IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
IDENTIDADE CULTURAL MARANHENSE: A RECONSTITUIÇÃO PELA MEMÓRIA, EM CAIS DA SAGRAÇÃO DE JOSUÉ MONTELLO
Maria do Socorro Carvalho 1 (genabn@bol.com.br)
(1. Mestrado Acadêmico em Letras, Universidade Federal do Piauí - UFPI)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho de pesquisa, versando sobre Identidade Cultural Maranhense: a reconstituição pela memória, em iCais da Sagraçãoi, de Josué Montello, objetivou analisar traços identitários de uma cultura em transformação através da memória do barqueiro maranhense na obra.
METODOLOGIA:
Através deste, procurou-se explicitar, também, os rumos da investigação das análises relacionadas à pesquisa bibliográfica histórico - literária, cuja finalidade é examinar qual a relação das personagens com as manifestações de culturas, no contexto literário do romance em estudo em que o escritor maranhense nos dá uma noção do universo de seus personagens expressos através da memória.
RESULTADOS:
Na tentativa de reconstituir e manter uma cultura de um povo, praticamente ofuscada pelo progresso, tentou-se, com isso, traçar a identidade do homem simples, que atravessa o mar em busca da sobrevivência e pelo prazer de manter a sua função de barqueiro do Maranhão. Testemunha, também, a construção ao longo de sua vida, sua casa, sua cidade, seus costumes, suas crenças.
CONCLUSÕES:
Acredita-se que o estudo desta problemática é de grande importância pela contribuição em reconstituir o passado para que se tenha uma referência para o futuro.
Palavras-chave:  cultura; identidade; memória.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005