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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
CROMATOGRAFANDO EM FORMA DE DESENHO ANIMADO | ||
Rosangela da Rocha Alves 1, Náuvia Maria Cancelieri 1, Jayme Reis Netto 1, Luciane Vieira Lopes Marques 1 e Renata Cristiane Sena Dutra 1 | ||
(1. Curso de Farmácia, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC) | ||
INTRODUÇÃO:
A palavra cromatografia, do grego Kromatos – cor e Grafos – escrita, foi primeiramente usada, em 1903, por Michael Tswett, para descrever a separação de pigmentos de plantas em zonas de cores distintas. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. A fase que se move denomina-se fase móvel a que não se move denomina-se fase estacionária. Atualmente é possível encontrar diversas técnicas cromatográficas, como por exemplo a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), Cromatografia Gasosa (CG), Cromatografia em Camada Delgada Analítica (CCDA), Cromatografia em Camada Delgada Preparativa (CCDP) e Cromatografia em Coluna (CC), extremamente utilizadas para análises qualitativas e/ou quantitativas, como por exemplo dosagem e identificação de medicamentos, substâncias tóxicas encontradas no meio ambiente, substâncias ativas encontradas em plantas e organismos marinhos. Desta forma, são usadas em escalas industriais, pesquisas científicas e fazem parte de conteúdos programáticos de disciplinas como química orgânica, bioquímica, fitoquímica, toxicologia, entre outras. Este trabalho tem como objetivo facilitar e divulgar os conceitos a cerca de técnicas cromatográficas (CCDA e CC), que serão representadas em forma de desenhos animados. |
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METODOLOGIA:
Os modelos que irão representar as técnicas cromatográficas serão confeccionados em forma de desenho animado, as substâncias serão os personagens, que terão movimentos e irão representar o processo, antes, durante e depois da transformação. A técnica mais usada para produzir animação é sobrepor figuras desenhadas uma a uma em folhas de papel, de maneira que a sobreposição de figuras crie aos olhos uma ilusão de movimento. Paralelamente será usado também programa de computador. Foi elaborado um questionário para avaliar o processo ensino-aprendizagem, a respeito da Cromatografia em Camada Delgada Analítica (CCDA) e Cromatografia em Coluna (CC), de acordo com os desenhos animados apresentados a alunos de 10 Período do curso de farmácia (Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC). |
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RESULTADOS:
Em relação às respostas do questionário ensino - aprendizagem para averiguação do sucesso da metodologia utilizada envolvendo conceitos de cromatografia, como definição, componentes cromatográficos, números de substâncias isoladas, polaridade das substâncias, temos que oitenta porcento dos alunos de 10 Período do curso de farmácia alcançaram cem porcento de acerto. Oitenta e dois porcento dos alunos universitários consideraram a Cromatografia em Camada Delgada Analítica (CCDA) em forma de desenho animado, muito bom, treze porcento bom e três porcento regular, não sendo considerada insuficiente por nenhum aluno. Para a Cromatografia em Coluna (CC) em forma de desenho animado, oitenta e cinco porcento dos alunos de 10 Período do curso de farmácia consideraram muito bom, doze porcento bom e três porcento regular. |
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CONCLUSÕES:
As metodologias utilizadas, proporcionaram uma melhor compreensão dos tipos de cromatografia, CCDA e CC. |
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Instituição de fomento: Centro Universitário do Espírito Santo | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Cromatografia; Ensino; Desenho. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |