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D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 4. Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico | ||
Percepção de desnutrição infantil por pais de crianças acompanhadas em creche-escola em Fortaleza –Ce | ||
Daniel Cordeiro Gurgel 1 (carlosbruno@secrel.com.br), Maria de Fatima Rebouças Antunes 2, Marilene Calderado Munguba 2, Renata Nogueira Carvalho 1, Valden Luis Capistrano Junior 1, Carlos Antonio Bruno da Silva 2, 3 e Jose Brandão Neto 2 | ||
(1. Centro de Ciências da Saúde, Curso de Ciências da Nutrição - UNIFOR; 2. Centro de Ciências da Saúde - Pós graduação em Ciências da Saúde - UFRN; 3. Centro de Ciências da Saúde, Mestrado em Educação em Saúde- UNIFOR) | ||
INTRODUÇÃO:
Um dos pontos primordiais na terapia da desnutrição é o diagnóstico precoce da criança desnutrida. A detecção parte da constatação familiar de características que podem representar a desnutrição. As conseqüências da desnutrição vão desde uma diminuição no coeficiente intelectual, problemas de aprendizado, memorização, baixo desenvolvimento muscular e enfermidades infecciosas freqüentes em crianças, até um maior risco de enfermidades crônicas na idade adulta. A desnutrição é considerada como uma desordem tanto de natureza médica como social, ou seja, os problemas médicos da criança resultam, em parte, dos problemas sociais do domicílio que a criança habita. A desnutrição é o resultado final da privação nutricional e, freqüentemente, emocional por parte daqueles que cuidam da criança os quais, devido a falta de entendimento, pobreza ou problemas familiares, são incapazes de prover a nutrição e o cuidado necessário que a criança requer. Assim sendo, este trabalho teve como objetivo definir a percepção dos pais do que vem a ser uma criança desnutrida e quais as conseqüências da desnutrição infantil de uma maneira geral e em seus filhos |
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METODOLOGIA:
Trabalho de enfoque qualitativo, transversal realizado no período de janeiro a março de 2005, na escola-creche Centro- Sócio-Educacional-Sanitário Madonnina del Grappa, em Fortaleza Ceará. Foram realizados grupos focais, em um total de 6 eventos, aos sábados. Cada grupo era composto de 10 responsáveis, 3 observadores e um coordenador. As atividades foram gravadas e fotografadas. Participaram um total de 60 responsáveis, sendo 54 mães e 6 pais. Todos possuíam crianças em idade de 06 meses a 6 anos assistidas no Centro Sócio-Educacional-Sanitário Madonnina del Grappa, em Fortaleza Ceará.. O número de filhos variou de 1 a 4 filhos. Os temas abordados nos grupos foram: 1) o quê os pais definem como desnutrição; 2) quais os fatores contribuintes no desenvolvimento da desnutrição infantil. Os dados foram transcritos e tabulados tendo sido realizada a análise de conteúdo e de sentido a partir de categorização empírica dos discursos. O projeto foi avaliado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade de Fortaleza |
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RESULTADOS:
As categorias obtidas a partir dos grupos foram: quanto a 1) definição de desnutrição as mães relacionaram com alterações físicas, sociais e comportamentais da criança. Na categoria física destacaram-se: o relato de peso e estatura insuficientes, relato de olhos fundos e presença de olheiras, o tamanho desproporcional da cabeça em relação ao corpo, aparecimento de eminências ósseas como as costelas e a clavícula e os membros finos. Nas alterações de comportamento foram detectados: olhar triste, sem brilho, com uma percepção diferente das outras crianças, pouco interesse pelas atividades normais e pela brincadeira, do ponto de vista social: pouca capacidade de raciocínio, apatia, irritabilidade, lassidão, desinteresse, tristeza, adinamia e exclusão social. Do ponto de vista escolar houve relato de queda do rendimento escolar e a necessidade de suporte educacional. Quanto aos 2) fatores contribuintes para o desenvolvimento de desnutrição foi relatado seleção alimentar, presença de tabus e aversões alimentares, rejeição a alimentos (feijão) e hábitos alimentares equivocados. |
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CONCLUSÕES:
Conclui-se a partir dos dados que: do ponto de vista do senso comum há uma adequada detecção de crianças desnutridas. Os critérios de desnutrição utilizados pelos pais são semelhantes aos de uma avaliação nutricional padrão onde se leva em consideração a história clínica, o recordatório alimentar, os sinais clínicos de desnutrição e as características comportamentais da criança. Foi evidenciado ainda que os pais tenham consciência de quais os alimentos ideais para uma criança, no entanto há erros básicos de substituição de alimentos, características de distribuição dos nutrientes e o uso excessivo de alimentos industrializados em detrimento dos naturais. Pelo exposto há a necessidade de criar redes de suporte após este diagnóstico |
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Instituição de fomento: CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: desnutrição; pesquisa qualitativa; saúde coletiva. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |