IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 13. Sistemas Cooperativos
NEGOSYS: UM SISTEMA DE SUPORTE A NEGOCIAÇÃO
Rodrigo Padula de Oliveira 1 (rodrigopadula@gmail.com) e Melise M. Veiga de Paula 1, 2
(1. Sistemas de Informação, Faculdade Metodista Granbery – FMG; 2. Programa de Engenharia de Sistemas, COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
INTRODUÇÃO:
Com a evolução tecnológica e popularização da Internet, visando expandir seus mercados, muitas empresas estão ampliando seus serviços através da negociação eletrônica. Os modelos de negociação mais encontrados são a negociação por preço fixo e o leilão eletrônico.
À medida que as organizações experimentam reduções de custos com o comércio eletrônico (CE), sua lucratividade aumenta e, na mesma proporção, o valor de suas ações. Dentre as reduções, destacam-se os custos das transações e a economia compartilhada entre os negociadores, pela redução do volume de estoques e o custo para realização do negócio. Deste modo, observa-se um grande interesse na definição de novos modelos de sistemas de CE, com perspectiva de movimentar o mercado tradicional criando mais oportunidades de mercado.
Motivados por esta tendência, o objetivo deste trabalho foi desenvolver o NegoSys, um ambiente de negociação eletrônica B2B na WEB, com capacidade de estruturar o processo de negociação; promover de forma eficiente a comunicação entre as partes; auxiliar na implantação do negócio realizado, agilizando o estabelecimento do acordo e a definição do contrato.
O grande diferencial do NegoSys quando comparado a outras ferramentas é a flexibilidade em relação aos atributos negociados e a forma como os valores destes são acordados. No NegoSys, os negociadores interagem para definir os atributos que serão considerados, diferente da negociação por preço fixo, onde o único atributo considerado é o preço.
METODOLOGIA:
Para elaborar esse ambiente de negociação, foi necessário um amplo estudo do referencial teórico sobre negociação e trabalho cooperativo suportado por computador.
Além disso, durante esse estudo, foram analisadas as diversas classes de Sistemas de Suporte à Negociação disponíveis, tanto no contexto acadêmico, quanto comercial, com a finalidade de identificar as deficiências e necessidades existentes.
A partir deste estudo, foi possível definir uma esquematização do processo de negociação e metodologias de desenvolvimento a serem adotadas. Segundo a esquematização definida, no NegoSys, a negociação é dividida nas seguintes etapas: proposta, preparação, definição dos parâmetros da negociação, negociação dos atributos, contrato, avaliação do processo e das partes.
Foram utilizadas técnicas de engenharia de software orientada a objetos e modelagem UML (Unified Modeling Languade) gerando os seguintes artefatos: especificação de requisitos, diagramas de caso de uso, especificações de casos de uso e diagrama de classes.
O NegoSys foi implementado conforme o padrão de projeto MVC (Model View Controller) onde a implementação é feita através de várias camadas, separando a interface das classes de domínio, dando assim, diversas vantagens de manutenção e portabilidade ao ambiente de negociação. Na fase de modelagem, os diagramas UML foram elaborados através do software Rational Rose 2003. Para a codificação foi adotada a ferramenta Macromedia Dreamweaver MX e a linguagem ASP.
O Negosys usa como plataforma operacional o Microsoft Windows com servidor WEB IIS 6.0 (Internet Information Services) e SGBD(Sistema Gerenciador de Banco de Dados) MS SQL Server 2000.
RESULTADOS:
Como resultado deste projeto de iniciação científica, foi obtida uma ferramenta de suporte a negociação que possibilita aos negociadores a estruturação de todo o processo de negociação, agilizando e facilitando o acordo entre as partes envolvidas através de um canal eficiente de comunicação, permitindo que o negócio aconteça completamente “on-line”, rompendo assim as barreiras físicas para efetivação do negócio.
Os impactos comerciais deste tipo de sistema podem ser justificados através dos resultados obtidos em uma pesquisa realizada pela Symnetics, empresa associada à consultoria Surgency, que constatou que quase a totalidade das empresas entrevistadas declarou pretender ingressar numa iniciativa de B2B (ou B2C) entre um a dois anos e que apenas 15% dos serviços disponíveis apresentam soluções totais para comércio eletrônico, uma vez que, grande parte dos negócios destas empresas necessitam de formas de negociação mais complexas que as negociações por preço fixo ou leilão.
Entretanto, o aspecto acadêmico é o que mais interessa nesse projeto pois o NegoSys será utilizado como uma ferramenta auxiliar ao ensino da Negociação no curso de Administração de Empresas da Faculdade Metodista Granbery, tornando-se assim uma ferramenta didática multidisciplinar de extrema importância para o meio acadêmico. A partir da utilização do NegoSys, os alunos poderão exercitar e desenvolver suas habilidades de negociar, trabalhar e tomar decisões em grupo, características muito importantes a esse tipo de profissional, formando assim, profissionais mais aptos para o mercado de trabalho.
CONCLUSÕES:
A negociação foi e têm sido objeto de estudo em muitos centros de pesquisa e por diversas classes de profissionais: administradores, sociólogos, psicólogos, entre outros, o que demonstra o caráter interdisciplinar deste ambiente computacional.
O trabalho pode ser analisado sob dois pontos de vista: o da negociação e o tecnológico. Do ponto de vista da negociação, existem algumas dificuldades em se estabelecer mecanismos eficientes de comunicação e compartilhamento de informações que podem ser minimizadas através da utilização de ferramentas de Groupware e idéias e conceitos originados da pesquisa sobre Trabalho Cooperativo Suportado por Computador. Por outro lado, embora a popularização da Internet tenha aumentado o acesso a ferramentas de comércio eletrônico, a forma de negociação consideradas nestas ferramentas restringe sua utilização, o que pode ser solucionado através da estruturação de um ambiente de negociação que contemple não somente a negociação do preço de um produto ou serviço, mas a definição de quais atributos serão negociados.
Do ponto de vista tecnológico, o ambiente de negociação proposto torna-se um desafio acadêmico muito interessante, uma vez que envolve a integração de diferentes áreas de pesquisa: Trabalho Cooperativo Suportado por Computador, Negociação eletrônica, SSN e Comércio eletrônico.
Instituição de fomento: Faculdade Metodista Granbery - FMG
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Negociação Eletrônica; Sistemas de Suporte a Negociação; Comércio eletrônico.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005