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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
COGNIÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
Selma França e Silva da Costa 1 (selma@portoweb.com.br)
(1. Depto. de Educação, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA)
INTRODUÇÃO:
A cognição e a gestão de pessoas nas organizações é atualmente assunto bastante discutido pelos estudiosos das ciências humanas, pois remete a processos que envolvem relações entre conhecimento adquirido, específico ou não, e a compreensão de quem está na posição de gestor de pessoas. A ênfase do debate sobre a questão na atualidade envolve a provisão de ferramentas para que as pessoas consigam atingir seus resultados na organização, por meio da aquisição e aplicação do conhecimento. Analisa-se nesta pesquisa o sentido da cognição em ambientes de trabalho à luz da realidade vigente e seu significado no curso de Pedagogia Empresarial.
METODOLOGIA:
O estudo objetivou averiguar a percepção dos gestores dentro das organizações em relação à aquisição do conhecimento direcionado ao trabalho de seus colaboradores, propiciando refletir e verificar como as organizações utilizam esta aprendizagem e participam da mesma. A estratégia utilizada procurou primeiramente, embasamento a partir dos projetos de desenvolvimento humano de distintas organizações, por meio da análise de suas implementações, a fim de verificar até que ponto o tratamento dado à questão na prática pelas organizações se relaciona à condição de formação em que se encontram hoje os cursos de formação pedagógica empresarial.. Para tal, utilizou-se a perspectiva de pesquisa qualitativa, com análise descritiva e exploratória através de questões norteadoras em entrevistas semi-estruturadas, das quais participaram aleatoriamente quinze gestores.
RESULTADOS:
Como resultados constatou-se a existência de relativa ligação entre a teoria proposta pelo estudo e a prática evidenciada na investigação. Percebe-se que a construção, a aquisição e utilização do conhecimento são consideradas como fatores constantes, assim como oportunidades para o desenvolvimento dessas habilidades proporcionadas pelos gestores, os quais em comunhão com as organizações necessitam, cada vez mais, deter tal compreensão para otimizar seus processos de desenvolvimento e produtividade.
CONCLUSÕES:
Na prática, essas questões deixam de ser contempladas com qualificação, pela ausência de ações estratégicas que proporcionem a alteração na cultura da organização. Para tal, o enfoque pedagógico deverá ser implementado pelos gestores, para que exercitem com suas equipes a dimensão de organização que aprende, por meio de um projeto de ação a ser implantado de forma contínua e sistemática.
Palavras-chave:  conhecimento; gestão de pessoas; organizações.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005