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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | ||
A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PROPOSTA DO GEPEA NA UFPA | ||
Luiz Marconi Fortes Magalhães 1, 2, 3 (marconi@amazon.com.br) e Waldelice Maria da Rocha Sedovim 1, 2, 3 | ||
(1. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental - GEPEA; 2. Núcleo Pedagógico Integrado - NPI; 3. Universidade federal do Pará - UFPa) | ||
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental instituída como uma estratégia educativa demandada no tempo atual deve ser praticada para ajudar a pessoa a adquirir hábitos de relação como seu grupo social e seu meio ambiente na tentativa de compreender melhor o desenvolvimento sustentável como meio de utilização e preservação desse mesmo meio. Este paradigma é fundamental para subsidiar a construção teórica e prática da ação educativa da Educação Ambiental para envolver os aspectos, cultural, social, histórico, moral, ético e espiritual da relação do homem com o meio ambiente em que vive. Diante deste pensamento é possível argumentar que a prática da Educação Ambiental em meio intra e extra-escolar deve primar estabelecer princípios teóricos e metodológicos para que a sua ação tenha caráter educativo concreto como pratica social na formação de pessoas humanas competentes e habilitadas para a construção e a transformação da sociedade e do meio ambiente em que vivem. Neste sentido o presente estudo teve como objetivo identificar de linhas de investigação para a prática da Educação Ambiental do GEPEA no interior da UFPA, durante o período de estudos e pesquisas entre os anos 1999 a 2004. |
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METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, GEPEA/NPI/UFPA, em Belém-PA em dois momentos. O primeiro realizado nos anos 1999 e 2000 quando foram apontadas e listadas as idéias para a construção do Projeto de Educação Ambiental. O segundo, aconteceu entre 2001 a 2004 e versou sobre a construção das linhas de pesquisa para os estudos e pesquisas em Educação Ambiental neste grupo.Para a obtenção das linhas de pesquisa do GEPEA, os dados do presente estudo foram obtidos a partir das análises e interpretações dos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da SBPC, como: 1) Estratégias para a práxis pedagógica da educação ambiental na UFPA (2001, 53ª SBPC, Salvador); 2) Práxis da educação ambiental no núcleo pedagógico integrado da UFPA (2002, 54ª, Goiânia); 3) A teoria para a práxis da educação ambiental na UFPA (2003, 55ª SBPC, Recife); e 4) Núcleo central da educação ambiental em meio escolar na UFPA (2004, 56ª SBPC, Cuiabá). |
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RESULTADOS:
Os principais resultados do estudo mostraram que a Educação Ambiental, teorizada e praticada no GEPEA deve se inserir em quatro linhas de pesquisa: 1ª) a compreensão do papel da educação geral na educação ambiental, através de leituras das teorias e das práticas de educação para o homem no mundo atual; 2ª) o entendimento da noção de sociedade na educação ambiental, através da existência de indivíduo, de coletivo e de formas de vida social do homem no mundo atual; 3ª) a identificação da representação de meio ambiente na educação ambiental, através do meio ambiente físico, biológico, social; 4ª) a compreensão do conceito de educação ambiental na educação ambiental, através de teorias e práticas intra e extras escolares, a partir de métodos de observação e de experimentação científica. |
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CONCLUSÕES:
A partir dos resultados do estudo é possível avançar que os experimentos e os estudos realizados nos anos de 1999 a 2004 foram importantes para a formação continuada dos membros do GEPEA para o pensar, o refletir e o produzir conhecimentos para a prática da Educação Ambiental de forma sistemática no currículo da UFPA. Neste contexto, a Educação Ambiental, proposta do GEPEA tem sido praticada em diferentes cursos da Educação Básica, da Graduação e da Pós-Graduação da UFPA como: 1) um componente fundamental para a ação curricular na formação de cidadanias; 2) princípio educativo para as experiências individuais e coletivas nos contextos social, cultural e histórico; 3) atividade voltada à compreensão da rede de relações entre o homem, a sociedade e o meio ambiente. |
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Palavras-chave: Investigação científica; Linhas de pesquisa; Educação ambiental. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |