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A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação | ||
UTILIZANDO O AMBIENTE SCRITAWEB COMO APOIO À CRIAÇÃO DE JORNAL ELETRÔNICO COOPERATIVO NA ESCOLA | ||
Andréa Aparecida Konzen 1, 2 (andrea@unisc.br) e Paulo Gaspar Graziola Junior 1, 3 | ||
(1. Departamento de Informática, UNISC, Santa Cruz do Sul / RS; 2. Departamento de Informática, ULBRA, Guaíba / RS; 3. Escola de Educação Básica Educar-se) | ||
INTRODUÇÃO:
Os ambientes cooperativos de aprendizagem, promovem, um processo de criação compartilhada: dois ou mais indivíduos, com habilidades complementares, interagem para criar um conhecimento compartilhado que nenhum deles tinha previamente, ou poderia obter por conta própria. Um processo de aprendizagem nesses moldes, baseado na coletividade, difere-se dos tradicionais, pelo fato de apresentar ausência de hierarquia formal, possuir um objetivo em comum, respeitar as diferenças individuais e possibilitar a liberdade de expressão em idéias e questionamentos. O desenvolvimento de um ambiente para construção de jornal eletrônico cooperativo, motivou-se pelo fato de que, a construção cooperativa por parte dos alunos e professores, contribuiu para que estes aprendam através da interação com o ambiente e usuários (alunos e professores), construindo e modificando conceitos. Dessa forma, neste trabalho, busca-se criar uma alternativa como meio de comunicar e transformar informações. É importante também que, a cooperação de cada aluno (usuário), presente no produto final construído, possa ser visualizada por todos, permitindo o acompanhamento e avaliação do processo de construção, levando a valorização do indivíduo enquanto integrante do grupo. Esse trabalho também tem sua importância na mudança de atuação do professor, pois o professor deverá assumir o papel de integrar e incentivar a pesquisa por parte dos alunos, a fim de que estes construam e agrupem novas idéias, cada um dentro de sua individualidade, através de uma construção coletiva e cooperativa. |
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METODOLOGIA:
O modelo do ScritaWeb é voltado para a criação de Jornal Eletrônico utilizando aprendizagem cooperativa. Dessa forma, professores e alunos interagem entre si, cooperando, em produção de matérias, enquetes, entre outros. O ambiente foi desenvolvido a partir de um modelo de Postura Cooperativa. Também baseou-se em características estudadas em diversos ambientes cooperativos. Os aspectos do modelo são: Interação, Colaboração, Tomada de decisão, Relações heterárquicas, Tolerância e convivência com diferenças, Responsabilidade do aprendiz pelo seu aprendizado e pelo do grupo, Reflexão, Objetivos comuns e Inteligência coletiva. A cooperação no ambiente se dá através das trocas de idéias entre alunos e professor acerca do texto (notícia, artigo, enquête, entre outros) que está sendo produzido. Tanto os alunos como o professor podem cooperar simultaneamente. O texto pode ser modificado constantemente pelo grupo até que seja dado o parecer final pelo professor, ou seja, a partir da avaliação feita o texto é submetido para a versão final do jornal eletrônico e não são feitas mais alterações. Assim, são necessárias análises dos textos por parte dos cooperantes, análise das idéias, releitura e reestruturação do texto a partir das contribuições, até que o mesmo fique adequado para a publicação e, é aí que se dá a aprendizagem por parte dos alunos. As notícias ainda podem ser exportadas para uma versão final em HTML, criando assim o chamado “Jornal Final”, ficando à disposição na Internet, além de ser possível ainda imprimir. |
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RESULTADOS:
O ScritaWeb foi utilizado por um grupo de alunos da 8ª série e ensino médio da Escola de Educação Básica Educar-se que já desenvolvia o jornal impresso da escola juntamente com a professora coordenadora. A partir da utilização do ambiente e análise de seus aspectos (através da aplicação de um questionário) por parte dos alunos, foram extraídos os seguintes resultados: em relação a aprendizagem cooperativa, 44% do alunos sabiam do que se tratava, enquanto que 56% nunca tinham ouvido falar ou pesquisado sobre o assunto; apenas 11% dos alunos já tinham trabalhado com um editor cooperativo e 89% nunca tinha entrado em contato com editores cooperativos; após a interação com o ambiente, 100% dos alunos disseram que trabalhar cooperativamente contribui no seu processo de aprendizagem; 100% afirmaram que a utilização do ambiente facilita a construção do jornal eletrônico; 56% dos alunos incluiriam outras funcionalidades. Considera-se que esta validação trouxe grandes contribuições a este trabalho, principalmente, pelo fato de os alunos terem apontado questões que podem ser melhoradas para facilitar o processo de cooperação e aprimoramento do ambiente. Também, porque os alunos se mostraram empolgados na utilização do ambiente, o que demonstra que a satisfação do usuário é um quesito importante para que haja aprendizagem cooperativa. E, por fim, detectou-se a importância de se ter um ambiente com aprendizagem cooperativa na criação de jornal, o que facilita a interação entre os alunos e professores, enriquecendo as reportagens inseridas no jornal. |
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CONCLUSÕES:
Este trabalho abordou estudos realizados acerca de jornal eletrônico, jornal como meio educativo, e, principalmente, aprendizagem cooperativa, envolvendo aspectos fundamentais de ambientes com esta característica. Dessa forma, foi possível atingir os objetivos do trabalho, agregando técnicas e características para definição do modelo do ambiente e o desenvolvimento do protótipo do ScritaWeb. E, a partir daí, uma das grandes contribuições deste trabalho foi à possibilidade de implantar o ambiente como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do jornal da escola onde este foi validado, visto que teve grande aceitação por parte do grupo de alunos e sua professora coordenadora. Verificou-se que a aprendizagem cooperativa, utilizando o ScritaWeb, permite que o processo de aprendizagem torne-se mais rico e motivador. Assim, através da cooperação realizada entre os alunos é possível criar um contexto social mais próximo da realidade, aumentando a efetividade da aprendizagem. Desta forma, propõe-se alguns trabalhos futuros, identificados a seguir: adaptar o ambiente proposto para a utilização dos alunos do Curso de Comunicação Social da UNISC; realizar uma validação acerca do desempenho do aluno, ou melhor, do conhecimento que este adquiriu a partir da interação realizada no ambiente; inserir a tecnologia de agentes inteligentes no ambiente a fim de aprimorar as trocas entre usuários; inserir novas funcionalidades no ambiente; permitir que através do uso desse ambiente por alunos de diferente regiões possam se criar projetos interdisciplinares a distância. |
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Instituição de fomento: Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC | ||
Palavras-chave: aprendizagem cooperativa; jornal eletrônico; cooperação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |