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H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária | ||
O FENÔMENO LITERÁRIO NA CRIAÇÃO POÉTICA DAS CANÇÕES DO TAMBOR DE CRIOULA | ||
Helayne Natália Araujo Freire 1 (helaynearaujo@yahoo.com.br) | ||
(1. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA) | ||
INTRODUÇÃO:
O Tambor de Crioula, manifestação folclórica e cultural de origem afro-descendente encontrada no Maranhão, possui indícios de um trabalho poético nas suas toadas(letras de suas canções), de modo que se questiona, através desta pesquisa, o porquê da ausência de um estudo literário a esse respeito, tendo-se em vista que as toadas estão permeadas de recursos e técnicas literárias comuns a outros tipos de manifestações poéticas, como o uso de refrões, o leixa-pren – tão utilizado nas cantigas trovadorescas, e a preocupação com a métrica. Objetiva-se com isso a caracterização e o reconhecimento dessa manifestação popular enquanto criadora de arte poética, até então sobremaneira renegada. |
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METODOLOGIA:
O método de abordagem indutivo foi o utilizado para a concepção da pesquisa, que é de natureza teórico-prática e tem por referencial teórico o empirismo. A pesquisa de campo é a fonte maior de estudo, método já consagrado no bojo das pesquisas da cultura popular, através da observação direta das festas do Tambor de Crioula, bem como a análise de suas toadas, dos testemunhos e das informações oralmente transmitidas pelos brincantes. Realizou-se, também, a pesquisa bibliográfica de fontes primárias e secundárias atinentes ao assunto em relevo. |
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RESULTADOS:
Constatou-se que as toadas do Tambor de Crioula fazem parte do universo literário, enquanto gênero lírico-poético, contando com todos os elementos formais e temáticos que as caracterizam como tal. A criação literária dentro do Tambor de Crioula é realizada aos moldes dos textos de composição da cultura popular, utilizando-se de recursos formais e estilísticos que facilitam a memorização pelo público, como os refrões, bem como são marcados pelas improvisações que têm por base as toadas já conhecidas pelos brincantes. |
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CONCLUSÕES:
As letras das canções do Tambor de Crioula, apesar de eivadas de oralidade e espontaneidade quando da sua criação, podem ser inseridas no âmbito lírico-poético do estudo literário, mormente pelo fato de que suas letras podem ser apreensíveis para análise teórica. Além disso, no Tambor de Crioula a palavra vem antes da melodia, o que já demonstra que não se trata de música com laços poéticos, mas antes de poesia musicada. Também os próprios recursos utilizados na sua feitura identificam-se com o fazer poético, havendo, portanto, a necessidade de uma maior focalização nos estudos acadêmicos no sentido de considerar essa manifestação cultural como arte literária. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Tambor de Crioula; Toadas; Criação Poética. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |