IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
PROGRAMA APLICADO ÀS CIÊNCIAS DOS MATERIAIS PARA DETERMINAÇÃO DE CONSTITUINTES
Victor Hugo Costa de Albuquerque 1 (torugovhca@bol.com.br), Edgard de Macedo Silva 2, 3 e Auzuir Ripardo de Alexandria 1
(1. Departamento da Área da Indústria – CEFET /CE; 2. Depto. de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, COPPE – UFRJ; 3. Departamento da Área da Indústria – CEFET /PB)
INTRODUÇÃO:
O processamento digital de imagens é uma inovação de crescente expansão em vários ramos de aplicação que utilizam a interpretação de imagens como ferramenta. A área da metalografia quantitativa aplicada às Ciências dos Materiais utiliza essa técnica para caracterização de frações volumétricas de fases, tamanho de grãos, determinação de distribuições de inclusões, entre outros parâmetros que influem nas propriedades dos materiais. Através de uma análise estatística preliminar, o presente trabalho tem como principal objetivo apresentar e validar o Programa P.COR 2.EXE, que, baseado em redes neurais artificiais, faz a contagem percentual de constituintes em tempo reduzido em relação ao modelo convencional.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado, primeiramente, com a obtenção das amostras de aços ABNT 1020 e 1045 e Ferro Fundido Nodular. Utilizamos a máquina CUT-OFF para cortamos as amostras. Em seguida, fizemos o embutimento das amostras na máquina Tempopress, usando baquelite como resina. Passamos, então, pelo lixamento, usando as lixas de 220, 320, 400 e 600. Para os polimentos, usamos panos de 3µm, 1µm e 1/4µm e atacamos as amostras usando Nital 2% como reagente, que é 98% de Álcool Etílico com 2% de Ácido Nítrico. Analisamos as amostras no microscópio para verificar se a mesma não teria riscos. Utilizando o modelo convencional, contamos a quantidade de constituintes – Grafita (Ferro Fundido), Perlita e Ferrita (Aços ABNT 1020 e 1045) – de cada amostra com o auxilio de uma grade de intersecções. Foram necessárias várias medições para que o Erro Mínimo de 5% fosse atingido. Calculamos o Desvio Padrão, o Desvio Padrão em relação à média, Erro Relativo e Limites de Confiança. Por seguinte, capturamos 10 imagens distintas de cada amostra e fizemos as devidas adaptações para que as mesmas passassem pela aplicação do Programa. Com essas adaptações, aplicamos o Programa em cada uma das imagens e obtivemos a quantidade em porcentagem de cada constituinte.
RESULTADOS:
Com as quantidades obtidas através do Programa e da metalografia convencional para aços ABNT 1020, 1045 e o Ferro Fundido Nodular, fizemos as devidas comparações e admitimos um grau de confiança de 95%. Dessa forma, conseguimos reduzir, consideravelmente, o tempo de contagem dos constituintes mantendo o grau des segurança e mostrando a eficiência do Programa.
CONCLUSÕES:
A análise estatística mostrou que o software é eficiente para o grau de significância admitido. Concluímos, portanto, que o Programa pode ser utilizado normalmente em aplicações na área das Ciências dos Materiais para a determinação de constituintes quaisquer.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Determinação de constituinte; Metalografia quantitativa; Processamento digital.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005