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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
COMO A TAREFA DE CASA É ABORDADA PELA REVISTA “NOVA ESCOLA”? | ||
Franciele Bento Caputti 1 (franbc@hotmail.com) e Lizete Shizue Bomura Maciel 2 | ||
(1. 1-graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR; 2. 2 – Profª Drª do Departamento de Teoria e Prática da Educação -= UEM/PR) | ||
INTRODUÇÃO:
A tarefa de casa é uma das atividades mais solicitadas pela instituição escolar aos alunos, recebendo grande apoio das famílias. Mesmo sendo considerada uma atividade de valor formativo, as reações dos alunos diante da necessidade de realizá-la, mostra-nos uma outra condição: a negação desse valor. Estamos já há algum tempo percebendo uma certa dificuldade dos professores em solicitarem a tarefa de casa como algo importante e fundamental na formação do aluno, e, para tal, esta atividade precisa ter um significado para o processo ensino e aprendizagem, caso contrário não há razão para a sua permanência na vida escolar do aluno. Observamos que uma das leituras realizadas pelos professores do ensino fundamental é a revista Nova Escola, já que esta é um periódico mensal, de fácil acesso e aquisição, o que contribui para a sua presença nas escolas, especialmente, nas bibliotecas destas, utilizadas como fonte de estudos e pesquisa, muitas vezes, substituindo o próprio livro didático, servindo como manual para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Considerando que estamos em um curso voltado para a formação de professores, avaliamos a importância e a relevância de se realizar esta pesquisa de caráter bibliográfico, visando investigar a essência das discussões realizadas por essa revista a respeito da tarefa de casa. |
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METODOLOGIA:
Considerando que a pesquisa é de caráter documental, nosso estudo foi desenvolvido por meio de: 1- Levantamento de todos os números da revista Nova Escola; 2- Seleção dos números em que estavam contemplados artigos e reportagens acerca da tarefa de casa; 3- Leitura e classificação dos assuntos tratados sobre a tarefa de casa; 4- Análise de todo material coletado para identificação do conteúdo veiculado; 5- Elaboração e análise das categorias que explicam os significados da tarefa de casa na revista. |
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RESULTADOS:
Após examinarmos todo o conteúdo veiculado na revista Nova Escola, verificamos que este periódico não traz muitas discussões acerca do tema tarefa de casa. Foram levantados um total de 176 exemplares da revista, desde a sua primeira edição em março de 1986 até a edição de outubro de 2004. Neste levantamento foram observadas, além do conteúdo veiculado em relação à tarefa de casa, as modificações sofridas pela revista em seus 19 anos de existência. Dentro deste montante, apenas, 11 edições abordavam o tema em questão, sendo que 5 tratavam especificamente a temática e 6 faziam referência a mesma. Os textos analisados foram decompostos da seguinte forma: fala de alunos; fala de pais; fala de professores; fala de outros profissionais, fala de outros membros da família; fala da revista; relação escola e família; sugestão de tempo e espaço e anotações em cadernos. Após esta decomposição, foram explorados os significados de cada item pesquisado, para verificar como é tratado o foco de nossa pesquisa: a tarefa de casa. |
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CONCLUSÕES:
Na pesquisa realizada, procuramos investigar a essência das discussões desenvolvidas pela revista Nova Escola em relação ao tema tarefa de casa. Obtivemos resultados significativos, apesar de nossa primeira hipótese, que era encontrar um número elevado de artigos tratando sobre o tema em questão, não ter se concretizado. Partindo deste pressuposto, chegamos a conclusão de que, a tarefa de casa apesar de ser uma atividade freqüentemente utilizada pela escola na formação do aluno, não vem sendo abordada como deveria. Por meio das análises realizadas acerca da revista que nos serviu de apoio, observamos que este periódico muito utilizado por profissionais da educação aborda muito pouco o tema tarefa de casa. Ultimando este trabalho, esperamos que a questão da tarefa de casa seja tratada com mais freqüência, devido a sua importância para o processo ensino-aprendizagem dos alunos. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: TAREFA DE CASA; REVISTA NOVA ESCOLA; ENSINO-APRENDIZAGEM. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |