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G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MEIO RURAL: UMA PROPOSTA PARA VILA CONCEIÇÃO I
Francilene Alves Silva 1 (silvafrancilenealves@bol.com.br), Jailson de Macedo Sousa 2 e Maria Cláudia da Silva Santos 3
(1. Complexo Educacional Governador José Sarney - CEGJS; 2. Instituto de Estudos Sócio-ambientais da Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG.; 3. Depto. De Química e Biologia, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/CESI.)
INTRODUÇÃO:
A questão ambiental tem recebido notável atenção da sociedade na atualidade. Este fato se deve fundamentalmente pela idéia crescente do desenvolvimento colocar-se como um imperativo diante dos ambientes naturais. A intensidade do desenvolvimento tecnológico nessa direção tem ocasionado transtornos irreversíveis ao meio ambiente. E estas ações predatórias têm exigido da humanidade reflexões contínuas e permanentes acerca da problemática ambiental. A problemática ambiental que em via de regra é estudada nos espaços urbanos aqui é reservada a ser pensada no meio rural. A cidade de Imperatriz, localizada na Mesorregião Oeste maranhense apresenta uma superior a 230.000 habitantes. Esta população, ou seja, cerca de 95% da população está concentrada prioritariamente no meio urbano e apenas 5% se concentra nos espaços rurais. Esses indicadores nos levaram a levantar a problematização deste estudo. Esta se refere ao modo que as populações do meio rural tratam os seus ambientes naturais. Diante da problemática levantada buscou-se compreender como a população de Vila Conceição I, assentamento rural localizado no município de Imperatriz tem tratado o seu ambiente natural.
METODOLOGIA:
Para se chegar ao objetivo proposto neste trabalho, foram realizadas visitas de campo com observação sistemática do local. Concomitantemente, fez-se um levantamento o qual objetivou mapear a quantidade de famílias residentes na referida área. Logo após, foram aplicados 30 questionários, sendo que cada um correspondeu a diferentes famílias. Assim, buscou-se considerar no processo de conhecimento da realidade sócio-ambiental do referido assentamento um universo de 30 famílias o que corresponde a 20%. Os referidos questionários continham perguntas semi-estruturadas cujos objetivos traduziram a necessidade de conhecer a realidade sócio-ambiental da área de estudo. Buscou-se nessa direção questionar a população local sobre as suas relações com o meio ambiente, onde se formulou as seguintes indagações: conhecem sobre a educação ambiental; como tratam os resíduos sólidos domésticos; como a população local se relaciona com o meio ambiente e se existe a prática do uso de defensivos agrícolas por estas famílias. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística de variância (Anova) com grau de liberdade de 5%, usando Systat S.OS for Windows para análise de significância entre a quantidade de famílias que conhecem sobre a educação ambiental, como tratam e reconhece o seu ambiente de vivência e como se relacionam com este ambiente.
RESULTADOS:
O assentamento rural de Vila Conceição I conta atualmente com 150 famílias. Os resultados obtidos no referido estudo não se mostraram significativos em relação ao conhecimento ambiental pelas famílias do referido local, sendo que apesar de não ser significativo, os valores mostraram que a maioria das famílias entrevistada conhecem sobre a Educação Ambiental (53,4%). Em relação ao fator destino dos resíduos sólidos domésticos, nestes, os resultados apresentaram grande significância, onde, 93,4% das famílias entrevistadas revelaram que queimam os resíduos sólidos domésticos e 6,6% enterra-os. Quanto ao fator relação com o meio ambiente, estes também foram significativos, sendo que 85% das famílias disseram que cuidam muito bem do seu meio ambiente de modo a não causar desequilíbrios ambientais no que se refere à poluição ambiental e a preservação de seus recursos naturais. Porém, quando se colocou a questão do uso de defensivos agrícolas nas plantações, 65% das famílias declararam que usam algum tipo de agrotóxico em suas produções, e ainda que, 60% dessas famílias disseram não conhecer a ameaça destes agrotóxicos nem para o organismo humano, nem para o meio ambiente.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos conclui-se que, a população do assentamento Vila Conceição I, tem um tratamento organizado em relação aos resíduos sólidos domésticos, pois os resultados se mostraram altamente significativos, sendo que 93,4% das famílias entrevistadas revelaram que queimam os resíduos sólidos domésticos e 6,6% enterra-os, e ainda que, estas famílias se relacionam muito bem com seu meio ambiente, sendo que 85% das famílias disseram que cuidam muito bem do seu meio ambiente de modo a não causar desequilíbrios ambientais no que se refere à poluição ambiental e a preservação de seus recursos naturais. Porém, no que se refere ao uso de defensivos agrícolas, 60%, disseram que usam algum tipo de agrotóxico em suas plantações. O que mostra que apesar de Vila Conceição I ser um ambiente rural, onde a questão da poluição não se encontra tão agravada como nos ambientes Urbanos, os problemas ambientais desta área estão vinculados, principalmente, à produção agrícola, necessitando, portanto, de um trabalho de Educação Ambiental no sentido de equacionar os seus problemas ambientais presentes e remediar os problemas ambientais futuros. Pois o tratamento inadequado de agrotóxicos no cultivo dos produtos agrícolas e principalmente a falta de informações adequadas da população local em relação ao uso desses defensivos nesta localidade podem acarretar em problemas sérios ao meio ambiente.
Palavras-chave:  Espaço Rural; Educação ambiental; Geografia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005