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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
O JOGO TEATRAL COMO UM CAMINHO AO RESGATE CULTURAL
Andrisa Kemel Zanella 1 (andrisakz@yahoo.com.br) e Rozane Silva Cardoso 2
(1. Curso de Artes Cênicas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; 2. Ms. do Departamento de Artes Cênicas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa intitulada O JOGO TEATRAL COMO UM CAMINHO AO RESGATE CULTURAL fez parte do projeto Espaço Itinerante de Arte e Cultura, realizado no ano de 2004, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, pela aluna Andrisa Kemel Zanella, do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Acreditando na necessidade da instituição investir em ações que contribuam na formação da sociedade e na construção de um mundo mais justo e também igualitário, lançou-se o projeto na comunidade. Através de jogos teatrais, tinha-se o objetivo de resgatar a cultura das crianças, procurando neste caminho o viés para estimular a experimentação de novas experiências corporais, promovendo assim a valorização de cada indivíduo no ambiente em que vive, com capacidades e habilidades próprias, através de um contexto humano, social e cultural. Ao longo do trabalho na escola procurou-se através dos significados da cultura das crianças, entender como estas se manifestam no jogo, buscando neste ponto, a consonância para unir o jogo com o teatro, a fim de valorizar cada ser humano e suas potencialidades e a troca de conhecimentos como uma forma do aprender social, cultural e educacional. Prezando uma qualidade no estudo, escolheu-se apenas uma escola para desenvolver a ação. Assim foi possível observar e acompanhar de uma maneira mais criteriosa a aceitação e o desenvolvimento de cada criança frente às atividades proposta.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi realizado com crianças da Educação Infantil até a terceira série do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Renato Nocchi Zimmermam. Após eleger o lugar para a aplicação do projeto, iniciou-se a ação, com o intuito de observar as manifestações culturais que se apresentavam naquela comunidade e valorizá-la dentro do estudo que se propunha. Este projeto caracterizou-se por ser uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa em que os resultados foram mensurados a partir de entrevistas livres, observação direta e o diário de campo, a fim de identificar os jogos que ainda vivem no mundo infantil tão fortemente influenciados pela mídia e buscar compreender as possíveis similaridade entre as manifestações culturais dos sujeitos e os jogos teatrais. Pode-se dizer que esta pesquisa teve um diferencial em relação aos outros anos do projeto, pois se centrou em apenas uma escola e procurou-se investigar a cultura local como fonte principal para o desenvolvimento das atividades. Neste contexto desenvolveu-se a pesquisa, proporcionando através da linguagem teatral a valorização da cultura desta comunidade bem como a valorização das capacidades e habilidades de cada indivíduo.
RESULTADOS:
O brincar tem um sentido de tamanha importância na vida das crianças, porque significa a liberdade, pois estas têm a possibilidade de criar o seu próprio mundo, de manifestar-se nele, segundo suas próprias vontades, regras e necessidades. Desta maneira, ouvi-las e investigar seu mundo foi tão importante e fundamental para posteriormente traçar um caminho de trabalho. As crianças por serem na maioria carentes e muitas no período fora da sala de aula ficarem nas ruas, trazem consigo influências do cotidiano em que vivem. Apresentam-se mais livres, mais independentes e mais decididas nos jogos. Existem líderes que comandam as brincadeiras ou os jogos de rua, cuja origem no Brasil se dá quando houve a fusão de várias culturas: a dos índios, dos africanos e dos europeus. A relação que se traçou entre os jogos teatrais e os jogos tradicionais que as crianças costumavam brincar, aconteceu de maneira natural e espontânea, pois desde o primeiro momento não se impôs nada, mas se procurou trocar experiências. Apoiar o trabalho neste ponto trouxe uma série de possibilidades, uma vez que as crianças passaram a interagir mais, pois demonstravam como eram capazes em determinado jogo, buscando no executar de cada um, superar-se. Assim, saiam satisfeitos e valorizados, visto que em cada manifestação buscava-se estimulá-los para ir além e revelar novas habilidades.
CONCLUSÕES:
Partindo da arte, especificamente a arte teatral, foi possível traçar a união da vivência das crianças com o aprendizado de novas práticas, propiciando a elas, novas maneiras de relacionar-se com o mundo a sua volta, a partir das suas potencialidades como ser humano criativo e capaz. Diante deste contexto, é de extrema relevância encarar os jogos teatrais como possuidores de qualidades, pelas possibilidades que proporcionou à pesquisa, visto que contribuiu no desenvolvimento de uma educação corporal, mental e emocional, ou seja, para uma educação mais sensível, completa e integralizadora dentro do ambiente de vivência dos sujeitos do estudo. Espera-se com este trabalho, lançarem-se propostas para a criação de um espaço em que as crianças possam desenvolver-se e colocar em prática todo o seu potencial criador, sentindo-se valorizadas numa sociedade que excluí os mais necessitados e impões regras e condutas de comportamento. Acredita-se que a Universidade Federal de Santa Maria investindo em ações como esta, contribui na inclusão destes sujeitos na sociedade e na construção de um mundo mais justo e também igualitário. O projeto possibilitou não apenas esta ponte entre a Universidade e a comunidade, mas também uma possibilidade para o aluno do Curso de Artes Cênicas vivenciar uma nova realidade e nela aplicar seus conhecimentos acadêmicos, passando a compreender novos significados da sua arte.
Instituição de fomento: FIEX/Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave:  Jogo Teatral; Manifestações Culturais; Valorização do aluno no ambiente escolar.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005