IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COMPOSTOS DE ADIÇÃO OBTIDOS ENTRE O EUGENOL(4-ALIL-2-METOXIFENOL) E SAIS DE METAIS ALCALINOS TERROSOS E DE TRANSIÇÃO
Patrícia Neto 2 (patricianeto2004@yahoo.com.br), Evanise Frota Lot 1 e Manuela Gonçalves Barroso 2
(1. Coordenação de Química, Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Curso de Licenciatura Plena em Química, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
Compostos de adição são formados quando quantidades estequiométricas de dois ou mais compostos estáveis são colocados em contato (LEE, 1999). Estes compostos são resultantes da interação entre uma molécula doadora de pares de elétrons e uma outra aceitadora dos mesmos. O eugenol é utilizado como ligante, visto que sua molécula possui átomos doadores de elétrons. Ele é o principal componente do óleo essencial de várias plantas, tais como: Eugenia caryophylus, popularmente conhecida como cravo da índia e Ocimum gratissimum, conhecida como alfavaca cravo. Estudos mostraram que o óleo essencial de quatro espécies de Ocimum (O. canum, O. gratissimum, O. trichodon e O. urticifollum), apresentam atividade antimicrobiana. Existe relatado que o óleo volátil destas plantas contém principalmente fenóis, que são prováveis responsáveis pela ação antimicrobiana. Estudos revelaram também que o eugenol apresenta propriedades antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres, que são capazes de oxidar biomoléculas, causando a morte da célula. Este trabalho visou sintetizar e caracterizar compostos formados entre sais metálicos e o ligante, comparando a atividade antioxidante dos compostos obtidos com a do próprio ligante.
METODOLOGIA:
A síntese consistiu em um sistema composto por um sal solubilizado em um balão de fundo redondo, sob banho de gelo, com agitação magnética por quinze minutos. Posteriormente, foi adicionado o eugenol e esta mistura ficou sob agitação magnética por quatro horas. Finalizada a síntese, o composto foi cristalizado por resfriamento. A caracterização consistiu na aplicação de alguns métodos de análises, tais como: teste de solubilidade, intervalos de fusão e espectroscopia na região do infravermelho. Foi verificada a solubilidade dos sais e compostos obtidos em diversos solventes: água destilada, metanol, etanol, acetona, clorofórmio e ciclohexano. A análise da atividade antioxidante do eugenol e dos compostos obtidos foi realizada seguindo o método do radical livre DPPH (1,1-diphenyl-2-picryl-hidrazyl) (YEPEZ et al., 2001). Em um tubo de ensaio foram colocadas 3,9 ml da solução de DPPH em metanol 6,5 . 105 M. Em seguida foi adicionado 0,1 ml de uma solução metanólica do composto obtido (0,1g/ml). Mediu-se a absorbância desta solução no comprimento de onda de 515 nm, no tempo de zero a trezentos minutos. O eugenol foi usado como padrão. A espectroscopia na região do infravermelho foi feita em pastilhas de KBr, comparando-se o espectro dos compostos sintetizados com o do eugenol.
RESULTADOS:
Os sais utilizados foram: NiSO4. 6H2O, CuSO4. 5H2O, MgSO4. 7H2O e CoSO4. 7H2O. Todos os compostos obtidos apresentaram diferença na solubilidade comparando com os sais utilizados. O composto de níquel apresentou um intervalo de fusão de 239,5oC a 241,5oC; o composto de cobre apresentou intervalo de fusão de 200,3oC a 203,5oC; o composto de magnésio apresentou intervalo de fusão de 304,0oC a 308,0oC e o composto de cobalto carbonizou a 327,9oC. Na análise da atividade antioxidante, o índice de absorbância do eugenol foi de 95,77%. O composto de níquel mostrou um índice de absorbância de 44,43%; o composto de cobre obteve um índice de absorbância de 74,68%; o composto de magnésio apresentou um índice de absorbância de 95,31% e o composto de cobalto apresentou um índice de absorbância de 62,35%.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que os compostos sintetizados foram realmente obtidos devido à diferença na solubilidade, nos espectros de absorção na região do infravermelho e nos pontos de fusão quando comparados com os respectivos sais. O composto de magnésio foi o que apresentou melhor atividade antioxidante quando comparada a do eugenol. O composto de níquel apresentou baixo índice de absorbância, mostrando possuir baixo poder seqüestrador de radicais livres.
Instituição de fomento: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Eugenol; Compostos de Coordenação; Síntese Inorgânica.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005