IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
REDIMENSIONANDO A PROPOSTA CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cecília Ribeiro da Silva Santos 1, 2 (tony@piernet.com.br) e Maria das Dores Ribeira da Silva 1
(1. Escola Santa Cecília; 2. faculdade de Educação Superior de Timbaúba- FAEST)
INTRODUÇÃO:
Ao longo dos últimos anos muito se tem discutido sobre a importância de levar o aluno a construir seu próprio conhecimento, aprender a aprender. Mas, o que as escolas e professores estão fazendo para garantir esse momento na organização do trabalho em sala de aula como espaço de construção? Segundo Paulo Freire“Infelizmente, de modo geral, o que se vem fazendo nas escolas é levar os alunos a apassivar-se ao texto. Os exercícios de interpretação da leitura tendem a ser quase sua cópia oral. A criança cedo percebe que sua imaginação não joga: é quase algo proibido, uma espécie de pecado. Por outro lado, sua capacidade cognitiva é desafiada de maneira distorcida”.(1997:45). Normalmente, as crianças são submetidas ao ensino formal da leitura, escrita e matemática. Elas são preparadas para testes de seleção, atividades de prontidão, onde apenas acumula saberes sem refleti-los em situações reais, resultando na reprodução de um saber fragmentado e com caráter memorizador e cumulativo. Pensar o currículo escolar desta forma é concebê-lo como algo linear que não leva a aprendizagem significativa. Redimensionar o currículo da Escola Santa Cecília, mas especificamente da educação infantil, pautado numa linha cognitiva e sócio-interacionista, onde estudante/professor são sujeitos partícipes do processo ensino-aprendizagem e estimular a construção seu conhecimento com situações probletatizadoras reais são objetivos deste trabalho de pesquisa.
METODOLOGIA:
O trabalho de pesquisa está sendo desenvolvido na Escola Santa Cecília, no Município de Timbaúba/PE, nas turmas de educação infantil (do maternal à alfabetização), numa proposta curricular intitulada “Não construímos o Brasil sozinhos” foi desenvolvida em quatro momentos: 10 Momento: Leitura; 20 Momento: montagem de um álbum; 30 Momento: construção de um globo; 40 Momento: Socialização dos resultados. A construção e implementação da proposta exigiu dos professores envolvidos: planejamento coletivo, elaboração de um plano de atividade, coleta e organização de material, seminário com os alunos.
RESULTADOS:
No primeiro momento, buscou-se o papel da leitura e da escrita na construção do conhecimento e a implementação de uma política de leitura envolvendo diferentes dimensões: psicológica, lingüística, matemática, social, histórica e política. Ainda, proporcionamos um ambiente onde as crianças pudessem conviver com prática de leitura e escrita. Solicitando que os alunos da alfabetização confeccionassem um livro a partir de figuras selecionadas por eles socializando com toda a comunidade escolar através de exposição e dramatização. No segundo momento, realizamos a montagem de um álbum, enfatizando as características étnicas e culturais da vida das crianças para que os mesmos compreendessem, valorizassem e respeitassem as diversidades e a pluralidade cultural. No terceiro momento, construímos globos com colagens de gravuras das raças que compõem a nação obtida através de pesquisas realizadas em jornais e revistas, enfatizando o povo brasileiro e sua diversidade sócio-cultural e econômica. No quarto momento, realizamos um debate sobre a temática na qual os alunos fizeram um mapa do Brasil com colagem de figuras e reportagens que retratassem situações diversificadas sobre a situação real do país. Finalmente, verificamos que as crianças adquiriram o prazer pela leitura e escrita aguçando o desejo de querer aprender e compreender melhor o mundo em que vivem na busca pela melhoria da qualidade de vida.
CONCLUSÕES:
Buscamos historicizar e contextualizar os conteúdos resgatando a memória dos acontecimentos (suas origens, causas, conseqüências e significados) fornecendo informações necessárias na quais as crianças foram capazes de conhecer e compreender a importância e o significado da pluralidade cultural. Contribuímos para a formação de crianças críticas e reflexivas na esperança de construirmos uma sociedade mais humana e justa no exercício da cidadania.
Superação de um modelo individualista, fragmentado e centralizado na transmissão do conhecimento. No desenvolvimento da prática pedagógica estabelecemos um currículo dinâmico pautado num processo coletivo com respeito às singularidades de cada criança, suas crenças, seus valores e as diversidades culturais. Valorização da socialização, através das trocas de saberes e o respeito mútuo através de uma relação dialógica envolvendo também a família nesse contexto. As crianças desenvolveram atitude de busca, pesquisa, investigação, descoberta e construção do conhecimento.
Palavras-chave:  currículo; contexto; redimensionar.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005