escritores e obras.
CONCLUSÕES:
Durante a pesquisa pode-se constatar uma significativa produção literária em Belém no último quartel do século XIX, em decorrência do efervescente movimento literário jamais visto nessa região, que foi a "Mina Literária". Dentre os escritores que tiveram suas obras publicadas nesse período citamos: Leopoldo Sousa, Inglês de Souza, Bruno Seabra, José Veríssimo, Natividade Lima, entre outros.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Literatura; história; Pará.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005