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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
AÇÃO AFIRMATIVA UFF
PROEX/CEG/CES
Universidade Federal Fluminense
José Nilton de Sousa 1 (jnilton@vm.uff.br), Paulo Cesar Ribeiro 2, Regina Camacho 3, Sérgio Aboud 4 e Rita de Cássia Corrêa da Silva 5
(1. COPE/CES/UFF e PROSABER/CEG/UFF, Doutorando Economia UFF.; 2. COPE/CES/UFF e PROSABER/CEG/UFF.; 3. UFF; 4. COPE/CES/UFF e PROSABER/CEG/UFF.; 5. UFF - ESS)
INTRODUÇÃO:
O trabalho tem por objetivo apresentar o resultado do Programa Ação Afirmativa na UFF que tende para a criação de um espaço físico onde licenciandos da universidade possam ter a experiência de transmitir conhecimentos a pessoas menos favorecidas economicamente. Muito além da transmissão de conhecimento, ou seja, de práticas pedagógicas, oportunizam-se aos alunos universitários a vivências junto à camada popular procurando operacionalizar uma troca - conhecimento x experiência.
METODOLOGIA:
O Programa é estruturado da seguinte forma: curso de Pré-Universitário para 120 jovens, oriundos de comunidades faveladas, escolas públicas e que sejam, preferencialmente, pretos ou pardos com curso de ensino médio completo ou em conclusão; curso de Atualização para adultos que pretendem retorno ao ambiente escolar; curso de orientação vocacional para jovens; coral; inclusão digital e curso de produção de texto. As ações/projetos/cursos são inter-relacionados através de atividades socioculturais e encontros de avaliações permanentes. Os universitários que atuam no programa são orientados por professores visando o planejamento e discussão das atividades a serem desenvolvidas em cada projeto/curso.
RESULTADOS:
Estamos no 6 (sexto) ano da proposta, com: uma equipe de docentes composto de alunos formando e recém-formado, em sua maioria dos cursos de licenciatura da UFF, sendo alguns ex-alunos do programa; um crescente envolvimento de professores da UFF; o apoio significativo de pessoas que se entusiasmam e dão forças e estímulo para que se prossiga com a proposta. Apesar da falta de recursos 26 dos 72 alunos que concluíram o pré-universitário, até a presente data, foram aprovados nos vestibulares das universidades públicas, 18 adultos concluíram o curso de atualização e tivemos presença significativa nos demais cursos. Nesse ano o Programa Diversidade na Universidade do MEC está financiando o Pré-Universitário o que demonstra o reconhecimento do trabalho.
CONCLUSÕES:
Os efeitos positivos deste trabalho para o aluno-mestre e mesmo para os professores já formados podem ser ratificados, nas avaliações feitas ao final dos anos, constatamos não só que os objetivos traçados têm sido alcançado, como também, que houve trocas de experiências de forma bem solidária. Em relação aos alunos da comunidade que concluem os cursos, ficam patente o entusiasmo e a empolgação por estarem preparados para melhor competir, seja por uma vaga na universidade pública ou no mercado de trabalho. Analisando relatórios e reuniões realizadas com os inscritos, concluímos que as aulas ministradas são bastante proveitosas e satisfatórias, apesar de algumas deficiências encontradas como, por exemplo, o número pequeno de sala de aulas, material de consumo exíguo. Segundo os participantes, o curso propiciou aos jovens a oportunidade de aprender e “reaprender” conteúdos e aos alunos de mais idade, relembrar e, na maioria das vezes, aprender conteúdos apresentados. A experiência vem demonstrando ser possível conciliar a atividade da Academia com dinâmicas de atividades populares onde a solidariedade e a participação é tomada como linhas mestras.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  educação; jovem; ação afirmativa.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005