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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
PROJETO DE INTERVENÇÃO DE CIÊNCIAS. O MEIO AMBIENTE E A ÁGUA NA MANUTENÇÃO DA VIDA. | ||
Carmem Mércia Alves Moura 1 (biodayse@yahoo.com.br), Dayse Alvares Roberto da Silveira 1 e Chrystiane V. Andrade Toscano 1 | ||
(1. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Tiradentes - UNIT.) | ||
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho foi elaborar e operacionalizar um projeto de intervenção dirigido a disciplina ciências cujo tema versa acerca da problemática da água enquanto elemento mineral fundamental para manutenção da vida. A questão investigada apresenta-se sob a forma da seguinte pergunta: Como desenvolver um projeto de intervenção, na disciplina ciências, capaz de conscientizar os alunos acerca da importância da água no equilíbrio dos ecossistemas? Utilizou-se como base teórica autores como: Veiga (1991), Freire (2002), Mizukami (1999),Vieira (2002), Luckesi (2002) e Alves (2002). Segundo os quais cabe ao docente construir um ambiente criativo e formador. Um espaço onde a socialização dos saberes é o princípio mais valorizado no processo ensino-aprendizagem. A partir de então será possível na instituição de ensino possibilitar que o aluno compreenda que a conservação dos ecossistemas é a base fundamental para manutenção da vida. |
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METODOLOGIA:
O tipo de pesquisa realizada, neste estudo, foi de campo-descritiva. Os sujeitos participantes foram 35 alunos, matriculados em uma turma de 5a série do ensino fundamental, de uma instituição privada da cidade de Aracaju. Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental, entrevistas semi-estruturadas e diário de campo. Foram analisados documentos como: currículo escolar da turma da 5a série do ensino fundamental, projeto político pedagógico da escola e planejamento de intervenção do professor de ciências da série participante da pesquisa. As entrevistas semi-estruturadas foram dirigidas a docentes da turma, coordenadores pedagógicos e o geral. As observações das intervenções da disciplina ciências foram registradas em diário de campo. |
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RESULTADOS:
A partir dos documentos analisados pode-se inferir que o currículo escolar apresenta-se coerente com as diretrizes e bases da educação nacional no que se refere a sua orientação para estruturação e funcionamento do ensino fundamental. No que se refere aos projetos de intervenção da disciplina ciências e pedagógico da escola pode-se aportar que a instituição não apresenta uma organização didática coerente com a intenção da proposta curricular. A função social da escola que é formar o cidadão para vida, não se articula nos documentos mais específicos da instituição. Os resultados das entrevistas possibilitaram a complementação dos dados do cotidiano escolar, no que se refere à caracterização do alunado e do meio social. Dados esses necessários para elaboração de uma proposta de intervenção participativa que objetiva conscientizar os alunos acerca da importância da água enquanto elemento mineral fundamental para manutenção da vida. |
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CONCLUSÕES:
A partir dos dados apresentados pode-se inferir que a elaboração de uma proposta de intervenção participativa, na instituição de ensino, apresenta como requisito fundamental e inicial a caracterização do alunado bem como da comunidade escolar e seu cotidiano pedagógico. A cultura da escola é uma construção coletiva e dinâmica que admite uma redefinição dos objetivos essenciais da proposta de intervenção elaborada solitariamente pelo docente no início do ano letivo. A operacionalização de uma proposta cujo tema versa acerca da importância da água na manutenção da vida requer uma conscientização dos docentes e discentes acerca do verdadeiro sentido deste projeto no desenvolvimento de sujeitos cidadãos. |
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Palavras-chave: Projeto de intervenção; Meio ambiente; Disciplina ciências. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |