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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AFETIVIDADE | ||
Marinalva Lopes Ribeiro 1 (M.L.Ribeiro@USherbrooke.ca) | ||
(1. Depto. de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa realizada durante nosso doutorado em educação (Ribeiro, 2004), cujos objetivos eram examinar as representações sociais de afetividade nos professores do Ensino Fundamental, descrever como esses profissionais representam a competência afetiva na relação educativa e destacar a organização do conteúdo das representações de afetividade. A dimensão afetiva, segundo diversos estudos, contribui para a aquisição de atitudes positivas em relação a professores, às disciplinas por eles ministradas e, conseqüentemente, para a aprendizagem cognitiva dos alunos na sala de aula. Outros estudos mostram que as dificuldades na aprendizagem são produtos de não-ajustamentos entre professores e alunos e que, portanto, se constroem na sala de aula, nas interações pedagógicas. Tal situação nos instigou a explorar as razões que a explicam, mediante o conhecimento das representações dos professores sobre afetividade e como os elementos constitutivos de tal representação são organizados. O discurso oficial sugere aos formadores dos professores a inclusão, nos programas de formação, dentre outras, o desenvolvimento da competência afetiva na relação educativa. No entanto, na prática dos professores e nos currículos dos cursos de formação, em diversas universidades, as relações afetivas ainda não encontraram um lugar de destaque, no que concerne à dimensão cognitiva. |
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METODOLOGIA:
Os participantes do estudo foram professores da rede pública que participam do programa de formação para a docência, oferecido pela Universidade Estadual de Feira de Santana. A coleta de dados fez-se em duas etapas. Na primeira, com o intuito de recolher os elementos constitutivos do conteúdo da representação de afetividade, cem desses professores realizaram associações livres, evocando os substantivos, adjetivos, verbos e expressões sinônimos do termo indutor “afetividade”, o que resultou em 249 palavras. Quinze desses professores participaram da segunda etapa, constituída de entrevistas semi-estruturadas e da organização de triagens hierarquizadas sucessivas. As entrevistas foram realizadas a partir de um guia composto de trinta e duas questões que versavam sobre o conteúdo da afetividade. Para organizar as triagens hierarquizadas sucessivas, escolhemos as 32 palavras que apresentaram a maior freqüência entre as produzidas nas associações livres. Essas palavras, registradas em fichas, foram separadas pelos participantes em dois grupos: de um lado, as 16 palavras que lhes pareciam as mais características de afetividade; do outro lado, as 16 palavras julgadas menos características. Em seguida, solicitamos que, procedendo de semelhante forma, selecionassem as 8 palavras mais características e assim por diante até que cada um chegasse à palavra que, do ponto de vista pessoal, seria a mais específica de afetividade. |
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RESULTADOS:
As palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem fazer parte do núcleo central da representação de afetividade, pois, além de apresentarem uma maior freqüência, foram as mais evocadas pelos participantes. A afetividade é concebida como um sentimento, um estado e uma ação que se transformam em expressão humana de amor, ternura, proteção, cuidado, respeito, aceitação, amizade e afeição entre as pessoas; ela pode beneficiar a aprendizagem escolar; num ambiente afetivo, os alunos mostram-se calmos e tranqüilos, constroem uma auto-imagem positiva, participam efetivamente das atividades propostas e contribuem para o atendimento dos objetivos propostos; o professor afetivo percebe seus alunos como sujeitos e os acolhe, mostrando-se preocupado com sua aprendizagem e sucesso escolar, de modo a desenvolver atividades dinâmicas e criativas para envolvê-los; os participantes demonstram falta da competência afetiva na relação educativa e reclamam a inclusão de tal competência nos programas de formação de professores. Por meio da técnica “triagens hierarquizadas sucessivas”, evidenciamos que o termo amor foi considerado o mais característico de afetividade, seguido de respeito e doação. As palavras amor e respeito apresentam congruência em relação aos indicadores freqüência, ordem de aparecimento na associação livre e nas triagens hierarquizadas sucessivas. |
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CONCLUSÕES:
É consensual a importância da afetividade para o estabelecimento de uma relação educativa favorável à aprendizagem escolar. O quadro de miséria, de promiscuidade e de carência afetiva no qual vivem alunos da escola pública impõe-se como um desafio para o professor, que necessita compreendê-los e oferecer-lhes atenção, para lhes ajudar a progredir no processo de aprendizagem. Os participantes apresentam um modelo desejável de professor afetivo: aquele que, centrado na pessoa do aluno, considera suas necessidades e desenvolve atividades criativas, dinâmicas e que demandam a sua participação. Apesar da crucial necessidade de os professores refletirem e reverem suas práticas educativas no que concerne à dimensão afetiva, os cursos de formação de professores não atribuem, à competência afetiva na relação educativa, o devido destaque. Os participantes sugerem aos formadores a ênfase na construção dessa competência, com a pretensão de evitar o fracasso escolar. Os professores, enquanto atores sociais, constroem representações a partir do conjunto de idéias, opiniões, informações e crenças presentes no seu contexto sociocultural, de modo que tais representações constituem referência para a prática educativa. Finalmente, constatamos que o núcleo central dessas representações pode ser constituído dos elementos: amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo e que esses elementos desempenham um papel importante na relação educativa. |
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Palavras-chave: Representações sociais; afetividade; competência afetiva. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |