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H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira | ||
ANÁLISE DOS PERFIS FEMININOS DOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR | ||
Annalies Barbosa Borges 1, 2 (annaliesbborges@yahoo.com.br) e Estefania Soares Menezes de Sousa 2 | ||
(1. Depto. de Ciências Jurídicas, Curso de Direito, Universidade Federal do Ceará – UFC; 2. Depto. de Ciências Humanas, Curso de Letras, Universidade Estadual do Ceará – UECE) | ||
INTRODUÇÃO:
Clarice Lispector foi uma escritora que abordou bastante a questão do feminino em sua obra. Desde o primeiro romance, Perto do coração selvagem (1994), a escritora traz aos seus leitores os conflitos, angústias, dúvidas e desejos do universo feminino através das personagens que criou. Tais personagens femininas, que se convencionou chamar “Perfis Femininos”, atravessam um doloroso processo de desconstrução/reconstrução psicológica, no qual são evidenciados conflitos existenciais e filosóficos. O presente trabalho tem três objetivos: 1) especificar as semelhanças existentes entre os perfis feminino dos contos de Clarice Lispector; 2) analisar o processo de desconstrução / reconstrução psicológica dos perfis femininos dos contos clariceanos; e 3) mostrar as interferências das semelhanças especificadas no processo de desconstrução / reconstrução psicológica dos perfis analisados. O estudo dos aspectos acima relacionados se faz necessário para um melhor entendimento da literatura de Clarice, pois a maior parte da dessa autora é formada por romances e contos cujas protagonistas são mulheres. |
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METODOLOGIA:
Foram selecionados quatro perfis femininos clariceanos: Ana “amor”; Laura “a imitação da rosa”; Carla “a bela e a fera”; e a protagonista do conto “o búfalo”. O trabalho está dividido em três partes: 1) análise das semelhanças entre os perfis femininos; 2) estudo do processo de desconstrução / reconstrução dos perfis analisados e 3) exame da interferência das semelhanças no processo de desconstrução / reconstrução psicológica para a primeira parte do trabalho, fez-se a leitura dos contos escolhidos, evidenciando as semelhanças entre as protagonista dos mesmos. Após a discriminação dessas semelhanças, procedeu-se a análise de cada uma delas, observando como são expressas no texto e a simbologia que tais semelhanças representam sobre o “eu” dessas personagens. Na segunda parte, há a descrição de como o processo de desconstrução / reconstrução psicológica ocorre nas personagens, bem como o detalhamento de todos os movimentos deste processo. Por fim, na última parte do trabalho, há a relação entre as simbologias representadas pelas semelhanças e o processo de desconstrução / reconstrução psicológica. Participaram desse estudo Annalies Barbosa Borges (graduada em Letras, Português/ Literatura pela UECE) e Estefania Soares Menezes de Sousa (graduando em Letras, Português/ Inglês pela UECE). Os materiais utilizados no trabalho foram contos do livro Laços de família (Ed. Rocco) e do livro O primeiro beijo e outros contos (Ed. Ática), de Clarice Lispector; e bibliografia consultada. |
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RESULTADOS:
As semelhanças encontradas entre as protagonistas dos contos foram: 1) localização em centros urbanos; 2) enfrentamento da problemática entre o “eu” e o “outro”; e 3) passagem por momentos de solidão. Quanto ao processo de desconstrução/ reconstrução foi observado que ele se divide em três movimentos: 1)apresentação das personagens num contexto do cotidiano; 2) as personagens se deparam com um elemento estranho à sua rotina que desencadeia sua desconstrução interna; 3) as personagens se reconstroem. No terceiro movimento há duas possibilidades: A) retorno ao estado inicial; B) impossibilidade de retorno gerada pelo processo de desconstrução psicológica. A interferência das semelhanças entre as personagens femininas selecionadas no processo de desconstrução/ reconstrução das mesmas é evidente nos seguintes aspectos: 1) a impessoalidade do ambiente urbano promove o processo de desconstrução / reconstrução; 2) a solidão as induz à reflexão necessária ao processo de desconstrução/ reconstrução; 3) o embate entre o “eu” e o “outro” é o desencadeador do processo de desconstrução/ reconstrução psicológica. |
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CONCLUSÕES:
Baseados nos resultados da pesquisa, conclui-se que a especificação das semelhanças entre os perfis femininos clariceanos é fundamental para se compreender o processo de desconstrução / reconstrução psicológica dos mesmos. Tal processo se dá em três movimentos, contudo o último movimento pode não ocorrer, como foi observado no conto “o búfalo” em que a personagem perde os sentidos antes de sofrer a reconstrução propriamente dita. Espera-se que este trabalho contribua para ampliar conhecimentos sobre a literatura de uma das maiores autoras brasileiras. |
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Palavras-chave: Literatura Brasileira; Clarice Lispector; Perfis Femininos Clariceanos. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |