IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
VERIFICAÇÃO DA PRESENÇA DE NITRITO EM ÁGUAS DE CONSUMO HUMANO DA COMUNIDADE DE VÁRZEA DO COBRA EM LIMOEIRO DO NORTE-CE
Francisca Jucileuza Sousa Gadelha 1 (jusousa05@yahoo.com.br), Maria do Socorro da Costa Domingos 1, Maria de Fátima Lima Nogueira 1, Maria Lourinalva de Lima Silva 1, Raimundo Eudecy Fernandes Macedo 1, Germana Conrado de Souza 1 e Ricardo Luiz Lange Ness 1
(1. Depto de Ciências, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM)
INTRODUÇÃO:
O nitrito é um parâmetro simples, mas de fundamental importância na verificação da qualidade da água para consumo, pois sua presença é um indicativo de contaminação recente, procedente de material orgânico vegetal ou animal. O nitrito pode ser encontrado na água como produto da decomposição biológica, devido à ação de bactérias ou outros microorganismos sobre o nitrogênio amoniacal, ou ser provenientes de ativos inibidores de corrosão em instalações industriais.
Nitrito é um estado intermediário do nitrogênio, tanto pela oxidação da amônia a nitrato como pela redução do nitrato. Estes processos de oxidação e redução podem ocorrer em estações de tratamento de água, sistema de distribuição de águas e em águas naturais. Raramente ele é encontrado em águas potáveis em níveis superiores a 0,1 mg/L. Seu principal efeito na água em teores maiores que o permitido, é uma doença conhecida como Metahemoglobinemia ou descoramento da pele, causada pela alteração do sangue, tanto em bebês recém-nascidos, como em adultos com determinada deficiência enzimática.
A comunidade de Várzea do Cobra, Limoeiro do Norte, atualmente composta por 210 famílias, apresenta 99% de suas residências abastecidas com água de poço puxada a motor ou a bomba. Considerando a relevância biológica atribuída à água de consumo humano, o objetivo desse trabalho foi verificar a presença do teor de nitrito e comparar os resultados com o estabelecido pela Portaria nº 518, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde.
METODOLOGIA:
Amostras

Para obtenção das amostras foram visitadas vinte residências da comunidade de Várzea do Cobra. Em cada casa foi aplicado um check-list, previamente preparado à cerca de investigar a origem da água de consumo, seu acondicionamento e condições de manutenção para uso. Em seguida, coletou-se 500 mL de água em recipiente plástico para as análises realizadas de imediato no próprio local.

Reagentes

A solução de acetato de alfanaftilamina foi preparada por dissolução de 1,25g de acetato de alfanaftilamina em CH3COOH (1:4 v/v) e o ácido salicílico 0,01 mol/L em HCl concentrado. Todos os reagentes foram de grau analítico.

Determinação do teor de nitrito (teste colorimétrico)

Para a determinação do teor de nitrito, transferiu-se 50 mL de água para um becker de 100 mL, adicionando-se em seguida 20 gotas de ácido sulfanílico e 20 gotas de acetato de alfanaftilamina. Agitou-se e deixou-se o becker em repouso por 12 minutos. Finalmente observou-se a coloração desenvolvida pela amostra analisada.
RESULTADOS:
Check-list

De acordo com o check-list aplicado, verificou-se que em 100% das residências visitadas a origem da água é de poço. Em sua maioria, a água é acondicionada em caixas d’água, que em apenas duas casas são vedadas. A lavagem das mesmas é realizada num período mensal ou trimestral, sem uso de hipoclorito de sódio, pelos próprios donos. Constatou-se também que em quatro casas a água é retirada para o consumo diretamente da bomba, sem passar por nenhum tratamento.

Análises de nitrito

Para verificar a presença de nitrito nas amostras de água, analisou-se a coloração desenvolvida na mesma, partindo-se do princípio que: coloração vermelha - significa presença acentuada de nitrito (de 1,0 a 2,0 mg/L - teste qualitativo/quantitativo); rosa - presença (de 0,25 a 0,50 mg/L); levemente rosa - traços (de 0,05 a 0,1 mg/L) e incolor - ausência.
Segundo a Portaria nº 518, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde a quantidade máxima permitida de nitrito na água de consumo humano é de 1 mg/L. das vinte amostras analisadas, quinze eram de caixa d’água e cinco eram de bomba (manual). De acordo com as colorações obtidas, constatou-se para as amostras da caixa d’água ausência de NO2- em 60% das residências e traços nas demais (15%). Com relação as água de bomba, todas apresentaram NO2-, sendo que 20% apresentou traços e 5% presença.
CONCLUSÕES:
Em relação aos resultados obtidos, concluiu-se que o método aplicado é rápido e eficaz, capaz de identificar a qualidade da água de consumo em alguns minutos. Comparando-se os resultados com os tabelados podemos concluir que apenas 40% encontravam-se fora dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde (Portaria nº 518), sendo que essa contaminação pode ter sido ocasionada provavelmente pela proximidade existente entre poços originários da água e de fossas, podendo causar danos à saúde de seus usuários, principalmente nas crianças.
Palavras-chave:  Nitrito; Água de poço; Qualidade.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005