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F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica | ||
ANÁLISE DO PERFIL E PERCEPÇÕES DO ALUNO DE TURISMO - UM ESTUDO DE CASO | ||
ROBSON OLIVEIRA MARQUES 1 (romarques@hotmail.com), JOSIPLESSIS BARROS PONTES MARQUES 1, THIAGO PESSOA GUERRA 1, THIAGO SANTOS SAMPAIO 1, DANIELLE DE LIMA TAVARES 1 e ROSSANDRA SILVA JERÔNIMO LEITE ALMEIDA 1 | ||
(1. FACULDADE DE CIÊNCIAIS SOCIAIS APLICADAS - FACISA) | ||
INTRODUÇÃO:
O mundo globalizado tem transformado decisivamente as relações humanas e institucionais em todos os seus aspectos. A participação efetiva no processo globalizado tem exigido dos seus atores (instituições e indivíduos) a permanente busca do saber compartilhado como condição indispensável à formulação de políticas e ações no enfrentamento dos problemas humanos, sob esta nova ordem. Nesse aspecto, esta pesquisa se propôs a analisar o perfil e a visão crítica entre os grupos de estudantes iniciantes e concluintes do curso de turismo no ano de 2005 na FACISA - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, do município de Campina Grande-Pb. A partir do exposto, surgiu o interesse através desta pesquisa de analisar-se quais as percepções e o perfil deste novo grupo de universitários que se desafiam a estudar uma área relativamente nova enquanto profissão e principalmente enquanto formação acadêmica, uma vez que estes podem estar em busca, através desta habilitação, de se encontrarem na condição de atores participantes no processo de construção do turismo nordestino e brasileiro. |
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METODOLOGIA:
Esta pesquisa de natureza exploratória e descritiva desenvolveu-se tendo como universo a FACISA - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. A amostra não-probabilística intencional foi composta por (41) alunos do curso de Turismo, distribuídos em (32) alunos iniciantes do primeiro período e (09) alunos ‘concluintes de 2005’ matriculados no oitavo período, deste modo alcançando-se todos os alunos matriculados regularmente no curso de Turismo da FACISA. Tendo como objetivo central estabelecer um estudo comparativa entre o perfil destes dois grupos. Utilizou-se como instrumento para coleta dos dados, questionários estruturados com questões fechadas em escala tipo Likert e múltipla escolha, onde foram abordadas as seguintes variáveis o grau de comprometimento com o curso escolhido, a percepção dos entrevistados quanto à instituição formadora, o objetivo que os levou à esta escolha profissional, delineamento do perfil sócio-cultural, como ocorreu a escolha da faculdade, o nível de investimento intelectual dos graduandos, a percepção do mercado de trabalho, entre outras questões que buscaram atender aos objetivos propostos neste estudo. Os questionários foram aplicados pelos autores sob forma de entrevista dirigida,junto à amostra selecionada que respondeu aos critérios estabelecidos pela pesquisa. |
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RESULTADOS:
Para realizar-se a análise comparativa dos dados, utilizou-se o programa SPSS for Windows versão 9.0. Através das correlações dos dados verificou-se que (62,5%) de iniciantes e (100%) dos concluintes são mulheres. O primeiro período foi constituído de (62,5%) de alunos com faixa etária entre 17-21 anos. No oitavo período, (66,7%) dos alunos têm entre 22-25 anos. Quanto à conclusão do ensino médio, o primeiro período revelou que (34,4%) foram oriundos da rede pública e (100%) dos concluintes da rede privada. Constatou-se que (78,1%) dos alunos iniciantes não obtiveram experiência anterior com o turismo e (88,9%) dos concluintes já ingressaram com experiências anteriores nesta área. Observou-se que (75%) dos iniciantes classificaram o curso de turismo como primeira opção e (77,7%) dos concluintes. Revelou-se que no primeiro período apenas (9,3%) dos alunos lêem artigos e livros de turismo e no oitavo período este índice aumentou para (33,3%). Constatou-se que (78%) dos alunos do primeiro período, afirmaram conhecer bem o perfil profissional do turismólogo, exigido pelo mercado de trabalho e (77,7%) do oitavo período, também denotaram conhecê-lo. Quanto à capacidade de Campina Grande oferecer oportunidades de estágio e emprego aos profissionais do turismo, verificou-se que (55%) dos iniciantes afirmaram verem potencial de mercado na cidade, no entanto, (100%) dos alunos concluientes afirmaram que não percebem que a cidade ofereça condições de trabalho e estágio nesta área. |
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CONCLUSÕES:
A partir da análise dos dados descritos, concluiu-se portanto que houve um predomínio do sexo feminino nesta amostra, bem como, de estudantes jovens e solteiros, com baixo índice de alunos advindos da rede pública de ensino. Constatou-se que as duas categorias entrevistadas classificaram o curso de turismo como sua primeira opção em escolha profissional. Verificou-se inclusive, que os alunos iniciantes não mantiveram contato anterior com a área do turismo, como ocorreu significativamente entre os concluintes, antes de ingressarem no curso. Possivelmente esta pode ser uma das razões pelas quais os alunos iniciantes apresentaram reduzido hábito de leitura sobre artigos e livros técnicos de turismo, uma vez que este percentual apresentou-se mais representativo entre os alunos concluintes. Concluiu-se que os alunos de ambas as categorias afirmaram conhecer bem o perfil profissional do turismólogo exigido pelo mercado, contudo, apresentaram distintas respostas quanto à percepção sobre o potencial da cidade de Campina Grande em oferecer oportunidades de estágio ou emprego aos profissionais do turismo, afirmativa negada de forma unânime pela categoria de alunos concluintes, possivelmente por terem agregado mais experiência durante esta formação acadêmica. Espera-se ter contribuído cientificamente e poder vir a colaborar com estes dados para estudos posteriores. |
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Instituição de fomento: FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: TURISMO; ALUNOS; FACISA. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |