IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
SÃO LUIS - MA: REVITALIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
João Ricardo Costa Silva 1 (joaoricardocs@hotmail.com), Letícia Azevedo Miranda 1, Maikon Levi Vilar Veiga 2, Nágela Simone Silva Viana 1 e Paulo Sérgio Castro Pereira 1
(1. Depto. de História, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.; 2. Depto. de História, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA)
INTRODUÇÃO:
A recente obtenção do título de cidade Patrimônio da Humanidade, concedida pela UNESCO em 1997 a São Luís devido ao seu patrimônio arquitetônico e cultural, nos levou a conjeturar sobre a importância e influência desse título à cidade. O trabalho visou mostrar o processo de revitalização e valorização deste patrimônio que antes, estava esquecido pelos próprios ludovicenses. A pesquisa abrangeu em sua área geográfica o bairro tradicional da Praia Grande e adjacências, que se formou e desenvolveu desde o século XVII, atravessando os séculos XVIII e XIX de forma esplendorosa e amargar uma profunda decadência a partir do século XX até o início da segunda metade do mesmo século. Nessa área está localizado o Centro Histórico de São Luís, onde vistosos casarões começaram a ser erguidos em estilo neoclássico e fachadas em azulejos, ganhando São Luís a fama de ‘A cidade dos azulejos’. A pesquisa buscou a aquisição de dados referentes à preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural, e sua influência na manutenção da memória coletiva da cidade.
METODOLOGIA:
A pesquisa fundamentou-se na leitura e análise de livros, monografias e documentos acerca da História e Cultura do Maranhão, do estudo do Projeto Preservação e Revitalização do Centro Histórico-PPRCH e de dados coletados em órgãos governamentais (IPHAN 3ªSR - Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 3ª Superintendência Regional; Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão; Superintendência de Cultura Popular).
RESULTADOS:
A Praia Grande em seu período áureo abrigava um grande número de famílias abastadas e as principais lojas comerciais. A prosperidade veio a ser abalada em virtude da falência da lavoura e do comércio em geral do Estado, ocasionando o declínio do bairro da Praia Grande. Os casarões aos poucos foram sendo abandonados e posteriormente reocupados por pessoas de baixa renda, órgãos públicos ou acabando por se arruinarem. O período de abandono começou a se reverter a partir da década de 50 do século passado, quando surgem as primeiras iniciativas de preservação e revitalização. Em 1955 o SPHAN faz o tombamento do centro histórico e a partir desse momento aceleram-se iniciativas de restauração, sendo que a principal ocorre em 1980 com o PPRCH, popular projeto Praia Grande. Nesse período, vários casarões foram totalmente recuperados e a Praia Grande começou a se transformar em uma zona de fomento da cultura popular do Maranhão. Entre fatores que ocasionaram a transformação do centro histórico em local de promoção de manifestações populares destaca-se a própria decadência do bairro que trouxe pessoas simples e produtoras de manifestações culturais, e o aporte financeiro proveniente principalmente do governo estadual no intuito de incentivar grupos ligados à cultura popular. A criação na Praia Grande do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho em 1982 e posteriormente da Casa do Maranhão e de Nhozinho em 2002, também colaboraram na difusão e valorização da cultura popular.
CONCLUSÕES:
A pesquisa, enfim teve o intuito mostrar a revitalização e valorização do patrimônio histórico e cultural de São Luís. No decorrer da pesquisa observou-se o processo histórico em que se transcorreram modificações profundas no tratamento com o patrimônio da cidade. Outro elemento apontando na pesquisa é a intensa e marcante relação entre a restauração do casario colonial e a valorização da cultura popular. Isso reflete a abertura de Casas de Exposição sobre cultura popular em casarões coloniais da Praia Grande, nas apresentações de Tambor de Crioula na Casa das Tulhas e outros exemplos de como a houve um renascimento físico e humano desse bairro tradicional da cidade. Acrescente-se que os aportes financeiros de órgãos governamentais têm em vista também a transformação de São Luís em um pólo turístico do Estado.
Palavras-chave:  Patrimônio Histórico; Patrimônio Cultural; Praia Grande.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005