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H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa | ||
COMO ORIENTAR A PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO: QUESTÕES DE ICONICIDADE TEXTUAL. | ||
Darcilia Simões 1 (darcilia@simoes.com) | ||
(1. Profª Drª do Depto. de Língua e Lit. Portuguesa e Fil. Românica – ILE/UERJ) | ||
INTRODUÇÃO:
Considerando-se: a) os resultados de exames como Provão, ENEM, Vestibulares, etc. que demonstram a incompetência redacional do estudante que busca o curso superior; b) a ausência de prática redacional direta nas aulas de língua portuguesa; c) o modelo geral de correção de textos praticado nos cursos de graduação; d) a necessidade de conscientização docente/discente para com o domínio do uso padrão da língua nacional, sobretudo na forma escrita, vimos nos ocupando do estudo da iconicidade textual projetada sobre a gramática do texto. Pretendemos com isto instrumentalizar o docente para uma prática mais eficiente, uma vez que a discussão do texto produzido não pode ser restrita à indicação de palavras, expressões, frases ou trechos problemáticos, mas, principalmente, deve fornecer soluções lingüísticas para os problemas apontados. Quanto ao discente, temos percebido que o modelo de correção em construção tem possibilitado a prática da retextualização e permitido o aperfeiçoamento do uso escrito do vernáculo em seu registro formal, uma vez que centramos o foco na produção do texto monográfico. Portanto, nossa pesquisa se destina a apontar falhas estruturais nas monografias finais de alunos da graduação em Letras e tem por meta a construção de estratégias de correção que orientem a reescritura dos textos para otimizar o ensino-aprendizagem da língua portuguesa em seu registro formal (uso padrão) e, por conseguinte, o processo redacional dos graduandos. |
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METODOLOGIA:
A Teoria da Iconicidade (Peirce) e a Pragmática têm prestado relevante serviço não só à linha de pesquisa de que participamos Ensino da língua portuguesa; história, políticas, sentido social, metodologias e pesquisa , assim como aos diálogos entre os membros do GRPesq-CNPq Semiótica, leitura e produção de textos , que lideramos. Tem sido possível demonstrar uma correlação um-a-um entre forma e interpretação semântico-pragmática pautada numa motivação funcional imanente aos aspectos estruturais observados. As iconicidades diagramáticas - sintagmáticas e paradigmáticas – se dão no nível concreto, porque são balizadas pelos sistemas sígnicos dos quais resultam. No plano lingüístico, dicionários e gramáticas regulam essa relação concreta; e o modelo de correção textual que propomos examina as estruturas lingüísticas, avaliando-lhes o potencial icônico e propondo a reorganização das estruturas com vistas à adequação formal e à legibilidade. Utilizando a Internet para o intercâmbio das versões dos textos produzidos e respectivas correções, tem sido possível acompanhar-lhes a escritura e a reescritura, e a ampliação do domínio verbal escrito no uso culto vem-se mostrando crescente. |
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RESULTADOS:
Comparadas as produções obtidas nas turmas de 8º período de Letras (formandos de 2001 a 2004), tem sido possível perceber os avanços do modelo de correção praticado e da produtividade da aplicação da teoria da iconicidade como parâmetro de avaliação da legibilidade das estruturas presentes nos textos monográficos. Aliando-se o indispensável domínio da gramática normativa como referência para a produção do texto acadêmico e os requisitos formais deste tipo de produção, tem sido possível discutir os problemas dos textos e conscientizar os estudantes acerca da importância do conhecimento gramatical como condição de iconicidade. Os planos da língua e seus fatos passaram a ser observados não mais como um conjunto burocrático de informações, mas como instrumentos indispensáveis para a redação de textos, sobretudo os acadêmicos. Neste plano, concordâncias, regências, colocações, seleção vocabular, etc. têm sido entendidas como elementos responsáveis pela clareza, coesão e adequação textual. |
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CONCLUSÕES:
Considerando-se os resultados obtidos nas turmas citadas em conformidade com a meta principal de nossa pesquisa – produzir modelo de correção de textos acadêmicos que orientem a retextualização no registro formal da língua – pode-se concluir não só da eficiência da proposta, mas sobretudo da necessidade de atualização docente no sentido de redimensionar o ensino da norma padrão, com vistas a conferir-lhe sentido, uma vez que a aprendizagem só se torna possível quando significativa. E a resposta textual de nossos alunos graduandos pode ser considerada a melhor possível tanto no que se refere à aceitação das funções-valores gramaticais como conhecimento necessário, mas também no que concerne a uma utilização mais responsável da língua nacional em suas produções acadêmicas. (Visite: http://www.darcilia.simoes.com) |
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Palavras-chave: Produção do texto acadêmico; Iconicidade e modelo de correção; Língua portuguesa padrão escrita. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |