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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística | ||
OS GÊNEROS TEXTUAIS COM TRATAMENTO DO LÉXICO EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | ||
Marília Cibelli Vicente de Oliveira Santos 1 (mariufpe@yahoo.com.br) | ||
(1. Depto.de letras , universidade Federal de Pernanbuco-UFPE) | ||
INTRODUÇÃO:
O mundo é construído mediante a atividade discursiva no uso do léxico da língua . Conhecer o léxico é fazer parte desse mundo e se apropriar dele.Mudanças na língua se refletem no léxico, ele é quem registra as mudanças que ocorrem na sociedade.Como afirma Leal ( 2003 ): “ O léxico é social , formado a partir da necessidade de se interagir com o outro ,sendo um dos fatores que constituem a própria humanidade, estando nas atividades comunicativas do ser humano, ajudando-o a nomear o seu mundo”. Para a autora , que se apóia em Vilela (1994): “ o léxico é o repositório do saber lingüístico uma vez que é a parte da língua que primeiro configura a realidade extralingüística e, conseqüentemente, arquiva o saber lingüístico da comunidade”. Este trabalho tem como objetivo observar os gêneros que estão presentes no livro didático de português (doravante LDP) em que é trabalhado o léxico.Já que,como afirma Kleiman e Morais(2001): “a escola é a mais importante instituição na introdução do aluno nas práticas de uso da escrita na sociedade e tem a responsabilidade de propiciar o ensino eficaz do léxico de tal modo que auxilie no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos”.Para esse ensino muitas vezes o único meio que se utiliza é o LDP .Diante desta posição e constatação observamos quais os gêneros em que o léxico é trabalhado e além disso,indagamos se há algum critério de escolha desses gêneros ? |
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METODOLOGIA:
O nosso corpus compõe-se de 3 coleções de língua portuguesa do ensino fundamental I, 3 do ensino fundamental II e 1 coleção do ensino médio, mais 3 volumes únicos do ensino médio.Os critérios de escolha dessas coleções foram : (i) Ano de publicação posterior ao ano de 2000; (ii) aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático(PNDL); (iii) boa aceitabilidade no mercado editorial nacional . A nossa pesquisa foi feita em duas fases : na primeira, levantamos os gêneros que aparecem nas coleções de ensino fundamental I , II e ensino Médio respectivamente ; depois, agrupamos os gêneros por domínios e assim calculamos a quantidade de gêneros , e a porcentagem deles por domínio.Na segunda fase, levantamos os gêneros em que é trabalhado o léxico e a que domínio pertencem esses gêneros e se há algum critério de escolha.Esta pesquisa se insere no subprojetoGêneros textuais com tratamento do léxico em livros Didáticos do Ensino Básicofinanciado pelo CNPq e sob orientação do professor Luiz Antônio Marcuschi. |
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RESULTADOS:
A partir das coleções analisadas, constatamos um total de mais de 3000 textos que pertencem a mais de 90 gêneros textuais distintos. Diagnosticamos 11 domínios discursivos presentes nas coleções. Os gêneros que mais se destacaram quantitativamente variaram de coleção para coleção. Notamos que na maioria das coleções os gêneros do domínio ficcional aparecem em maior quantidade (30% do total de gêneros), já os gêneros do domínio jornalístico ocupam menos de 10% nessas mesmas coleções. Uma exceção à regra é a coleção de Magda Soares,que utilizamos no nosso corpus,aonde mais de 30% dos gêneros analisados são jornalísticos. Com relação ao trato do léxico por esses LDP´s mais de 30% dos gêneros que são trabalhados o léxico pertencem ao domínio ficcional, já os gêneros do domínio instrucional como é o caso da biografia quase não é trabalhado o aspecto lexical , sendo mais um gênero que aparece nos LDP´s s para informar sobre a vida de escritor de maneira ilustrativa ,do que para se fazer um trabalho com o léxico. Gêneros como a epígrafe, resenha de filme e de livro também quase não são trabalhados. Tal como a bibliografia , esses servem meramente para ilustrar.Um dos pouco exercícios em que apareceu o gênero resumo de livro é pedido ao aluno para que mude a letra minúscula em maiúscula nos nomes própios . |
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CONCLUSÕES:
A partir das análises realizadas,concluímos que alguns LDP´s deixam transparecer pouca intimidade no trato e manejo dos gêneros por parte de seus autores, já que muitos deles são colocados nos LDP´s de forma exaustiva sem nenhuma proposta clara tanto quanto ao trabalho com o léxico, quanto a forma e função destes. Percebe-se como é importante um trabalho bem orientado quanto critério de seleção e escolha dos gêneros que devem ser utilizados para trabalhar o léxico , já que muitos dos professores utilizam o livro didático como a única ferramenta para o estudo da língua . |
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Instituição de fomento: CNPq processo nº 306576/2003-1 | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Gêneros Textuais; Léxico; Livro didático. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |