|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
MOSTRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR PEDRO PEREIRA PIAGEM PALMAS-TO, SOB O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS E PROFESSORES ENVOLVIDOS NO EVENTO. | ||
Marco Aurélio de Oliveira Martins 1 (marcoaurelio@ulbra-to.br), Rosely Pereira de Sousa 1, Rossana Pereira de Souza 1, Camila Moreira Barreto Gomes 1, Maria Tereza Klebis Bovo 1, Antonia Cássia Lopes Xavier 1 e Solange Alves Oliveira 1 | ||
(1. Curso de Biologia do Centro Universitario Luterano de Palmas) | ||
INTRODUÇÃO:
recentes descobertas no campo do estudo das concepções construídas pelas crianças mostram a importância do Ensino de Ciências. As ciências ajudam a pensar de maneira lógica, sobre fatos do cotidiano, a resolver problemas práticos. Tais habilidades intelectuais são valiosas para qualquer tipo de atividade que venham a desenvolver. O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos, através do acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. As mostras de ciências constituem uma atividade em que o aluno realiza trabalhos de investigação científica, para posteriormente apresentar e discutir os resultados obtidos. Os trabalhos desenvolvidos representam a síntese da metodologia ativa desenvolvida no ensino das ciências, não importando o campo de conhecimento a que está vinculado. As mostras de Ciências, numa concepção moderna e atualizada, são o reflexo das atividades propostas pelas escolas, visando á integração dos educandos e dos professores com a sociedade, num processo interacionista. Este trabalho foi realizado entre os meses de setembro e outubro de 2004, na Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem, (Palmas, Tocantins) com objetivo de oferecer suporte ao desenvolvimento das pesquisas e avaliar o processo sob o ponto de vista dos alunos e professores envolvidos. |
||
METODOLOGIA:
a Mostra de Ciências da Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem, Palmas, Tocantins, foi concebida para ser uma forma de interação entre escola/professores/comunidade. Ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2004. Participaram da mostra alunos de Ensino Fundamental (1ª a 8ª) com total de 400 alunos e oito professores. A partir do tema escolhido pelo aluno. foi feito um planejamento para a execução do trabalho a ser apresentado. Os pais e a comunidade tiveram um papel ativo durante todo o processo oferecendo informações, material, dentre outros. Para avaliar a mostra de Ciências, sob o ponto de vista dos alunos e professores envolvidos no evento, foram aplicados questionários objetivos. Os questionários foram aplicados a 10 % do total de alunos envolvidos. As questões versavam sobre a escolaridade, idade, razão que o leva a considerar a mostra de Ciências como importante, a área de conhecimento que mais gosta, quem o ajudou na escolha do tema; o que levou a escolher o tema; quem incentivou a participação; participação em Mostras anteriores, quem participou da confecção do trabalho. Ao professor foram perguntados os dados pessoais, sua opinião á respeito da mostra de Ciências, porque é importante orientar os alunos, se houve grau de dificuldade para trabalhar com os alunos, como poderia ser sua atuação durante a mostra, se há aproveitamento real dos temas na vida do aluno e na aquisição de conhecimento e foi solicitada sua sugestão para melhoria do evento. |
||
RESULTADOS:
dos alunos entrevistados 53,3% são do sexo feminino, com idade entre 9 a 12 anos (64,4%). Sobre a importância da mostra de Ciências 60% disseram que aprendem mais; 13,3% acham importantes; 8,9% se consideram futuros cientistas; 13,4% pretendem concorrer a prêmios com invenções e descobertas. A área do conhecimento de maior interesse de 38,1% foi Ciências Biológicas, 19% Português; 19% Matemática; 7,9% Geografia; 6,3% Química. Quem o ajudou na escolha do tema: em 75,6% foram os professores, 17,8% amigos, 6,7% parentes. Sobre as razões que influenciaram na escolher o tema: em 70,2% foram os professores, 29,8 % amigos, 4,3% de parentes e 2,1% fizeram a escolha sozinhos. Sobre participações anteriores 78,6% disseram já ter participado. 64,4% disseram ter confeccionado o próprio material. Quanto aos professores 100% são do sexo feminino, 44,4% possuem curso superior incompleto e 22,2% possuem Ensino Médio. 88,9% disseram que o evento é muito importante para alunos, 11,1% que os benefícios compensam o trabalho. Sobre porquê orientar alunos 62,5% gostam de participar; 47,5% para o desenvolvimento do aluno. O grau de dificuldade para trabalhar: 83,3% tiveram pouca dificuldade;. Na atuação do professor durante a mostra 66,7% foram orientadores e 33,3 % produziram trabalhos. Quando perguntado se os alunos fazem proveito dos conteúdos 100% disseram que sim e 62,5% justificam devido a aquisição de conhecimentos e 37,5% acreditam no desenvolvimento intelectual. |
||
CONCLUSÕES:
nem sempre será possível conciliar demanda tradicional com práticas inovadoras. As propostas metodológicas das mostras de Ciências, em que a produção científica juvenil mostra novos caminhos, novas perspectivas e a certeza de que podemos ter uma educação ativa, viva, contestadora, e, acima de tudo coerente e responsável, resultante da interação entre equipe escolar, alunos, pais e outros agentes educativos, através da construção de projetos que visam a melhor e mais completa formação do educando. Percebe-se, pelas respostas dadas nos questionários, uma mudança, principalmente quanto aos professores que, em outros momentos, eram praticamente convocados para participar, gerando descontentamento, ficando o evento desvinculado do calendário de atividades escolares, pois normalmente eram propostos e planejados em curto espaço de tempo, trazendo atropelos de última hora, comprometendo o pleno sucesso. Com relação aos alunos, respostas como: pretendem concorrer a prêmios com invenções e descobertas; consideram-se futuros cientistas; que aprendem mais já são suficientes para justificar todo o investimento na realização de Mostras de Ciências. |
||
Instituição de fomento: CEULP/ULBRA | ||
Palavras-chave: mostra de ciências; avaliação; propostas metodológicas. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |