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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior | ||
CULTURA E CIÊNCIA: PRÁTICA COLABORATIVA ENTRE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA TECNOLÓGICA E EDUCACIONAL NA REGIÃO DE CURITIBA - PR | ||
Edilson da Costa 1 (ecofil@uol.com.br) | ||
(1. Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná - UFPR) | ||
INTRODUÇÃO:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que a educação deve sustentar-se em quatro pilares visando à formação do cidadão: aprender a conhecer, que significa trabalhar em profundidade alguns assuntos; aprender a fazer que consiste em adquirir competências para enfrentar diferentes situações; aprender a viver com os outros para trabalhar em equipe, em projetos colaborativos; aprender a ser, desenvolvendo a personalidade, a capacidade e a autonomia. A presente pesquisa teve como objetivo mostrar a importância da extensão universitária através do diálogo cultura e ciência, proporcionando aos estudantes do Curso de Pedagogia o uso da tecnologia na educação, despertando neles a necessidade de aproximar-se mais dessa realidade, em uma educação verdadeiramente tecnológica; ao aluno do Ensino Fundamental, a aproximação com ferramentas tecnológicas como o computador visando a desmistificar seu uso. |
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METODOLOGIA:
A pesquisa ocorreu durante o primeiro semestre de 2004 com alunos do curso de Ciência da Computação da UNIANDRADE – Centro Universitário Campos de Andrade, de Curitiba – PR, que realizaram projeto colaborativo junto a estudantes do curso de Pedagogia da FAEL – Faculdade Educacional da Lapa, município da Lapa –PR, e alunos do ensino fundamental do mesmo município. O projeto desenvolveu-se em duas fases distintas: primeiramente, buscou-se oferecer momentos de reflexão sobre os avanços tecnológicos junto a estudantes do curso de Pedagogia, despertando-os para a necessidade de elaboração de material tecnológico de apoio. Na segunda fase o projeto teve continuidade junto a estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino fundamental. Procurou-se privilegiar a participação de alunos que pouco ou nenhum contato têm com o computador, procurando assim desmistificar e socializar a utilização dessa ferramenta tecnológica. |
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RESULTADOS:
A partir da experiência realizada com estudantes de Pedagogia e com alunos do Ensino Fundamental, constatou-se a necessidade de se organizarem outros projetos sob a forma de cursos de extensão junto a professores e alunos; esses cursos poderão ser aplicados em outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba – PR, com implantação para o ano de 2005. A pesquisa contribuiu também para a integração entre ciência e cultura: os alunos do curso de Ciência da Computação passaram a valorizar mais a área educacional, assim como os alunos de Pedagogia puderam perceber a necessidade do uso de recursos tecnológicos como ferramentas auxiliares no processo educativo. Finalmente, como resultado maior, os alunos envolvidos compreenderam o significado da extensão universitária, além de ampliarem o grupo interessado na elaboração de projetos colaborativos. |
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CONCLUSÕES:
O Projeto Colaborativo é uma prática que privilegia a construção do conhecimento através da interação. A aproximação entre alunos da área tecnológica com alunos da área educacional e com a comunidade escolar possibilitou a interdisciplinaridade e a percepção da necessidade de trazer a universidade para perto da comunidade, fazendo com que os universitários sintam-se comprometidos com a sua realidade, e beneficiando a comunidade com os conhecimentos construídos no ambiente acadêmico. Esta pesquisa abriu possibilidades de aplicação junto a outras instituições e realidades, em uma prática comunicativa de construção do conhecimento, fazendo com que esta ação comunicativa pudesse acontecer primeiramente na comunidade escolar, expandindo-se posteriormente e contribuindo para uma melhora qualitativa de todos os envolvidos. |
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Palavras-chave: extensão universitária; projeto colaborativo; interdisciplinaridade. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |