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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
JUVENTUDE ISLAMICA DE CUIABÁ/MT: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA
Gelice Maria Lemos do Prado 1, 2 (gelicelemos@yahoo.com.br) e Manoel Francisco de Vasconcelos Motta 2
(1. Departamento de Serviço Social, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT; 2. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT)
INTRODUÇÃO:
Com aproximadamente 14 séculos de existência e uma legião de fiéis superior a 1,3 bilhões de seguidores, a religião islâmica é considerada a segunda maior religião do mundo.O Islã é um sistema completo de vida e o muçulmano é aquele que o segue. Muhammad ibn Abdalah, fundador e principal líder religioso do Islã deixou para seus seguidores as revelações, que segundo a crença, lhe foram feitas em um dos seus retiros espirituais. Todas as mensagens a ele reveladas foram escritas no livro sagrado dos mulçumanos, o Alcorão. Além do Alcorão, os mulçumanos, seguem como doutrina santa a Sunna, uma espécie de compilação dos ditos e comportamentos do Profeta. A verdadeira consolidação da primeira comunidade muçulmana ocorreu após a construção da primeira Mesquita, na cidade de Medina. A Comunidade Beneficente Mulçumana de Cuiabá foi fundada em 08 de abril de 1972, e em 16 de julho de 1978 é inaugurada a Mesquita. Hoje, a comunidade, conta com cerca de 150 famílias, aproximadamente 800 pessoas.Apesar do explosivo crescimento no número de muçulmanos em todo o mundo e no Brasil, no meio acadêmico, o Islamismo ainda é um tema pouco explorado, a grande maioria dos trabalhos disponível se restringe a um momento específico da presença de muçulmanos no Brasil. O interesse pela temática surge justamente pela ausência de estudos acadêmicos voltados a investigar a formação de dos jovens islâmicos.
METODOLOGIA:
Este trabalho está vinculado ao Projeto de Pesquisa “Educação da Juventude em Mato Grosso: Impasses e Perspectivas Político Pedagógicas”. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo são de natureza qualitativa, uma vez que trabalhamos na construção de um referencial teórico metodológico dentro de uma perspectiva marxista. Optamos por este referencial metodológico por entendermos que a realidade deve ser vista como um todo, onde se dá a unidade entre os contrários, onde as relações entre indivíduos e sociedade se dão de forma dialética. Após o levantamento e estudo bibliográfico acerca da literatura específica sobre o tema e da bibliografia ligada a questão da formação da juventude, foi realizada a seleção dos sujeitos. Foram entrevistados oito jovens declarados muçulmanos, freqüentadores da Mesquita de Cuiabá, que através de entrevistas semi-estruturadas foram destacadas questões referentes à educação, educação familiar e religiosa e formação da consciência política. Buscando investigar como a comunidade Islâmica de Cuiabá, vem atuando para realizar a formação de seus jovens, buscando manter suas tradições culturais e religiosas.
RESULTADOS:
As entrevistas junto aos jovens islâmicos se deram na Mesquita de Cuiabá. Conforme uma das declarações: “no Brasil, assim como em todo mundo, as Mesquitas representam um templo sagrado e de formação para os mulçumanos, onde além de se proferir as orações obrigatórias a todos os fiéis, são realizados estudos da língua árabe”. A comunidade islâmica de Cuiabá é formada por imigrantes e descendentes, porém, o número de conversões tem crescido, a ponto dos sermões serem proferidos nas duas línguas, árabe e português. As questões educacionais e políticas estão diretamente implicadas na formação religiosa dos jovens: “a formação da consciência política ocorre através da orientação familiar e comunitária, com base na formação e tradição muçulmana”. Porém, os jovens são unânimes ao afirmar que toda a educação e formação acabam por sofrer influência da cultura ocidental, possibilitando uma interpretação e atuação política diferenciada daquela imposta pela educação muçulmana, fato constatado pela postura de um dos entrevistados que declarou ser simpatizante da ideologia política dos partidos de esquerda.
CONCLUSÕES:
Utilizando um conceito mais ampliado de educação, onde se recusou compreende-la enquanto aprendizagem institucionalizada e sim enquanto um processo social compartilhado de significados para além dos espaços instituídos como de formação educacional, como a escola, traçamos a relação entre a formação familiar e religiosa dos jovens muçulmanos e a formação de sua consciência política. O papel educacional das Mesquitas pode ser percebido nas contradições evidenciadas nas falas dos entrevistados, ou seja, mesmo participando de expressões culturais globalizadas, e não aceitas pela religião, os jovens demonstram as suas angustias e preocupações com o não cumprimento das normas estabelecidas pelo Alcorão. Através dos dados obtidos, fica evidenciado que a formação da consciência política dos jovens islâmicos de Cuiabá vivencia o confronto entre a educação religiosa e a cultura ocidental, ocasionando uma postura ambígua em diversas atuações. A diversidade cultural acaba interferindo no posicionamento político desses jovens islâmicos. Os episódios decorrentes nos últimos anos, envolvendo ações terroristas, possibilitaram uma ampliação na visão de mundo e homem desses jovens, que discordam da postura repressiva e violenta.
Palavras-chave:  Educação; Juventude Islâmica; Consciência Política.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005