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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística | ||
O TRATAMENTO DO LEXICO EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS | ||
Adriano Dias de Andrade 1 (adrianodiandrade@yahoo.com .br) | ||
(1. Depto. de Letras, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho dedica-se à investigação do tratamento dos gêneros textuais nos livros didáticos de Língua Portuguesa, observando quais deles recebem atenção privilegiada no que diz respeito ao estudo lexical. A presente pesquisa limita a problemática particularmente à análise do item lexical na sua relação com os gêneros textuais dentro dos manuais de ensino. É uma análise de como os livros didáticos trabalham o léxico em seus exercícios na vinculação e na exclusão com gêneros textuais simultaneamente. Enfocamos especialmente a questão do tratamento do léxico através da utilização de dicionários pelos livros didáticos; como as estratégias de trabalho com o léxico, por esse meio, têm sido utilizadas e trabalhadas pelos autores em seus manuais de ensino, e até que ponto tais estratégias de trabalho com o léxico têm alcançado êxito. Partimos teoricamente da visão de língua como atividade sócio-interativa histórica situada e na concepção de gênero textual tal como proposto por Marcuschi (2004), para quem “os gêneros são atividades discursivas sócio-interativas, dinâmicos, variáveis e de controle e organização social”. |
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METODOLOGIA:
O corpus de análise foi composto por dez coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa. Tais coleções obedeceram aos seguintes critérios de seleção: a) ano de publicação posterior ao ano 2000 e b) boa aceitabilidade no mercado editorial nacional. A partir daí começamos as análises de cada volume com o propósito de diagnosticar quais os gêneros privilegiados no que diz respeito ao trato com o léxico. O trabalho foi desenvolvido como Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFPE/CNPq. Apresenta os resultados do subprojeto “Gêneros Textuais com Tratamento do Léxico em Livros Didáticos do Ensino Básico” que é parte integrante do projeto “O Aspecto Lexical no Processo de Textualização” orientado pelo Prof. Luiz Antônio Marcuschi. |
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RESULTADOS:
Chegamos a um total de mais de 3.000 textos nas coleções com mais de 90 gêneros diferentes. Os gêneros textuais suportados nos LDP´s pesquisados pertencem a variados domínios discursivos desde o domínio interpessoal até o jurídico. Num conjunto de 11 Domínios Discursivos, presentes nos LDP´s de Ensino Fundamental I, pudemos constatar que o Domínio de maior representatividade (quantitativa) foi o Interpessoal, com cerca de 17%, logo em seguida vem o Domínio Instrucional com mais de 12% de ocupação. O Domínio Ficcional apresenta-se apenas em quinto lugar com cerca de 5%. Os Domínios de menor representatividade nas coleções analisadas foram o Musical, o Financeiro e o Comercial, com respectivamente 2%, 1% e 2% de ocupação. Já nas coleções do Ensino Fundamental II o Domínio de maior ocupação é o Ficcional, com cerca de 30%, seguido pelo Domínio Jornalístico com 10%. Com relação à utilização de dicionários como estratégia de trabalho com o léxico, constatamos que a grande maioria das coleções analisadas apresentavam casos protótipos de exercícios desta natureza. A utilização de dicionários para o trabalho com o léxico nos LDP´s ainda tem sido realizada de forma tradicional, conservando-se os exercícios clássicos de sinonímia e antonímia, verificação de significados, entre outros. Além disso, não há um enlace do gênero verbete com outros para realização de tal trabalho. Trata-se o dicionário apenas como uma listagem a ser consultada. |
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CONCLUSÕES:
Os achados aqui expostos surpreendem quanto ao domínio ficcional, nas coleções do Ensino Fundamental I, que tradicionalmente ocupa o 1º lugar de representatividade. Esta inversão, contudo, não é realista, na medida em que esses gêneros, embora em pequeno número, ainda são os mais trabalhados, o que mostra sua relevância qualitativa e não quantitativa. Isto pode ser um indicador de adequação dos LDP´s ao requisito gênero textual, todavia não representa uma mudança efetiva. No que tange o tratamento lexical, os gêneros privilegiados ainda são os do domínio ficcional, raramente outros gêneros são utilizados nos exercícios com o léxico. Alguns autores demonstram pouca intimidade no trabalho realizado em seus manuais de ensino com os gêneros textuais na relação com o léxico. O descuido no trabalho com gêneros, em determinados LDP´s, talvez possa ser explicado pela preocupação canônica de autores e editores em terem seus manuais de ensino aceitos pelo mercado editorial; e principalmente pelo maior comprador de livros do Brasil – o MEC. E para que isso aconteça, deverão seguir atentamente as sugestões e indicações dos PCN´s. Dessa forma, questões como gêneros textuais e o tratamento lexical parecem figurar nos LDP´s muito mais em cumprimento de exigências aos Parâmetros Curriculares Nacionais do que como um exercício lingüístico-pedagógico alicerçado em teorias comprovadamente eficientes no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. |
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Instituição de fomento: PIBIC/UFPE/CNPq - Proc. Nº: 306576/2003-1 | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Gênero Textual; Léxico; Dicionário. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |