IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM NATAL (RN)
Milton Thiago Schivani Alves 1 (milton_schivani@yahoo.com.br) e Luiz Carlos Jafelice 1
(1. Depto. de Física Teórica e Experimental, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)
INTRODUÇÃO:
O ensino das chamadas ciências naturais e matemática (física, química, biologia e a própria matemática) possui um rico potencial didático-pedagógico e características naturalmente multidisciplinares. Mas tal potencial e características não são bem explorados e essas disciplinas aparecem para os alunos como se não tivessem conexões entre si e sem nexo com a realidade vivida pelos mesmos. No caso da física, por exemplo, que é típico neste aspecto, ela passa a se tornar memorização de fórmulas. Esses são alguns dos pontos que discutimos no presente trabalho, abordando concepções de estudantes selecionados, distribuídos em escolas da rede pública estadual de ensino da região metropolitana de Natal, RN, relacionados a essas disciplinas.
METODOLOGIA:
Para isso, utilizamos como metodologia a aplicação de um questionário semi-estruturado (i.e., contendo questões objetivas e subjetivas) aos alunos do ensino médio daquelas escolas.
RESULTADOS:
Desta forma, traçamos um perfil representativo sobre o ensino de ciências naturais e matemática na rede pública dessa capital, apresentando análises e discussões que podem contribuir ao desenvolvimento de planos de aulas diferenciados, práticas pedagógicas e unidades didáticas temáticas.
CONCLUSÕES:
Dentro desta pesquisa abordamos questões referentes às práticas pedagógicas (muitas vezes limitadas ao giz e quadro negro da sala de aula), construção do conhecimento científico, conexões disciplinares associadas ao dia-a-dia das pessoas, implicações socioeconômicas e motivações didático-pedagógicas presentes no processo de aprendizagem. Visamos somar com propostas concretas para a superação das deficiências encontradas neste levantamento e para a exploração do rico potencial didático-pedagógico das interconexões multidisciplinares relacionadas ao ensino de tais disciplinas.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino de Ciências; Educação Científica; Ensino de Matemática.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005