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G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho | ||
MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E SUA REPERCUSSÃO SOBRE O TRABALHO E O PERFIL PROFISSIONAL: UM ESTUDO NO SETOR DE SERVIÇOS EM CURRAIS NOVOS, RN | ||
Dalmo de Oliveira Evangelista 1 (dalevan@uol.com.br) e Emanuelly Alves Pelogio 2 | ||
(1. Depto. de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; 2. Depto. de Ciências Sociais e Humanas-CERES -Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN) | ||
INTRODUÇÃO:
O propósito deste estudo é retratar a realidade do trabalhador vinculado ao setor de serviços do município de Currais Novos, RN, verificando o seu grau de atualização e a sua postura em face da introdução de inovações tecnológicas adotadas pelas empresas nas quais atua. Analisa ainda o nível das mudanças tecnológicas verificadas nessas empresas e a sua repercussão sobre a organização do trabalho e sobre os recursos humanos. Sabe-se que a sociedade contemporânea tem se submetido a um rápido processo de mudanças. Esse processo se manifesta em decorrência do saber humano, através do desenvolvimento tecnológico e das novas formas de reestruturação das Organizações e dos processos de trabalho. Novos paradigmas, novos padrões de qualidade e alterações freqüentes no ambiente organizacional modificam, decisivamente, as relações de trabalho. Do trabalhador, passa a ser exigida uma nova postura comportamental, baseada no conhecimento, na qualificação profissional, na capacidade de inovar e de se relacionar. Da empresa, buscam-se novas posturas de gerenciamento, marcadas pela flexibilidade e integração, como condição indispensável à sua sobrevivência. A compreensão dessa realidade enfatiza a relevância deste estudo, particularmente por identificar até que ponto os trabalhadores do setor de serviços de Currais Novos/RN assumem, na sua prática, uma postura compatível com as exigências impostas pela realidade das mudanças que hoje influenciam o ambiente organizacional. |
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METODOLOGIA:
Para a realização do estudo utilizou-se o modelo exploratório-descritivo, conforme ANDRADE (1995). Os dados foram coletados junto aos trabalhadores das 10 principais empresas de serviço do município, sendo entrevistados 62 trabalhadores, de níveis médio e superior. A coleta de dados utilizou questionários, com perguntas abertas e fechadas, abordando aspectos como: identificação da empresa; o perfil socioeconômico do trabalhador; os investimentos da empresa em inovações tecnológicas; as mudanças ocorridas na empresa após a introdução de novas tecnologias; o perfil profissional do trabalhador; e, por fim, as iniciativas adotadas pelo trabalhador para melhorar sua qualificação. Os dados quantitativos foram classificados em categorias compatíveis com as questões de pesquisas; e os qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo com base no referencial teórico de concepção do problema. |
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RESULTADOS:
No perfil socioeconômico do trabalhador, predomina o sexo masculino (56,45%); a maioria (74,20%) tem entre 21 e 40 anos. Os casados representam 43,55% dos entrevistados. Quanto à escolaridade, a maioria tem apenas o nível médio (83,87%); e, dentre os que têm nível superior (16,13%), 50% se formaram em Letras, 10% em Administração, 10% em Pedagogia, e 30% se formaram em Farmácia. Identificou-se que a maioria dos trabalhadores percebe acima de 1 até 5 salários mínimos (75,81%). Na percepção dos trabalhadores, as empresas utilizam de alguma forma inovações tecnológicas: para 67,74% das respostas, elas utilizam inovações tecnológicas “de forma intensiva”;e, para 32,26%, as empresas “pouco utilizam” ou não sabem informar. Quanto à segurança no emprego, a maioria (72,58%) se diz “segura no emprego”, ao contrário do que se poderia esperar. Quanto aos investimentos da empresa na qualificação do trabalhador, 8,06% “nunca investem”, 20,97% “raramente investem”, 45,16% “às vezes investem”, e 24,19% “sempre investem”. A maioria dos trabalhadores (93,55%) sente a necessidade de treinamento; 67,74% não possuem computador e 69,81% acessam Internet apenas no trabalho. Para se manterem atualizados, os trabalhadores destacaram como fonte de informação a Internet (24,07%), a TV (22,84%), Revistas (18,52%), jornais (17,28%) e Rádio (8,64%). O livro representa apenas 3,70% das respostas dos entrevistados. |
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CONCLUSÕES:
Embora os entrevistados, em geral, associem a idéia de inovação tecnológica à adoção de tecnologia e conhecimento na área de informática, constatou-se a presença de inovações de base organizacional e social. A partir da adoção de novas tecnologias, perceberam-se algumas mudanças nas empresas, como melhoria no atendimento aos clientes, aprimoramento nos processos de trabalho, ampliação dos serviços e mudança no clima organizacional.. Paradoxalmente, os entrevistados se sentem seguros no emprego, apesar das pressões do mercado e da necessidade de reestruturação das empresas. O fato de a maioria receber acima de 1 até 5 salários se dá justamente pela prática das empresas locais de pagarem a seus colaboradores o salário comercial vigente, um pouco acima do mínimo. Observou-se existir por parte dos entrevistados um grau considerável de conscientização a respeito do profissional exigido pelo mercado. Quanto ao processo decisório, não houve alterações significativas, permanecendo as decisões centralizadas na cúpula da organização. Apesar de algumas iniciativas das empresas para capacitar seus recursos humanos, em geral os próprios trabalhadores é que tomam a iniciativa de qualificação e aperfeiçoamento profissional. Em suma, considerando a percepção dos entrevistados, são ainda modestas as mudanças tecnológicas verificadas nas empresas de serviço do município, particularmente quanto à organização do trabalho, à estrutura organizacional e ao perfil profissional. |
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Instituição de fomento: UFRN/PROPESQ | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Inovações tecnológicas; Recursos humanos; Setor de serviços. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |