IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
REQUALIFICANDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Vera Lucia Pereira da Cunha 1 (vlucunha@globo.com)
(1. EAD / UERJ)
INTRODUÇÃO:
A Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro acreditando na educação à distância, enquanto mais um instrumento para a democratização do acesso ao Ensino Superior, e também, vislumbrando um novo meio para a inclusão daqueles ainda excluídos dos processos educacionais presenciais, decidiu aliar-se ao Consórcio formado pelas Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro: o Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Desde 2002, a Faculdade é responsável pela implantação, mediação e avaliação do Curso de Pedagogia das Séries Iniciais, em cinco Pólos Municipais, além de ministrar as disciplinas pedagógicas dos Cursos de Licenciatura, somando um total de vinte e seis Pólos atendidos, envolvendo cerca de oito mil alunos do interior do Estado. Cabe ressaltar que a Faculdade, crédula de que o ensino a distância dinamiza o processo de ensino / aprendizagem, introduzindo um novo paradigma na relação aluno / professor, em que ambos têm novas responsabilidades e novos perfis, debruçou-se sobre o estudo e a pesquisa da tecnologia na educação com o objetivo de manter os mesmos padrões de qualidade em seus cursos presenciais e a distância. Neste intento, conta com a requalificação do Formato da disciplina Estágio Supervisionado que ratifica em seu espaço de atuação-o cotidiano da escola, posturas e procedimentos que dão suporte à gestão e administração do projeto curricular dos Cursos oferecidos.
METODOLOGIA:
O Estágio Supervisionado é a disciplina que lida com a prática pedagógica e a organização do espaço escolar tendo como base o referencial teórico apreendido e construído, no decorrer dos Cursos. Logo, se apropria de dimensões capazes de confrontar paradigmas, estimulando os alunos à observação das atuações dos segmentos; à percepção crítica do dia a dia da escola e à análise do real papel que a escola exerce na comunidade. A Disciplina está estruturada em três planos integrados de forma horizontal e vertical que promovem atividades de cunho interdisciplinar: nas Universidades encontram-se os Coordenadores das Disciplinas e os Tutores a Distância; nos Pólos CEDERJ; estão os Tutores Presenciais e nas Escolas Parceiras são encontrados os alunos-estagiários.No Estágio I o conteúdo pedagógico da disciplina aborda questões abrangentes e contextuais que tensionam o espaço institucional. Para o aluno esta 1ª etapa é de observação e investigação.O Estágio II exigirá a co-participação do aluno e, principalmente, uma postura investigadora das diversas formas de organização das atividades curriculares do interior da escola.O Estágio III, de caráter participativo e cooperativo contribuirá na construção da identidade do aluno como futuro educador, a partir da provocação de uma análise da prática pedagógica vivenciada. No Estágio IV e V é esperado do aluno uma participação interativa no âmbito da totalidade da Unidade Escolar e esta etapa denomina-se: Fazer Pedagógico.
RESULTADOS:
Com um sistema de avaliação específico a disciplina aplicou, no período letivo: duas avaliações à distância que se
constituíram no preenchimento de fichas do material didático sobre as atividades observadas no estágio, com ênfase aos
comentários críticos das mesmas, compilação de matéria afim para composição de um Clipping e do Portifólio da
Disciplina; duas avaliações presenciais onde o aluno, a partir do conteúdo curricular da disciplina e da sua vivência no
estágio teve a oportunidade de aprofundar conceitos relacionados: à importância da fundamentação teórica e
metodológica do projeto educativo; ao currículo escolar; ao papel dos diferentes segmentos que compõem a
comunidade escolar; às ações desenvolvidas pela escola. A disciplina formalizou ainda, uma avaliação formativa onde os
critérios, construídos coletivamente, privilegiaram a autonomia do aluno na sua organização e planejamento de estudo; o
uso dos recursos de multimídia oferecidos pelo Consórcio; freqüência comprovada ao estágio; participação em Tutorias
durante o Curso. Nos Cursos de Pedagogia das Séries Iniciais, de trezentos alunos matriculados em Estágio I, nos cinco
Pólos / CEDERJ/ UERJ, cinqüenta e dois foram reprovados.No Curso de Licenciatura de Matemática, de um total de
cento e vinte alunos matriculados, dezoito foram reprovados e no Curso de Licenciatura em Biologia, de um total de cento
e doze alunos matriculados, em onze Pólos/ CEDERJ/ UERJ, quatorze alunos foram reprovados na disciplina.
CONCLUSÕES:
O Formato da Disciplina foi rico e inovador. O envolvimento de vários segmentos, em diversos níveis de atuação enriqueceu a prática pedagógica. O grupo de Tutores Presenciais e a Distância demonstrou comprometimento, empenho e competência técnica na mediação adequada junto aos alunos-estagiários. Os alunos mostraram-se motivados para as aprendizagens prazerosas propiciadas nas Tutorias e nas Escolas Parceiras. Eles aplicaram o conhecimento teórico apreendido no decorrer do Curso na vivência do estágio, conscientizando-se da realidade educacional do Estado do Rio de Janeiro. Tiveram também a oportunidade de discutir criticamente a importância da escola, além do significado político de seu papel para a construção da qualidade de vida e da cidadania da população.O Estágio-espaço interativo de revisão do fazer pedagógico, responsável em apresentar o aluno à realidade do sistema educacional, fazendo-o transitar, não só pelas Universidades, mas pelas Escolas e Secretarias de Educação, requalificou a sua área de conhecimento e com objetivos afins do projeto político pedagógico da gestão institucional do Consórcio CEDERJ/ Fundação CECIERJ/ UERJ vem enriquecendo, não só a formação profissional pretendida pelo aluno, como também contribuindo para uma consciência política e social necessária à compreensão e inclusão no mundo do trabalho, assim como promovendo a oxigenação e as perspectivas de novos empreendimentos educacionais, tão bem vindos ao século XXI.
Instituição de fomento: Consórcio CEDERJ / Fundação CECIERJ / UERJ
Palavras-chave:  Ensino Superior; Estágio Supervisionado; Educação a Distância.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005