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D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva | ||
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES FRENTE À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA | ||
João Batista Vianey Silveira Moura 1 (jbatista2001@hotmail.com) e Ana Maria Fontenelle Catrib 1 | ||
(1. Centro de Ciências da Saúde) | ||
INTRODUÇÃO:
Por existirem poucos estudos sobre os impactos provocados pela organização do trabalho escolar e a saúde mental do professor, decidiu-se compreender esta situação a partir do referencial da teoria das representações sociais e da teoria do enfrentamento, buscando-se em um grupo de professores a identificação do significado de exaustão emocional, bem como as estratégias de enfrentamento por eles utilizados ao desenvolverem os sintomas. As estatísticas revelam que, no Brasil, aproximadamente 48% dos educadores sofre de algum sintoma de burnout, síndrome que atinge profissionais principalmente, que trabalham na área de recursos humanos, também compreendida como falência ou perda do elã, da motivação para o trabalho que leva a exaustão emocional e desistência da atividade, mesmo ainda continuando a exercê-la. Esta situação vincula-se diretamente à organização do trabalho. A organização do trabalho se refere à divisão do trabalho, o conteúdo da tarefa, o sistema hierárquico, as modalidades de comando, as relações de poder e as questões de responsabilidade.Este estudo buscou, portanto, compreender o impacto da organização do trabalho escolar na vida do professor. Desta forma foi necessário analisarmos o que, na relação homem trabalho, põe em perigo sua vida mental. |
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METODOLOGIA:
O estudo é predominantemente qualitativo-interpretativo. O objetivo é descrever em profundidade e interpretar à luz da teoria das representações sociais o que é que cada professor entrevistado atribui como significado de estar passando por distúrbios psicológicos ao se submeterem à organização do trabalho na escola. Escolhemos três escolas públicas de Fortaleza, e, mais especificamente as que tivessem Ensino Médio. Os sujeitos deste estudo foram professores que apresentavam indícios de esgotamento emocional ao se submeterem a situações de estresse promovidas pela organização do trabalho na escola. Para a coleta de dados, utilizaremos a questionário Maslach, a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas com os professores que apresentavam indicativos de exaustão emocional. Após a fase de coleta de dados, procederemos com a organização das falas dos professores realizando em seguida a identificação das dimensões mais relevantes e a partir daí procedemos com a organização em mapas de associações de idéias e gráficos para que pudéssemos ter uma visualização global das representações. Realizamos a análise de mapas e gráficos conjuntamente no sentido de desenvolver uma análise das representações sociais presentes nos discursos dos entrevistados. As falas mais repetidas foram agrupadas e categorizadas de acordo com a similaridade que apresentam entre si. |
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RESULTADOS:
A análise conjunta das representações sociais com as estratégias de enfrentamento evidenciou que em 70% dos participantes houve relação entre o significado atribuído à organização do trabalho e as estratégias de enfrentamento utilizadas. A relação entre as representações sociais e as estratégias de enfrentamento mostrou que as categorias: acolhimento, suporte familiar e social, cuidado enquanto estratégia de retorno à saúde mental e dia normal foram as mais eficazes no enfrentamento à exaustão emocional. |
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CONCLUSÕES:
As observações e entrevistas realizadas nos forneceram dados suficientes para afirmamos que, os significados atribuídos pelos professores à exaustão emocional: um cansaço, um estresse, um peso decorrente do trabalho, um problema e uma marca. E as representações sociais frente à organização do trabalho na escola, foram: o rigor, a pressão, as cobranças, o cuidado enquanto estratégia de retorno à saúde mental e, por último, se sentir acolhido. Pontua-se a partir desta análise, a necessidade do estabelecimento da subjetividade no suporte emocional como forma de identificação das necessidades dos professores. |
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Instituição de fomento: FUNCAP | ||
Palavras-chave: Representações Sociais; Professores; Organização do trabalho. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |