IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia
AÇÃO ANTIFÚNGICA DO EXTRATATO DE Curcuma zedoaria FRENTE A ESPÉCIES DE LEVEDURAS DO GÊNERO Cândida sp
Thâmara Aline Bertoni 1 (tha_bertoni@yahoo.com.br), Cristiane Suemi Shinobu 1, Terezinha Inez Estivalet Svidizinski 1, Selma Lucy Franco 2 e Eliana Guilhermetti 1
(1. Depto. de Análises Clínicas / UNiversidade Estadual de Maringá - UEM; 2. Depto. de Farmácia e Farmacologia /UNiversidade Estadual de Maringá - UEM)
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: Os fungos são onipresentes na natureza e suscitam problemas de importância diversa em variados setores das atividades humanas. Na medicina, além de micoses produzidas por verdadeiramente patogênicos, aumenta cada vez mais o número de micoses produzidas por saprófitas (micoses ocasionais). Atualmente admite-se a existência de fungos intrinsecamente resistentes e o desenvolvimento de resistência por fungos reconhecidamente patógenos, e esse fato justifica a necessidade de identificação e desenvolvimento de novos agentes antifúngicos. Neste contexto, o extrato de Curcuma zedoaria parece apresentar propriedades antifúngicas, dentre tantas outras ações atribuídas. O óleo volátil de C. zedoaria numa concentração de 2000 ppm é capaz de causar inibição completa do micélio de Colletotricum falcatum e uma mortalidade parcial de outros fungos testados. OBJETIVOS: O presente trabalho teve por objetivo avaliar a ação do extrato de zedoária frente a outros fungos, neste caso específico leveduras isoladas de pacientes imunocomprometidos.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: O extrato foi preparado com aproximadamente 95g do rizoma seco e rasurado, empregando-se a maceração como método extrativo e álcool 96º GL como líquido extrator. A proporção seguida foi de uma parte de planta para três partes de líquido extrator. A preparação foi macerada sob repouso por cinco dias, efetuando-se filtração, para posterior obtenção do extrato etanólico. Foram estudadas 53 leveduras identificadas conforme a metodologia clássica (micromorfologia, zimograma e auxonograma) e a susceptibilidade foi avaliada através do método de microdiluição em caldo, segundo protocolo preconizado pelo NCCLS, testando o extrato de zedoária em diferentes diluições, desde 1:2 até 1:1024.
RESULTADOS:
RESULTADOS: Das 50 leveduras selecionadas para o trabalho, 2 foram identificadas como Candida tropicalis, 2 como Candida glabrata e 46 como Candida albicans. Os resultados obtidos da ação do extrato de zedoária frente a estas leveduras demonstraram que a menor diluição do extrato com ação antifúngica foi: 1:32 – 1:64 para C. albicans, 1:16 – 1:32 para C. tropicalis e 1:32 para C. glabrata.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES: O extrato bruto de C. zedoaria apresentou importante atividade antifúngica in vitro sobre leveduras patogênicas isoladas de cavidade bucal de indivíduos HIV positivos. Devido a ação antifúngica promissora e a baixa toxicidade, poderá ser investigado o seu uso como antifúngico sobretudo em pacientes imunocomprometidos.
Palavras-chave:  Curcuma zedoaria; atividade antifúngica; extrato alcoólico.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005