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H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária | ||
A INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS NA CRIAÇÃO POÉTICA DAS TOADAS DO TAMBOR DE CRIOULA | ||
Danielle Castro da Silva 1 (danica_cs@hotmail.com) | ||
(1. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA) | ||
INTRODUÇÃO:
As letras das canções do Tambor de Crioula são elementos coesivos dentro da comunidade de brincantes, sendo a sua poética uma maneira de retratar os elementos sócio-culturais que giram em torno desta comunidade através de temáticas cotidianas. A poética das letras das toadas do Tambor em geral exaltam a vida diária ou louvam a São Benedito, padroeiro da festa. Responder em que proporção os elementos culturais que circundam os brincantes têm reflexos na criação poética das suas canções é o problema central desta pesquisa. Objetiva-se com isso apontar qual a relação existente entre as letras das toadas e a integração dos brincantes, apontando o valor representativo a que se destinam no âmbito da comunidade. |
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METODOLOGIA:
Entre as atividades metodológicas destacam-se o método de abordagem indutivo, de natureza teórico-prática, através da observação das festas do Tambor de Crioula e do cotidiano da comunidade, por meio de análise e tratamento dos dados coletados, quais sejam: entrevistas, testemunhos e as próprias toadas do Tambor. Também se ressalta a pesquisa bibliográfica tanto de fontes primárias, mais específicas sobre o Tambor de Crioula, quanto de fontes secundárias. |
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RESULTADOS:
Constatou-se que as letras do Tambor de Crioula são influenciadas pelo contexto sócio-cultural dos brincantes (que em sua maioria são afrodescententes e que trabalham com renda apenas para a sua subsistência) tanto no que diz respeito ao aspecto temático, quanto com relação à essência da criação lírica do Tambor. Estes fatores são determinantes na criação poética, enquanto que os fatores internos da poética são reflexos dessa influência externa. As letras dessas canções são uma forma de divertimento que manifestam poeticamente a religiosidade, a expressão do cotidiano e o legado cultural dos antepassados, sendo também uma forma de auto-afirmação do grupo brincante. |
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CONCLUSÕES:
Entende-se que as letras das toadas do Tambor de Crioula são um elemento de conjunção da nuance literária com as relações culturais desenvolvidas pelos brincantes no ambiente da sua comunidade, de modo que se tornam um instrumento de exteriorização desta conjuntura através da poética das canções. Não há, no entanto, um automatismo no sentido de que sejam as letras tão-somente essa exteriorização, devendo ser considerado o aspecto literário em si da toada, que nasce desse falar do cotidiano, mas não se encerra só nele. Os cantadores, no momento de sua criação, buscam a identificação entre o grupo brincante, sendo por isso a realidade circundante aos que participam do Tambor de Crioula o mote principal das toadas. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Tambor de Crioula; Toadas; Influências Sócio-culturais. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |