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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
OS DESAFIOS E AS ESTRATÉGIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESORES NO CEARÁ | ||
MARIA JANETE DE LIMA 1 (mjanelima@bol.com.br) | ||
(1. CENTRO DE FORMAÇAÕ DE PROFESSORES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG) | ||
INTRODUÇÃO:
O estudo tem como objeto a Formação de Professores através da Educação a Distância e em especial a metodologia e organização do Programa do Núcleo de Educação Continuada a Distância- NECAD\UECE. Elegemos como categoria o conceito de formação profissional, desenvolvimento profissional,professor reflexivo, avaliação e avaliação institucional. |
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METODOLOGIA:
Priorizamos na pesquisa o professor-aluno em formação do Município de Itarema – Ceará. Neste procuramos identificar e analisar um projeto de formação em serviço desenvolvido pelo NECAD\UECE, com o grupo de professores de Itarema- Ce. Na pesquisa a formação pode ser identificada pelos mesmos como busca do status e do retorno financeiro idealizado pela sociedade. |
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RESULTADOS:
Conforme o que havíamos definido nos pressupostos, os cursos de formação tem se revelado uma atividade restrita às questões da docência e pautada no cumprimento de uma legislação. Relatamos que o funcionamento destes de faz à revelia das condições exigidas pela EaD e, muitas vezes funciona nos moldes da Educação Presencial, só que sem a devida interação professor-aluno. De outra parte, é preciso reconhecer as conquistas dos professores, mesmo diante de uma formação sem o potencial das Licenciaturas presenciais. |
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CONCLUSÕES:
Acreditamos que as contribuições destas constatações se fazem no sentido de proporcionar o repensar da formação de professores como proposta de reestruturação das políticas educacionais de formação superior no Ceará. Tal constatação sem dúvidas desencadearia por sua vez, um processo de investigação bem mais elaborado e abrangente, com vistas a transpor as questões emergentes e reveladas neste trabalho. De modo mais específico podemos validar este resultado por sua base empírica, revelada pela pesquisa de campo. |
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Instituição de fomento: FUNDAÇÃO CEARENSE DE AMPARO A PESQUISA | ||
Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; POLÍTICAS DE FORMAÇÃO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |