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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
AS DIVERSAS FACES DA GAROTA DE PROGRAMA NA CIDADE DE FORTALEZA: ANÁLISE QUANTITATIVA-QUALITATIVA DOS ANÚNCIOS DE JORNAL
Larissa Sabino Façanha Barreto 1 (larissasfb@yahoo.com.br), Marcelo Campelo Noronha 1 e Taís Isabel Dutra 2
(1. Depto. de Psicologia, Universidade Federal do Ceará - UFC; 2. Depto. de Psicologia, Universidade Federal do Santa Catarina - UFSC)
INTRODUÇÃO:
É preciso esclarecer que o termo "garota de programa" (LEITÃO,1981, p.27) designam mulheres de conduta sexual estigmatizada. As garotas das quais falaremos pertence ao grupo das quais oferecem os próprios corpos através de anúncios diários de jornais escritos.
O objetivo da pesquisa é elaborar uma análise quantitativa e qualitativa para a constatação de conceitos da perspectiva social presente nos anúncios de prestação de serviço sexual, de uma forma mais centrada no conceito de identidade. O objetivo secundário é a comparação histórica da forma pela qual este serviço proposto nos anúncios e a influência do social e cultural na maneira de manifestação da linguagem característica destas práticas.
Sendo a cultura derivada, além do contexto social, político, econômico,e fundamentalmente pela história, ela é também responsável pela construção de alguns conceitos como identidade, estereótipo, preconceito e representação social, que serão utilizados da psicologia social para análise dos dados.
A elaboração da pesquisa proporciona aos diversos segmentos da sociedade, estudantes, profissionais, e até mesmo a própria classe analisada nesta pesquisa, um discernimento a cerca dos motivos que levam a um grupo de pessoas utilizarem seus corpos como instrumentos de exploração sexual, percepção das representações sociais formuladas a partir deste grupo e uma quebra de alguns preconceitos relacionados a esta classe. Permitindo esta sociedade possuir uma visão crítica e um conhecimento acerca do tema das garotas de programa.
METODOLOGIA:
O método utilizado na produção da pesquisa foi a coleta e observação de anúncios publicados em jornais escritos que datam dos anos de 1995 a 2003. Esta observação foi possibilitada pela visita à Biblioteca Pública do Estado do Ceará, onde foi levantado o acervo dos jornais dos anos referidos de nosso interesse de forma completa e acessível. O jornal com o qual trabalhamos para adquirir parte das informações contidas neste trabalho foi o Jornal O Povo, de onde foi selecionado um fascículo de cada ano de 1995 até 2003 variando aleatoriamente o mês de cada um deles.
Nossa amostra foi composta pelo total de anúncios encontrados nos classificados selecionados de fascículos aleatórios do Jornal O Povo. Desta retiramos valores quantitativos, em relação ao número de anúncios publicados e, qualitativos, em relação ao conteúdo contido nestes que possibilitaram a obtenção das informações necessárias para a elaboração do nosso estudo sobre a diversidade das identidades da garota de programa.
A pesquisa foi limitada pela restrição do acesso a cópias dos jornais, o que impossibilitou uma maior apresentação dos dados de maneira visível pelos anexos. Foi feita a transcrição manual dos anúncios mais representativos da amostra e contagem detalhada dos anúncios estudados. Outra limitação encontrada foi a incapacidade de elaboração de uma entrevista pessoal ou contato com as garotas de programa pelos motivos da insegurança, exposição de sua imagem, vergonha social e falta de acessibilidade.
RESULTADOS:
Em relação aos resultados da análise quantitativa, estes foram organizados de acordo com o ano do fascículo. A cada ano, foi levantado o número de anúncios existentes nos classificados, para a partir desses, realizarmos a análise qualitativa dos conteúdos dos anúncios.
Em 1990, foram encontrados 3 anúncios referentes ao sexo feminino e 4 agências de garotas de programa, totalizando 7 anúncios.Em 1991, os resultados foram semelhantes.
A partir de 1992 até meados de 1996, o total do número de anúncios oscilaram entre 16 e 20 anúncios, havendo um aumento leve do número de anúncios de garotos de programa e de agências de garotas (os).
Em 1997 e 1998, houve um aumento significativo para 26 e 32, respectivamente, o número total de anúncios na categoria de acompanhantes dos classificados.
Surpreendentemente, em 1999, este número variou para 62 o número total de anúncios que somam os específicos de mulheres (43), homens (4), GLS (1) e agências de Garotas (os) (14). Esta média geral de números se manteve relativamente constante até 2002, oscilando entre variações de 1 ou 2 anúncios.
Enquanto, em 2003, o aumento foi significativo para um total de 75 anúncios em apenas um fascículo. Este número fora formado por anúncios femininos (32), masculinos (14), agências mediadoras das garotas (os) de programa (21) e GLS (8). Concluindo em mudanças relevantes do público-alvo direcionado os anúncios contabilizados.
Desta forma, percebe-se dados de grande relevância para ser analisados qualitativamente a partir de uma visão teórica da Psicologia social.
CONCLUSÕES:
Nos anos iniciais da amostra, houve anúncio que oferecia "grupo das sete vampiras"(1990) coincidindo com a exibição da novela "VAMP" e “as garotas do cacau" (1993), da novela "Renascer” na Rede Globo. A partir disso, podemos analisar tamanha influência da mídia, meio cultural na formulação dos anúncios. No ano de 1992, a incidência de um anúncio de um travesti remete a um início de mudanças de estrutura da sociedade em relação à liberdade sexual. No ano 1996, percebeu-se uma variedade em formas de pagamento dos serviços sexuais: cheques pré-datados, cartão de crédito ou pagamento a vista. O que mostra a adequação da sociedade capitalista, no sentido de receber uma maior demanda de clientes e facilitar o contato destes com as garotas de programa.Em 1998, foi analisada a variabilidade de serviços sexuais como: em domicílio, realização de sonhos, casa da fantasia, dupla dinâmica, preço baixo, local com piscina, sensualidade, atendimento a casais, entre outros. Em 2000, foi percebido a idealização de garotas(os) de diferentes culturas por idealizarem práticas sexuais diferenciadas.Em 2001, é evidenciada o inicio da preocupação em alertar a exploração de jovens e crianças é crime e deve ser denunciada por terceiros através da disponibilidade de ligações gratuitas.Em 2003, notamos uma clara manifestação de esteriótipos variados que influenciam cada vez mais na construção social da identidade, não apenas das garotas, mas de toda sociedade, que é cúmplice da formação destas idealizações, fantasias, preconceitos e representações acerca da garota de programa.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Identidade; Garotas de Porgrama; Cultura.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005