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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA ESCOLA PÚBLICA: AVANÇOS E DESAFIOS
ANDREA MARIA ROCHA RODRIGUES 1 (andreamrrodrigues@hotmail.com)
(1. Centro de Educação,Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
A Avaliação Institucional nas escolas públicas estaduais do Ceará tornou-se realidade após a implementação do processo de eleições de diretores. Este tipo de avaliação tem como finalidade melhorar o trabalho escolar, aperfeiçoando a melhoria da qualidade do ensino. Desde sua primeira realização, em 1995, verificou-se uma boa adesão das escolas em realizá-la. Analisar seus avanços e desafios constituiu, a proposta de uma pesquisa empírica.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido em uma escola pública estadual, localizada no município de Fortaleza. Abrangeu uma população composta pelos seguintes segmentos: núcleo gestor, professores, funcionários, representantes das famílias e alunos. Como parte dos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi realizada por meio da observação participante, entrevista e a aplicação de questionários para cada segmento.
RESULTADOS:
Verificamos que onde deveria haver a participação de todos os segmentos da escola para sua efetivação, somente seus dirigentes participam do processo, anulando o verdadeiro sentido da avaliação institucional. Veremos com a analise dos dados que, nem sempre a teoria coincide com a prática.
CONCLUSÕES:
Concluímos então que, todos os segmentos envolvidos no processo da avaliação institucional na escola, deveriam repensar na legitimidade do processo, tentando dessa forma fazer uma avaliação institucional verdadeiramente participativa, pois este tipo de avaliação não visa a premiação, nem a punição, ao contrário, ela busca a reconstrução, facilitando dessa forma, a gestão democrática nas escolas públicas estaduais do Ceará.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  AVALIAÇÃO; AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; POLITICA EDUCACIONAL.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005