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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DE GERENCIAMENTO EM SERVIÇO DE SAÚDE: O CASO DA REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE SÃO GERARDO.
Cleide Carneiro 1 (cleidec@uol.com.br), Josep Pont Vidal 1, Dina Timbó 1, Josemeire Gomes 1 e Raimundo Wellington Araújo Pessoa 1
(1. Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
O presente estudo teve como objetivo identificar, segundo a percepção de gestores e usuários dos serviços, quais as competências fundamentais para o gerenciamento eficaz, que deverão ser implementadas em um serviço de saúde com 204 leitos e 77 trabalhadores na cidade de Fortaleza-CE. A abordagem conceitual está fundamentada nas competências essenciais como a base para a gestão organizacional, focalizada em três dimensões – conhecimentos, habilidades e atitudes. A evolução e aprimoramento da competência individual e coletiva, acontecem por meio da assimilação de conhecimentos, integração de habilidades e adoção de atitudes no desempenho do trabalho.Ao investigar as competências essenciais necessárias em um serviço de saúde.O estudo privilegia o mapeamento de relações efetivas existentes no ambiente de trabalho que compõe o cotidiano da instituição, visando apontar parâmetros e indicadores que possam incidir em resultados positivos e sanar ou prevenir situações negativas presentes na organização.
METODOLOGIA:
O estudo de natureza quanti-qualitativa contemplou um levantamento preliminar de dados por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva da instituição. A coleta dos dados deu-se por meio da aplicação de um questionário estruturado e com escalas de avaliação; perguntas abertas realizadas para os gestores, os quais responderam e descreveram conhecimentos, habilidades e atitudes presentes na instituição e não contempladas no questionário. Para tabulação dos dados foi utilizado o programa estatístico , para amostra de quatro gestores da área administrativa, quatorze gestores da área técnica e 40 usuários dos serviços que integram a rede de saúde. A escala , foi utilizada para identificar o grau de importância de cada competência. A escala utilizada foi construída para atribuir um escore numérico aos sujeitos, proporcionando um no que diz respeito aos atributos mensurados com o propósito de discriminar de forma quantitativa atitudes, motivações e percepções. O conceito classificatório foi de 1 a 5.
RESULTADOS:
O resultado do estudo identificou que, os gestores pontuaram as competências de maneira equiparada, visto que nenhuma obteve 100% das respostas, destacando-se entre as competências de habilidades com maiores percentuais (grau cinco, excelente),quatro competências de conhecimento, quatro competências de habilidade e quatro competências de atitudes. Nos resultados com os usuários, nove competências obtiveram os maiores percentuais de indicação do grau cinco (excelente, sendo seis competências de habilidade e três competências de atitudes). Nas competências de habilidade e atitudes, as respostas homogêneas entre os gestores e usuários (com pontuação de excelente e bom), apontaram ser ético com a equipe, superiores e usuários e ser capaz de promover e manter adequado relacionamento com a equipe de trabalho. Para os usuários, foram apontados, como excelente para ser capaz de motivar a equipe e ser capaz de negociar com a equipe e superiores. Para os gestores, a habilidade em usar a empatia com a equipe e usuários foi apontada também como excelente
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos por meio desse estudo permitem concluir que o instrumento utilizado proporcionou o mapeamento de competências essenciais presentes no cotidiano da instituição que levam ao compromisso e satisfação, e conseqüentemente a um melhor desempenho por parte dos trabalhadores e gestores, fomentando um resultado eficiente e competitivo daquela equipe. Incentivar o desenvolvimento das competências essenciais individuais e coletivas promove a auto-direção. A aprendizagem baseada no fomento as competências permite a integração do conhecimento, das habilidades e atitudes de forma dinâmica, suscitando o compromisso e satisfação dos trabalhadores.Mudanças que sejam necessárias devem buscar embasamento no enfoque das competências essenciais, cuja magnitude contribui para a inovação dentro da organização. Sendo assim, estima-se que o resultado desse estudo venha a promover e orientar políticas de recursos humanos com ênfase na educação voltada para o conhecimento competente, participativo e coletivo, desenvolvendo condições para o trabalho eficiente e humanizado no setor saúde.
Palavras-chave:  Competências essenciais; Serviços de saúde.; Recursos Humanos.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005