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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física | ||
INTERDISCIPLINARIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FISICA NO ENSINO MÉDIO DO CEFET PETROLINA | ||
Manuel Rangel Borges Neto 1 (mrangelb@ig.com.br) e Sérgio de Carvalho Paes de Andrade 1 | ||
(1. Gerência de Ensino II, Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina-CEFET-Petrolina) | ||
INTRODUÇÃO:
A Interdisciplinaridade é palavra freqüente em várias justificativas e objetivos de programas de Ensino Médio. Os alunos muitas vezes questionam o porquê dos estudos de determinados assuntos e nem sempre conseguem relacioná-los adequadamente ao cotidiano, gerando inclusive uma rejeição nestes temas criando barreiras para um bom desempenho do processo ensino-aprendizagem. Disciplinas como Física, Matemática e Química são freqüentemente citadas como difíceis. Os alunos de escola pública no Brasil são em sua maioria filhos de famílias de baixa renda e os recursos pessoal e material das escolas não estão muito longe disto. O acesso às universidades públicas ainda é ponto polêmico, mas é também consenso que o fortalecimento do Ensino Fundamental e Médio da escola pública é provavelmente a forma mais eficaz de garantir um conhecimento consistente e competitivo para os alunos das classes menos favorecidas. No Semi-Árido, onde a pobreza ultrapassa 50% da população, estes problemas tornam-se mais contundentes. Baseado nestas observações foi proposta uma experiência na disciplina de Física de forma a investigar possíveis ferramentas para mitigação destes problemas. O experimento teve como objetivo gerar um documento que possa servir de referência no planejamento dos conteúdos e recursos a serem adotadas para o ensino não só de Física como demais disciplinas, assim como, avaliar o grau da interdisciplinaridade envolvida. |
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METODOLOGIA:
Petrolina está situada no interior de Pernambuco, com sua sede às margens do Rio São Francisco. Teve sua atividade econômica impulsionada nas últimas décadas pela agricultura irrigada. Tal crescimento tem atraído diversas famílias em busca de trabalho. No entanto, devido à extensão do Município, ainda há enormes regiões em que a atividade de sequeiro, própria do Semi-Árido Nordestino, é presente com as dificuldades comuns a este clima, como pobreza e desigualdade social. O estudo foi realizado no CEFET-Petrolina com alunos do segundo ano do Ensino Médio ao final do período letivo de 2004, na disciplina de Física. Estes alunos são oriundos do Ensino Fundamental em escola pública. Foi lançado para as equipes, em forma de trabalho extra classe, o desafio de pesquisar e montar protótipos de Fogões Solares utilizando materiais de baixo custo, assim como, explicar o princípio de funcionamento físico, discutindo os efeitos relacionados com o experimento. Após as apresentações, foi aplicado um questionário com perguntas do tipo múltipla escolha e escala de notas. A intenção foi avaliar de acordo com condições Sócio-Econômicas dos mesmos, os efeitos da experiência quanto às demais disciplinas do Ensino Médio, ao Meio Ambiente, à Contextualização Social, aos resultados diretos na disciplina de Física e a motivação para o estudo de Ciências. |
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RESULTADOS:
Quanto aos aspectos sócio-econômicos: as famílias em média possuem 5 membros com renda familiar em torno de 2 Salários Mínimos, 89% possuem casa própria, 32,1% trabalham para ajudar na renda familiar e possuem em média 18 anos de idade. Quanto à continuidade dos estudos após o Ensino Médio: 89% dos alunos têm intenção de prestar vestibular, o maior interesse é pelas áreas de Engenharia com 42,3% e a de menor interesse Ciências Exatas e da Terra com 11,4%.As disciplinas consideradas mais difíceis foram Física, Matemática e Química e as mais fáceis: História, Geografia e Biologia. Quanto à experiência proposta: os alunos consideraram Médio, o nível de dificuldade. Foram unânimes em aceitar tais experiências como regulares, 82% concordam que ajudou no conteúdo ora ministrado pela disciplina e 95,6% elogiaram a iniciativa do professor. Quanto a Interdisciplinaridade e Contextualização Social: as disciplinas melhor relacionadas foram as de Matemática e Química. Os temas melhor relacionados foram: Efeito Estufa, Economia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável. Todos os alunos comentaram a experiência com outras pessoas fora da escola, enquanto que 25% repetiram-na. |
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CONCLUSÕES:
O experimento demonstrou que o ensino de Física pode ser facilitado com práticas extra classe e extra laboratório, contribuindo para uma melhor compreensão dos conteúdos ministrados, assim como, favorecer no desenvolvimento das demais disciplinas do Ensino Médio. Tais práticas têm influência positiva na divulgação da Ciência, assim como, são instrumentos importantes de contextualização social. É preocupante ainda que o interesse pela área de Engenharia seja acompanhado por um alto índice de rejeição à de Ciências Exatas e da Terra , uma vez que, esta área, em geral necessita de boa fundamentação em Física, Matemática e Química. Tal condição pode contribuir para um maior índice de evasão nos cursos relacionados, ou mesmo, a oferta de profissionais de formação insatisfatória ao mercado de trabalho. A unanimidade de aceitação, assim como, os resultado obtidos pela experiência revelam que a prática é positiva e deve ser adotada permanentemente na disciplina de Física no Ensino Médio do CEFET-Petrolina. |
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Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ensino de Física; Energia Alternativa. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |