IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião
"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA": UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE OS EVANGÉLICOS FAZEM SOBRE OS ADEPTOS DA NOVA ERA.
Silvana Sobreira de Matos 1 (silvanasmatos@yahoo.com.br)
(1. Universidade Federal de Campina Grande - PB)
INTRODUÇÃO:
A cidade de Campina Grande desde 1992 sedia na época do carnaval um evento místico esotérico denominado Encontro para a Nova Consciência. A bem da verdade desde da sua primeira edição este encontro desponta no cenário local e nacional como um evento ligado ao despertar da Nova Era ou New Age que tem como filosofia o diálogo pacífico entre as diversas religiões num clima de ecumenismo, respeito às diferenças e na criação de um mundo novo mediado pela integração de todas as coisas. No carnaval a cidade se transforma num grande mosaico cultural e abriga pessoas ligadas as diversas religiões como ao Santo Daime, Fé Baha’i, Budismo, Teosofia, Xamanismo, Wicca e etc.
A partir do 1999 a comunidade evangélica organiza-se e cria um evento no mesmo período para se contrapor às idéias e filosofias do Encontro para a Nova Consciência. Surge portanto um evento estritamente cristão-evangélico denominado Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINACC). Este evento que surge para se contrapor ao primeiro inaugura uma nova configuração religiosa na cidade. Se Campina Grande era conhecida por seu clima de ecumenismo e respeito às diferenças com a inserção deste novo evento instaura-se uma situação de conflito e hostilidade entre os participantes dos dois encontros.
Assim esta pesquisa tentou analisar o surgimento da VINACC, suas implicações no contexto da cidade tentando observar as representações sociais que estes atores sociais fazem sobre os participantes do Encontro para a Nova Consciência.
METODOLOGIA:
Diante do exposto resta-nos deixar claro os objetivos que foram buscados no trabalho. A intenção maior foi tentar construir uma análise sobre as representações sociais que os participantes da VINACC faziam sobre o Encontro para a Nova Consciência.
Para que esta análise fosse eficiente o primeiro passo foi fazer uma revisão bibliográfica à cerca do movimento denominado Nova Era e do Protestantismo, em seguida realizamos um levantamento das matérias veiculadas no Jornal da Paraíba – PB referentes aos dois Encontros. Analisamos também o Jornal da VINACC- Consciência Cristã em Foco que trazia informações referentes aos temas debatidos, principais palestrantes, a quantidade de público nos seis dias do evento e as principais denominações evangélicas que participam deste encontro.
Passada a fase da revisão bibliográfica, começamos o Trabalho de Campo que foi realizado na sétima edição do Encontro. Além da observação participante fizemos treze entrevistas semi-estruturadas com roteiro prévio. Estas entrevistas englobaram os coordenadores do evento e palestrantes questionando o surgimento do evento, a que ele se propõe, o que eles pensavam sobre o Ecumenismo, Movimento Nova Era e o Encontro para a Nova Consciência. Além disso, gravamos algumas palestras e fotografamos o espaço do evento. Em seguida fizemos as transcrições das fitas, e as colagens com as respostas sobre cada pergunta.
RESULTADOS:
Através do Trabalho de Campo, das entrevistas e da revisão bibliográfica conseguimos entender os motivos pelos quais a comunidade evangélica criou o encontro Visão Nacional para a Consciência Cristã e como se deu este processo.
Foi também resultado da pesquisa um esboço das principais igrejas evangélicas da cidade e do Estado que participam do encontro. Ainda neste âmbito observamos a presença maciça das denominações de cunho histórico e de boa parte das pentecostais. As neopentecostais para surpresa da pesquisa não participam por divergências teológicas.
A pesquisa ainda possibilitou fazer um histórico detalhado das sete edições do evento, tentando observar quais foram os principais palestrantes e temas abordados, as inovações na parte estrutural do evento como aumento da área, criação de novos espaços para palestras e para as crianças, praça de alimentação etc.
Contudo o resultado principal foi traçar uma análise das representações sociais que os participantes da comunidade evangélica da cidade organizados no encontro Visão Nacional para a Consciência Cristã fazem dos participantes do Encontro para a Nova Consciência.
Observamos portanto um elevado grau de etnocentrismo e de intolerância dos evangélicos com relação aos adeptos da Nova Era, o que cria uma situação de conflito que aumenta a cada ano no período do carnaval.
CONCLUSÕES:
O presente trabalho buscou fazer uma análise da configuração religiosa da cidade de Campina Grande na época do carnaval pelo viés das representações sociais. Entendemos que o estudo das representações sociais é um material de fundamental importância para as ciências sociais por serem definidas como categorias de pensamento que expressam a realidade, exprimindo simbolicamente os costumes e instituições através da linguagem da arte, da ciência, da religião e desta forma devemos observá-la como carregadas de significação cultural.
Desta forma acreditamos que esta análise possibilitou um conjunto de informações sobre as representações sociais que os protestantes fazem sobre a Nova Era, bem como nos trouxe informações sobre a formação dos protestantes históricos, e dos pentecostais em Campina Grande.
Portanto a nossa conclusão e de que com a inserção do encontro Visão Nacional para a Consciência Cristã, houve a intensificação dos conflitos entre estas duas vertentes, modificando assim a configuração religiosa da cidade. Campina Grande agora é palco de dois eventos simultâneos, de teologias diferentes e o resultado é um pluralidade religiosa que por vezes resvala para a intolerância.
Palavras-chave:  Representações Sociais; Evangélicos; Nova Era.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005