IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA CAATINGA NO MUNICÍPIO DE ITABI/SE.
ACÁSSIA CRISTINA SOUZA 1 (acs@ufs.br), GENÉSIO JOSÉ DOS SANTOS 1, HÉLIO MÁRIO DE ARAÚJO 1, NEILSON SANTOS MENEZES 1 e NÚBIA DIAS DOS SANTOS 1
(1. Departamento de Geografia, Universidade Federal de Sergipe - UFS)
INTRODUÇÃO:
O trabalho apresenta características ambientais do ecossistema caatinga, no município de Itabi, Estado de Sergipe, nordeste brasileiro. A caatinga localiza-se em plena faixa sub-equatorial, entre a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.O clima semi-árido apresenta temperaturas médias anuais que oscilam entre 27º C e 29º C e médias pluviométricas inferiores a 800 mm/ano. A irregularidade das chuvas e a sua intensidade propiciam o escoamento superficial intenso, uma vez que os solos são rasos. A paisagem típica das caatingas compreende extensas planícies interplanálticas e intermontanas, e a estas interpenetram maciços residuais mais elevados. Considerando a influência dos fatores climáticos e os processos de degradação ambiental que vem se desenvolvendo na área da formação fitogeográfica caatinga, através da prática da pecuária e das culturas de subsistência que sustentam a economia local de Itabi, a caracterização ambiental foi realizada para subsidiar estudos diversos e planejamentos gerenciadores do meio ambiente.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado a partir de levantamento do acervo bibliográfico e cartográfico sobre a temática caatinga. Foram coletadas informações através de trabalho de campo com a realização de entrevistas com pessoas do município, pois a participação da comunidade tornou-se significativa para a confirmação de ações que demonstram a necessidade imediata de planejamentos regionais direcionados para o desenvolvimento equilibrado dos ecossistemas, tendo em vista os princípios da sustentabilidade ambiental
RESULTADOS:
No domínio da semi-aridez, encontra-se o município de Itabi, com ocorrência de vegetação xerofítica, caducifoliar e aberta, bem adaptada as condições ambientais. No entanto, as espécies da caatinga estão sendo substituídas rapidamente por gramíneas que alimentam os rebanhos. Merecem ser destacadas as espécies Anadenanthera-macrocarpa (angico), Cássia grandis (canafístula), Cássia uniflora (mata-pasto), Astronium urundeuva (aroeira) e Spondias tuberosa (umbuzeiro), uma vez que a caatinga é extremamente importante para a manutenção do equilíbrio ambiental, como o calor na superfície da terra, o ciclo de precipitação pluvial, a evapotranspiração, a proteção das nascentes de rios, a preservação da identidade genética das espécies vegetais e animais, e ainda, o bem-estar socioeconômico da população. Diante do exposto, algumas estratégias para o uso sustentável da caatinga vem sendo utilizadas, embora haja a necessidade de se discutir novas propostas que sejam adequadas as condições ambientais e regionais, como por exemplo: financiamento através dos órgãos governamentais e não-governamentais para solucionar problemas comuns, evitando dispersão de esforços e recursos; divulgação dos resultados de pesquisas de forma clara e objetiva, para que alcancem os agricultores; e, elaboração e implantação de programas de educação ambiental integrado às escolas.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que apesar do aspecto seco das plantas típicas da caatinga na estação do verão, estas mantém-se vivas, pois perdem as folhas para condicionar-se ao déficit hídrico. Algumas famílias armazenam água, como as bromélias e as cactáceas. É importante ressaltar que a vegetação primitiva está sendo substituída por palma forrageira, gramíneas e cultivos variados, para atender a prática econômica da região, que se sustenta na pecuária e nos cultivos agrícolas de subsistência. Estes, por sua vez, tem acentuado o desequilíbrio ecológico no ecossistema caatinga, município de Itabi. Portanto, a implementação de projetos alternativos para viabilizar o desenvolvimento socioeconômico da população do município constitui ação imprescindível para os gestores administrativos e a sociedade civil organizada, que devem compor parcerias com órgãos governamentais e não-governamentais, a fim de propiciar perspectivas de trabalho e a diminuição da devastação da formação vegetal caatinga. Também que pesquisas sejam apoiadas e direcionadas pra o ecossistema caatinga, considerando sempre os princípios do progresso humano e da qualidade ambiental ecologicamente sustentável.
Palavras-chave:  Ecossistema Caatinga; Caracterização Ambiental; Itabi.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005