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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
MÚSICA, MÍSTICA E EDUCAÇÃO NO MOVIMENTO SEM-TERRA-MST
Lucíola Andrade Maia 1 (luciolamaia@braslink.com.br)
(1. Departamento de Educação, Universidade Estadual do Ceará -UECE)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa faz parte da tese de doutorado, mística resistência e educação em fase de conclusão. O Assentamento Antônio Conselheiro é o cenário, em Ocara, Ceará, município que fica a 108 quilômetros de Fortaleza. Esse assentamento é dirigido pelo MST e tem como atividade principal, a agricultura, plantam, milho, feijão. As lutas no MST estão relacionadas à mística, a resistência social e a escola do meio rural. A escola é um laboratório de expressões da mística em movimento em todos os espaços e dimensões do MST, por exemplo, nas marcha, nas assembléias, nos congressos e nos encontros estaduais e nacionais. A mística é um instrumento que dá solidez às lutas e as conquistas do movimento. Segundo os assentados a mística educa e auxilia no processo de conscientização e organização. A formação da consciência crítica, política e coletiva é outro tema que o MST valoriza em sala de aula e nos cursos ministrados sobre cooperativismos, como construir a escola do MST ou sobre a história econômica do Brasil e do Ceará. A música está presente nas frentes de lutas do MST, música e mística não se separam, fazem parte de um elo e juntas à escola fundam um processo educativo ensinando e aprendendo novos ensinamentos aos assentados. A luta do MST tem uma dimensão do tamanho do Brasil, é um universo capaz de reunir multidões para lutar por terra, trabalho e educação, é um projeto popular para o país rumo à transformação da sociedade.
METODOLOGIA:
A pesquisa de campo ocorreu durante quatro meses, de agosto a dezembro de 2003, trabalhei com a Etnografia, pois cada detalhe encontrado faz parte de um inventário popular que mostra a valorização da cultura do meio rural, por exemplo, pote de cerâmica, lamparina, fogão a lenha. A etnografia permite o pesquisador destacar as falas dos atores e analisar dentro de um conteúdo detalhes que são relevantes durante o processo de investigação. Entrevistas foram gravadas, trilhas rurais realizadas, fotos e filmagens com objetivos de conhecer a realidade do meio rural no assentamento citado. Os atores sociais envolvidos no processo de investigação foram professoras e alunos-agricultores da escola de educação de adultos, coordenadores do setor de educação, e militantes do MST. Os objetivos deste estudo foram estudar e mapear a mística na educação do MST, as músicas como acervo da cultura popular produzidas no meio rural e os aspectos relacionados às artes cênicas, teatro, mística e educação no MST em Antônio Conselheiro, líder religioso, mito que resistiu lutando por uma terra livre e uma produção coletiva a serviço dos trabalhadores rurais. Nesse sentido, a formação que o MST dá aos seus militantes, professores, alunos e coordenadores está relacionada a vida de militantes que lutam por reforma agrária, é uma educação crítica fundamentada nos valores sociais onde princípios como coletividade, cooperação e socialização, sejam centrais nas salas de aulas.
RESULTADOS:
A mística no MST é um forte instrumento de conscientização e politização no meio rural, o movimento sem terra compreende que através das músicas compostas por militantes do MST, as pessoas vivem no meio rural participam mais de atividades políticas. A mística e a educação são elementos importantes na luta pela terra e pela fixação dos trabalhadores rurais na área ocupada, funcionando como elo para construir a resistência no campo. As lutas que o MST desenvolve em torno da questão da terra produzem uma cultura popular capaz de envolver mais e mais agricultores por uma causa social que é a reforma agrária. Os resultados alcançados são: a cultura produzida no campo nos assentamentos dirigidos pelo MST, tanto músicas como mística fazem parte de um projeto mais amplo, um projeto de um Brasil melhor e de uma escola pública de qualidade para os excluídos do latifúndio e do saber, a música para soletrar a liberdade do primeiro CD do MST clama por uma educação diferente no campo, no momento em que aborda o seguinte trecho “ tem que estar fora de moda criança fora de moda, pois há tempo não vigora o direito de aprender, criança e adolescente numa educação decente pra um novo jeito de ser [...]”. A mística no MST, as peças, as músicas, as poesias, os desenhos, a literatura veiculada pelo Movimento no campo traduz em verso e prosa a educação que o MST constrói no campo assim como a falta de água e escolas são aspectos retratados nas peças teatrais e nas músicas do MST.
CONCLUSÕES:
As músicas no MST são compostas por militantes da entidade e falam das coisas do sertão e do meio rural. A educação que interessa ao MST não é apenas ensinar a ler, escreve, calcular, é uma formação completa e integral onde a cultura geral e a cultura dos povos oprimidos do campo possam expressar livremente suas concepções. A educação do MST ocorre em diversos outros espaços e não somente na sala de aula, como nas marchas, assembléias, acampamentos, congressos, encontros e cursos de formação, é uma proposta político-pedagógico, buscando ensinar, aprender e conscientizar politicamente os educandos, abordando temas gerais e específicos, a saber: geografia rural e luta pela reforma agrária no Brasil, a formação do latifúndio no Brasil, a origem da riqueza do homem, os problemas da seca, falta de água, história do assentamento, história de vida de cada assentado, saberes essenciais para um movimento social como o MST. As conclusões a que chego são: a cultura produzida no campo precisa ser valorizada para ter mais impulso e incentivos, a mística como elemento que dá solidez à luta no campo é um instrumento capaz de ajudar no processo de construção do MST, porque através desta a “terra se converte em causa, à liberdade se converte em sonho [...]”, e “cantar, pois é mais que um prazer quando as vozes brotam de forças em movimento que ao som de suaves e belas melodias elevam foices e facões rompendo cercas, retirando morões para ver nascer o novo dia.”
Instituição de fomento: CAPES
Palavras-chave:  Música; Mística; Educação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005