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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
Como as pesquisas científicas brasileiras em educação publicadas entre 1985 e 2004 consideram as práticas docentes? | ||
Nancy Barbosa de Oliveira Lima 1 (nancy.lima@usherbrooke.ca) e Anderson Araújo Oliveira 1 | ||
(1. Université de Sherbrooke) | ||
INTRODUÇÃO:
Os impactos limitados dos conhecimentos científicos produzidos em educação nos levam a refletir sobre a natureza e as características dos estudos efetuados sobre a prática docente do ponto de vista de suas intencionalidades, de suas bases conceituais e metodológicas e dos seus objetos de estudo. A presente investigação tem por objetivo analisar o discurso sobre as práticas docentes veiculado na documentação científica brasileira de 1985 a 2004, buscando conhecer como esses estudos consideram tais práticas. |
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METODOLOGIA:
Para realização do presente estudo, 89 artigos científicos publicados em periódicos brasileiros de grande circulação foram analisados com ajuda de uma grade de análise temática elaborada em função dos quatro eixos seguintes: a) intencionalidade dos estudos (por que?); b) objeto de estudo (o que?); c) conceitualização da prática docente (a partir de que?) e d) modalidades de coleta e tratamento dos dados (como?). Assim, o discurso científico subjacente a estas pesquisas foi submetido inicialmente a uma análise descritiva de frequência e em seguida a uma análise interrelacional na qual o cruzamentoo entre certas categorias permitiu identificar características gerais da pesquisa brasileira sobre as práticas docentes. |
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RESULTADOS:
Os resultados obtidos revelam uma predominância de pesquisas unidimensionais centradas na dimensão socio-afetiva (referente à identidade profissional e às caracterísiticas pessoais do professor) e na dimensão didática (refentente aos saberes disciplinares). A visão da atividade profissional do professor é constituída a partir do sentido que este atribui a sua própria prática, sentido este que emerge das descrições minuciosas dos discursos, das intuições e das interpretações de um número limitado de sujeitos. |
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CONCLUSÕES:
Apesar das diversas contribuições destas pesquisas, é necessario reconhecer que elas tardam a fornecer um quadro de referência operatório para a formação docente, para a pesquisa em educação e para a evolução das práticas. Isso se explica pelo fato de não sabermos do que realmente tratam os resultados, tanto de um ponto de vista teórico quanto de um ponto de vista do rigor científico das modalidades e dos dispositivos de investigação. Estas pesquisas refletem as preocupações com a melhoria da prática, mas a partir do sentido que os sujeitos atribuem as suas próprias vivências. Assim, a articulação deste sentido ao que se passa realmente em sala de aula resta inexplorada. |
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Instituição de fomento: Organization des États Américains | ||
Palavras-chave: pesquisa científica; educação; prática docente. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |