|
||
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo | ||
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM TECNOLOGIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO: A PESQUISA APLICADA À PRÁTICA DE ENSINO | ||
Mayka Palhares Napoli 1 (maykanapoli@yahoo.com.br), Eleonora Sad de Assis 1, Ricardo Silva Resende 1, Marcela Álvares Maciel 1, Genaro José Pereira Mendes 1, Otávio Moreira Miranda 1, Victor Mourthé Valadares 1, Roberta Vieira Gonçalves de Souza 1, José Eustáquio Machado Paiva 1 e Márcia Maria Soares 1 | ||
(1. Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo, Escola de Arquitetura - UFMG) | ||
INTRODUÇÃO:
O programa de iniciação à docência da Universidade Federal de Minas Gerais objetiva dar suporte a pesquisas que despertem o interesse do graduando pela carreira docente e que gerem melhorias no ensino das disciplinas de graduação. Na Escola de Arquitetura, as pesquisas desenvolvidas no programa de iniciação à docência em tecnologia da arquitetura e do urbanismo estão vinculadas a disciplinas estruturadas nas seguintes linhas acadêmicas: fundamentos da tecnologia da arquitetura e do urbanismo; materiais e técnicas de construção; métodos de produção e avaliação em arquitetura e urbanismo e conforto ambiental. Através das pesquisas realizadas sob a orientação dos docentes responsáveis pelas disciplinas, são gerados resultados diversificados, tais como, ferramentas de cálculo e tratamento qualitativo e/ou estatístico de dados para auxílio à análise de variáveis ambientais; sistematização da informação em apostilas e livros, etc. O valor das pesquisas desenvolvidas nos programas de iniciação à docência, reside no fato de que seus resultados têm um impacto claro, direto e muito positivo sobre a qualidade do ensino na graduação. |
||
METODOLOGIA:
As linhas acadêmicas citadas na introdução, às quais se vinculam as disciplinas, organizam o desenvolvimento dos trabalhos investigativos abrangendo cinco aspectos: noções de arquitetura e urbanismo para a formação em engenharia civil; conforto térmico e iluminação natural; conforto térmico e climatização de ambientes; práticas didáticas para o ensino de acústica nas escalas do urbano e do edifício, e tecnologia das edificações. Os projetos de investigação contam com o apoio de dois laboratórios, em termos de instrumentação, acervo técnico e espaço físico para as atividades de pesquisa: o laboratório de materiais de construção e pesquisa em tecnologia construtiva (LPT) e o laboratório de conforto ambiental (LABCON).Na área de conforto ambiental, os métodos desenvolvidos referem-se à sistematização e automatização de cálculos e à simulação física e numérica de condições ambientais arquitetônicas e de conjuntos urbanos geradas a partir de dados existentes ou coletados pelos próprios alunos. É feito um acompanhamento aos alunos, individualmente ou em grupos de trabalhos para que estes recebam orientações de como utilizar corretamente estas ferramentas e informações.Os conteúdos teóricos tratados nas disciplinas são mantidos atualizados e o aprofundamento das questões é feito através da sistematização da informação levantada, da interação entre os pesquisadores e os alunos, e da observação da prática de ensino. |
||
RESULTADOS:
O resultado da pesquisa diretamente vinculada à prática de ensino na graduação é o aumento na qualidade deste ensino e conseqüentemente, o enriquecimento na formação dos futuros profissionais. As pesquisas realizadas dentro do programa de iniciação à docência na área de tecnologia da arquitetura e do urbanismo têm o intuito de gerar melhorias na metodologia didática de forma geral e aprimorar o material didático, da disciplina à qual estão vinculadas. Com o constante acompanhamento da disciplina e o contato direto com o aluno foi possível observar e analisar questões relativas à prática de ensino e processo de aprendizado, e desta forma desenvolver metodologias capazes de otimizar estes processos. O uso de ferramentas de auxílio aos trabalhos práticos facilita a geração de resultados e evita etapas de cálculos exaustivos e procedimentos manuais que podem ser demorados e desgastante para os alunos. Desta forma, pode-se enfatizar a análise de dados possibilitando um maior aprofundamento nesta etapa, isto significa um melhor aproveitamento da carga horária destinada ás disciplinas. |
||
CONCLUSÕES:
Através das pesquisas realizadas dentro do programa de iniciação á docência em tecnologia da arquitetura e do urbanismo, foi possível atualizar e ampliar o conteúdo abrangido pelas disciplinas contempladas, e propiciar aos alunos um maior aprofundamento na análise de dados, enriquecendo desta forma sua formação profissional e intelectual.O desenvolvimento de ferramentas de cálculo e simulação auxilia as abordagens das disciplinas possibilitando um processo de aprendizado mais prazeroso e dinâmico.O uso destas ferramentas e de metodologias didáticas voltadas para o perfil do estudante do curso, torna o desenvolvimento dos trabalhos práticos mais interessantes e estimulam o aprendizado, facilitando a sedimentação do conteúdo. Além disso, os resultados desses trabalhos são passíveis de arquivo, formando uma base histórica e de estudos de caso, importantes para estudos futuros. A atividade de acompanhamento ao aluno possibilita um contato mais direto com o mesmo, o que propicia uma melhor percepção das dificuldades de aprendizado no conteúdo da disciplina. Observa-se que após a aplicação destes métodos, os alunos têm melhorado seu rendimento na disciplina demonstrando também maior interesse em aprofundar seu conhecimento na área. |
||
Instituição de fomento: Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais | ||
Palavras-chave: Arquitetura; tecnologia; ensino. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |