IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 1. Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
BIOLOGIA FLORAL DO MARMELEIRO (Croton sonderianus Muell.: Euphorbiaceae) E COMPORTAMENTO DE SEUS VISITANTES FLORAIS.
José Everton Alves 1, 2, 3 (everton@uvanet.br), Allisson Ney Carvalho Guimarães 3, Jorge Alberto Bezerra Fernandes 3, Tiago Rocha dos Santos 3 e Breno Magalhães Freitas 1, 4
(1. CNPq; 2. Funcap; 3. Universidade Federal do Ceará - UVA; 4. Universidade Federal do Ceará - UFC)
INTRODUÇÃO:
O marmeleiro (Croton sonderianus) é um arbusto com pouquíssima importância econômica, sendo muito recomendado a sua erradicação em propriedades de produção agropecuária. Entretanto, através de análises melissopalinológicas, vários autores consideram esta, uma das principais fontes de néctar da caatinga para a produção de mel em apiários comerciais. Porém, esta informação é baseada somente em estudos que tem o mel das abelhas como objeto de análises, fornecendo assim poucas informações sobre a relação entre suas flores e os visitantes florais que buscam néctar e ou pólen. Por isso, objetivou-se neste trabalho conhecer a importância deste arbusto para a fauna de insetos da caatinga, bem como estudar melhor os visitantes das flores masculinas e femininas, dando um enfoque no comportamento durante a visita e os prováveis benefícios na polinização além de estimar a sua importância para a produção de mel de abelhas africanizadas (Apis mellifera).
METODOLOGIA:
Foram realizadas observações diárias em áreas semiáridas com abundância de C. sonderianus iniciando ao amanhecer e permanecendo durante todo o dia. Foram observadas as características das flores masculinas e femininas no tocante à hora e data da antese, duração e época de florescimento, quantidade de néctar ofertado através do uso de tubos capilares, assim como a identificação e comportamento dos visitantes florais nas flores. As características comportamentais avaliadas foram horários de visita, freqüência às flores e tempo de permanência. A freqüência foi aferida através de caminhadas horárias de 10 minutos por um único trajeto visualizando as flores e contando o número de indivíduos de cada espécie durante a caminhada. O tempo de permanência foi obtido através da simples cronometragem das visitas pelos respectivos visitantes.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que C. sonderianus floresceu após 45 dias da ocorrência da primeira precipitação de 2005, permanecendo com flores por mais de 40 dias, onde cada planta floresceu por aproximadamente 21 dias. As flores permaneceram viáveis somente no dia da antese, que ocorreu aproximadamente às 4:30 horas. A quantidade aproximada de néctar produzido pelas flores femininas é de 0,00016 ml e devido a pequena quantidade, o volume nas flores masculinas não foi aferido, porém foi suficiente para vários insetos coletarem. A partir de 5:00 horas, grande quantidade de indivíduos procuraram as flores, onde os mais freqüentes foram das famílias Apidae (Apinae e Xylocopinae), Formicidae, Muscidae, Curculionidae, Xylocopidae, Pieridae, Esfingidae, Pompilidae, Syrphidae, Tettigonìidae, Proscopidae, Elateridae e Cerambicidae. Destes, somente os insetos das famílias Apinae, Muscidae, Syrphidae, Pieridae, e Esfingidae apresentaram comportamento que favoreciam a polinização, visitando as flores em horários de liberação de pólen receptividade do estigma, com freqüências médias de 8,2; 11,7; 9,1; 13,6 e 14,1 respectivamente. Todas as espécies tocaram nas anteras mas os das famílias Muscidae, Pieridae, Pompilidae e Esfingidae tocaram somente eventualmente os estigmas. A freqüência com que as abelhas A. mellifera visitaram as flores foi baixa quando comparadas aos insetos solitários considerando-se que a 50 metros das plantas haviam pelo menos 21 colônias bastante populosas.
CONCLUSÕES:
Conclui-se com este trabalho que esta planta serve de fonte alimentar para uma grande quantidade de insetos, fornecendo néctar e pólen e que poucos destes insetos comportam-se de forma a polinizar suas flores femininas. Além disso, por esta planta ser visitada pelas abelhas africanizadas, ela deve ser considerada uma planta apícola, e a baixa freqüência às flores provavelmente seja devido a presença de outras fontes de néctar e pólen no local em estudo.
Instituição de fomento: CNPq e FUNCAP
Palavras-chave:  Marmeleiro; Croton sonderianus; Entomofilia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005