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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO DE RECEPÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS COMPETÊNCIAS
Adriana Cristina Cristianini 1 (dricris@aol.com)
(1. Depto. de Lingüística, Universidade de São Paulo - USP)
INTRODUÇÃO:
A recepção e a produção de textos com qualidade são atividades essenciais para um cidadão alcançar um bom desenvolvimento cultural e intelectual nos tempos modernos, quando as novas informações surgem em uma velocidade que, para qualquer um, é impossível acompanhar na íntegra. É inquestionável a importância do hábito de leitura na formação do ser humano. Ainda mais irrefutável é a necessidade do profissional da área da Educação, principalmente o docente, de manter-se atualizado por meio de uma capacidade de leitura hábil e crítica. Não pouco freqüente, todavia, podem-se observar casos de professores com uma certa dificuldade quando lhes são indicadas certas leituras ou exercícios de produção de textos, principalmente se estas tratarem de textos filosófico-acadêmicos, ou seja, aqueles textos que fogem do habitual. Contudo, tais observações fazem-se mais incidentes principalmente quando o grupo de professores abordado é formado por aqueles que, por algum motivo, mantiveram-se afastados das leituras e práticas de produção de texto por um tempo. Pode-se notar que a falta de hábito de leitura ou escrituração faz com que a ocorrência de equívocos, no momento de interpretação e elaboração de textos, seja mais freqüente. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar que o fato de as pessoas serem obrigadas a ler e escrever de maneira mais assídua já é suficiente para que os textos por elas produzidos apresentem uma qualidade superior.
METODOLOGIA:
Para que se desenvolvesse o trabalho, teve-se como sujeitos um grupo de 34 professoras que, após alguns anos (entre cinco e vinte anos) sem freqüentar com regularidade um curso de formação, puseram-se a resgatar um processo de aprendizagem teórica, compondo, assim, uma turma do programa “PEC – Formação Universitária”, instalada no CEFAM – Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério de Santo André. A turma foi abordada e, atenciosamente, concordou em colaborar com a pesquisa. Acompanhou-se, por meio de análise de diversos textos produzidos pelo grupo, o desenvolvimento qualitativo na articulação textual de forma pari-passu ao curso freqüentado pelas docentes.
RESULTADOS:
Os sujeitos cujas produções foram analisadas apresentaram um desenvolvimento qualitativo considerável em suas redações ao compararmos a forma de articulação do texto no período inicial do curso e a maneira como redigiam após um ano. Essa não foi uma característica detectada esporadicamente, pelo contrário, mostrou-se como um fenômeno regular e constante. É evidente que a velocidade com a qual tal fenômeno se deu variou de pessoa para pessoa, mas houve o desenvolvimento dessa competência em todos os sujeitos. Pôde-se notar, inclusive, uma maior desenvoltura, talvez pelo hábito, talvez pela prática, talvez pela tomada de segurança pessoal e profissional, nos momentos em que foram solicitados a expressarem-se verbalmente (tanto de forma oral como escrita).
CONCLUSÕES:
Muito foi dito, por grandes estudiosos, sobre os processos de recepção e produção de textos, mas foi possível, por meio da pesquisa com os referidos docentes inseridos no já citado programa especial de formação universitária, observarmos que essa capacidade de recepção e produção se desenvolve somente com o exercício constante dessas práticas. Técnicas de auxílio ao desenvolvimento da boa leitura, modelos de um bom texto, “receitas” de produção de textos com qualidade, regras de articulação textual, de estruturação de frases, orações, parágrafos e textos foram propostos por pesquisadores. Os exercícios de resumos, por exemplo, é uma atividade bastante produtiva quando se pretende desenvolver um trabalho que beneficie a capacidade de recepção e produção de textos. Nenhum desses itens, entretanto, pode substituir o velho e eficiente exercício de leitura e produção de textos para que qualquer pessoa desenvolva essas duas competências.
Palavras-chave:  Lingüística textual; Produção e recepção de textos; Educação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005